A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Margarida dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17531
Resumo: Lisboa é caracterizada por ser uma cidade cosmopolita, autêntica e multicultural que alia as características históricas e modernas. As suas características, provam ser um ativo, que atrai cada vez mais turistas. Este estudo, baseia-se nas duas características distintas dos bairros de Lisboahistórico e moderno. Neste sentido, foram recolhidos 1008 conteúdos produzidos por turistas, referentes a três bairros históricos- Alfama, Bairro Alto e Chiado e um bairro moderno- Parque das Nações. Os dados foram submetidos no programa de análise lexicalLeximancer. Os resultados obtidos, revelaram que nos bairros históricos, existe uma perceção alusiva à tradição, autenticidade e contemporâneo, sendo dominados pelo ambiente cultural, gastronómico e pela vida noturna, em que o Fado é previligiado. Em relação ao bairro moderno, existe uma perceção aliada à modernidade, diversão e lazer, onde predomina a arquitetura moderna e as atrações como o Oceanário de Lisboa. As reviews revelaram ainda que, os turistas consideram a visita aos bairros históricos como uma “experiência”, proporcionada pelo bom ambiente cuja “arte de bem-receber” por parte dos Lisboetas, está saliente; estes bairros são ainda caracterizados pelas atividades de lazer e pela vida noturna. Por último, os turistas partilharam que o bairro moderno é ideal para visitar em família sobretudo com crianças, devido ao espaço de lazer e entretenimento oferecido.
id RCAP_2dabdfa6fda4ca085108fc0620301f00
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social mediaTurismoComportamento do consumidorAvaliaçãoRede socialLisboa -- PortugalContent analysisDestination imageLeximancerLisboa é caracterizada por ser uma cidade cosmopolita, autêntica e multicultural que alia as características históricas e modernas. As suas características, provam ser um ativo, que atrai cada vez mais turistas. Este estudo, baseia-se nas duas características distintas dos bairros de Lisboahistórico e moderno. Neste sentido, foram recolhidos 1008 conteúdos produzidos por turistas, referentes a três bairros históricos- Alfama, Bairro Alto e Chiado e um bairro moderno- Parque das Nações. Os dados foram submetidos no programa de análise lexicalLeximancer. Os resultados obtidos, revelaram que nos bairros históricos, existe uma perceção alusiva à tradição, autenticidade e contemporâneo, sendo dominados pelo ambiente cultural, gastronómico e pela vida noturna, em que o Fado é previligiado. Em relação ao bairro moderno, existe uma perceção aliada à modernidade, diversão e lazer, onde predomina a arquitetura moderna e as atrações como o Oceanário de Lisboa. As reviews revelaram ainda que, os turistas consideram a visita aos bairros históricos como uma “experiência”, proporcionada pelo bom ambiente cuja “arte de bem-receber” por parte dos Lisboetas, está saliente; estes bairros são ainda caracterizados pelas atividades de lazer e pela vida noturna. Por último, os turistas partilharam que o bairro moderno é ideal para visitar em família sobretudo com crianças, devido ao espaço de lazer e entretenimento oferecido.Lisbon is characterized by being a cosmopolitan, authentic and multicultural city that combines historical and modern aspects. Its unique characteristics prove to be an asset, attracting more and more tourists. This study is based on two distinct slopes of the Lisbon-historical and modern districts. In this sense, 1008 contents produced by tourists were collected, referring to three historical districts - Alfama, Bairro Alto and Chiado and one modern district - Parque das Nações. The data collected was submitted to the lexical software analysisLeximancer. The data obtained revealed that in the historic districts, there is a perception alluding to tradition, authenticity and contemporary. These neighborhoods are dominated by the cultural, gastronomic and nightlife environment in which the Fado is privileged. In the modern district, there is a perception of modernity, fun and leisure, where modern architecture and attractions, such as the Lisbon Oceanarium. The reviews also revealed that, tourists consider visiting historic districts as an "experience", provided by the good environment whose "art of welcome" by the Lisbon population, is outgoing; also these neighbourhoods are characterized by relaxed atmosphere and nightlife. In summary, tourists shared that the modern district is ideal for visiting with the family especially with children, due to the space of leisure and entertainment offered.2019-03-08T13:34:32Z2020-03-08T00:00:00Z2018-10-15T00:00:00Z2018-10-152018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17531TID:201987694porLourenço, Margarida dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:37Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:10.758973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
title A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
spellingShingle A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
Lourenço, Margarida dos Santos
Turismo
Comportamento do consumidor
Avaliação
Rede social
Lisboa -- Portugal
Content analysis
Destination image
Leximancer
title_short A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
title_full A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
title_fullStr A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
title_full_unstemmed A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
title_sort A imagem percecionada do turismo em Lisboa: estudo com recurso aos social media
author Lourenço, Margarida dos Santos
author_facet Lourenço, Margarida dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Margarida dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Comportamento do consumidor
Avaliação
Rede social
Lisboa -- Portugal
Content analysis
Destination image
Leximancer
topic Turismo
Comportamento do consumidor
Avaliação
Rede social
Lisboa -- Portugal
Content analysis
Destination image
Leximancer
description Lisboa é caracterizada por ser uma cidade cosmopolita, autêntica e multicultural que alia as características históricas e modernas. As suas características, provam ser um ativo, que atrai cada vez mais turistas. Este estudo, baseia-se nas duas características distintas dos bairros de Lisboahistórico e moderno. Neste sentido, foram recolhidos 1008 conteúdos produzidos por turistas, referentes a três bairros históricos- Alfama, Bairro Alto e Chiado e um bairro moderno- Parque das Nações. Os dados foram submetidos no programa de análise lexicalLeximancer. Os resultados obtidos, revelaram que nos bairros históricos, existe uma perceção alusiva à tradição, autenticidade e contemporâneo, sendo dominados pelo ambiente cultural, gastronómico e pela vida noturna, em que o Fado é previligiado. Em relação ao bairro moderno, existe uma perceção aliada à modernidade, diversão e lazer, onde predomina a arquitetura moderna e as atrações como o Oceanário de Lisboa. As reviews revelaram ainda que, os turistas consideram a visita aos bairros históricos como uma “experiência”, proporcionada pelo bom ambiente cuja “arte de bem-receber” por parte dos Lisboetas, está saliente; estes bairros são ainda caracterizados pelas atividades de lazer e pela vida noturna. Por último, os turistas partilharam que o bairro moderno é ideal para visitar em família sobretudo com crianças, devido ao espaço de lazer e entretenimento oferecido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15T00:00:00Z
2018-10-15
2018-09
2019-03-08T13:34:32Z
2020-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/17531
TID:201987694
url http://hdl.handle.net/10071/17531
identifier_str_mv TID:201987694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134883232088064