A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/17531 |
Resumo: | Lisboa é caracterizada por ser uma cidade cosmopolita, autêntica e multicultural que alia as características históricas e modernas. As suas características, provam ser um ativo, que atrai cada vez mais turistas. Este estudo, baseia-se nas duas características distintas dos bairros de Lisboahistórico e moderno. Neste sentido, foram recolhidos 1008 conteúdos produzidos por turistas, referentes a três bairros históricos- Alfama, Bairro Alto e Chiado e um bairro moderno- Parque das Nações. Os dados foram submetidos no programa de análise lexicalLeximancer. Os resultados obtidos, revelaram que nos bairros históricos, existe uma perceção alusiva à tradição, autenticidade e contemporâneo, sendo dominados pelo ambiente cultural, gastronómico e pela vida noturna, em que o Fado é previligiado. Em relação ao bairro moderno, existe uma perceção aliada à modernidade, diversão e lazer, onde predomina a arquitetura moderna e as atrações como o Oceanário de Lisboa. As reviews revelaram ainda que, os turistas consideram a visita aos bairros históricos como uma “experiência”, proporcionada pelo bom ambiente cuja “arte de bem-receber” por parte dos Lisboetas, está saliente; estes bairros são ainda caracterizados pelas atividades de lazer e pela vida noturna. Por último, os turistas partilharam que o bairro moderno é ideal para visitar em família sobretudo com crianças, devido ao espaço de lazer e entretenimento oferecido. |
id |
RCAP_2dabdfa6fda4ca085108fc0620301f00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social mediaTurismoComportamento do consumidorAvaliaçãoRede socialLisboa -- PortugalContent analysisDestination imageLeximancerLisboa é caracterizada por ser uma cidade cosmopolita, autêntica e multicultural que alia as características históricas e modernas. As suas características, provam ser um ativo, que atrai cada vez mais turistas. Este estudo, baseia-se nas duas características distintas dos bairros de Lisboahistórico e moderno. Neste sentido, foram recolhidos 1008 conteúdos produzidos por turistas, referentes a três bairros históricos- Alfama, Bairro Alto e Chiado e um bairro moderno- Parque das Nações. Os dados foram submetidos no programa de análise lexicalLeximancer. Os resultados obtidos, revelaram que nos bairros históricos, existe uma perceção alusiva à tradição, autenticidade e contemporâneo, sendo dominados pelo ambiente cultural, gastronómico e pela vida noturna, em que o Fado é previligiado. Em relação ao bairro moderno, existe uma perceção aliada à modernidade, diversão e lazer, onde predomina a arquitetura moderna e as atrações como o Oceanário de Lisboa. As reviews revelaram ainda que, os turistas consideram a visita aos bairros históricos como uma “experiência”, proporcionada pelo bom ambiente cuja “arte de bem-receber” por parte dos Lisboetas, está saliente; estes bairros são ainda caracterizados pelas atividades de lazer e pela vida noturna. Por último, os turistas partilharam que o bairro moderno é ideal para visitar em família sobretudo com crianças, devido ao espaço de lazer e entretenimento oferecido.Lisbon is characterized by being a cosmopolitan, authentic and multicultural city that combines historical and modern aspects. Its unique characteristics prove to be an asset, attracting more and more tourists. This study is based on two distinct slopes of the Lisbon-historical and modern districts. In this sense, 1008 contents produced by tourists were collected, referring to three historical districts - Alfama, Bairro Alto and Chiado and one modern district - Parque das Nações. The data collected was submitted to the lexical software analysisLeximancer. The data obtained revealed that in the historic districts, there is a perception alluding to tradition, authenticity and contemporary. These neighborhoods are dominated by the cultural, gastronomic and nightlife environment in which the Fado is privileged. In the modern district, there is a perception of modernity, fun and leisure, where modern architecture and attractions, such as the Lisbon Oceanarium. The reviews also revealed that, tourists consider visiting historic districts as an "experience", provided by the good environment whose "art of welcome" by the Lisbon population, is outgoing; also these neighbourhoods are characterized by relaxed atmosphere and nightlife. In summary, tourists shared that the modern district is ideal for visiting with the family especially with children, due to the space of leisure and entertainment offered.2019-03-08T13:34:32Z2020-03-08T00:00:00Z2018-10-15T00:00:00Z2018-10-152018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17531TID:201987694porLourenço, Margarida dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:37Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:10.758973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media |
title |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media |
spellingShingle |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media Lourenço, Margarida dos Santos Turismo Comportamento do consumidor Avaliação Rede social Lisboa -- Portugal Content analysis Destination image Leximancer |
title_short |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media |
title_full |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media |
title_fullStr |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media |
title_full_unstemmed |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media |
title_sort |
A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media |
author |
Lourenço, Margarida dos Santos |
author_facet |
Lourenço, Margarida dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Margarida dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Comportamento do consumidor Avaliação Rede social Lisboa -- Portugal Content analysis Destination image Leximancer |
topic |
Turismo Comportamento do consumidor Avaliação Rede social Lisboa -- Portugal Content analysis Destination image Leximancer |
description |
Lisboa é caracterizada por ser uma cidade cosmopolita, autêntica e multicultural que alia as características históricas e modernas. As suas características, provam ser um ativo, que atrai cada vez mais turistas. Este estudo, baseia-se nas duas características distintas dos bairros de Lisboahistórico e moderno. Neste sentido, foram recolhidos 1008 conteúdos produzidos por turistas, referentes a três bairros históricos- Alfama, Bairro Alto e Chiado e um bairro moderno- Parque das Nações. Os dados foram submetidos no programa de análise lexicalLeximancer. Os resultados obtidos, revelaram que nos bairros históricos, existe uma perceção alusiva à tradição, autenticidade e contemporâneo, sendo dominados pelo ambiente cultural, gastronómico e pela vida noturna, em que o Fado é previligiado. Em relação ao bairro moderno, existe uma perceção aliada à modernidade, diversão e lazer, onde predomina a arquitetura moderna e as atrações como o Oceanário de Lisboa. As reviews revelaram ainda que, os turistas consideram a visita aos bairros históricos como uma “experiência”, proporcionada pelo bom ambiente cuja “arte de bem-receber” por parte dos Lisboetas, está saliente; estes bairros são ainda caracterizados pelas atividades de lazer e pela vida noturna. Por último, os turistas partilharam que o bairro moderno é ideal para visitar em família sobretudo com crianças, devido ao espaço de lazer e entretenimento oferecido. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15T00:00:00Z 2018-10-15 2018-09 2019-03-08T13:34:32Z 2020-03-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/17531 TID:201987694 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/17531 |
identifier_str_mv |
TID:201987694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134883232088064 |