E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10688 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_2db5855a4a6a82278d6a7943702bfedb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10688 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashione-commercee-mail marketinglinha de assuntolayoutsegmentaçãoaberturascliquesintenção de comprasubject linesegmentationopen rateclique ratepurchase intentionMestrado em MarketingO e-commerce é hoje um grande motor da economia mundial. O e-mail marketing continua a ser a ferramenta de comunicação mais poderosa na decisão de compra. Este projeto tem como objetivo perceber a influência do e-mail marketing na intenção de compra, analisando de que forma algumas das variáveis que caracterizam as campanhas, como linha de assunto, layout e segmentação, bem como as taxas de aberturas e cliques, contribuem para maior propensão para a compra. Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação mista, em que se recolheram dados de comportamento efectivo dos clientes da empresa, analisando 273 campanhas de e-mail marketing e, dados percepcionais através de um inquérito online a 265 pessoas. De acordo com os resultados, uma campanha de e-mail marketing eficaz para a intenção de compra, ou seja, com maior taxa de conversão, é a que faz referência a preço na linha de assunto, um layout com imagens e cujo envio não é segmentado por sexo. Muitos profissionais de marketing estão apenas focados nas taxas de aberturas e cliques das campanhas que executam, no entanto estas não são suficientes por si só para avaliar a eficácia global de uma campanha. As conclusões são um contributo para a empresa em estudo e para o sector do e-commerce, pois referem-se a dados reais, recolhidos da base de dados da empresa, analisados sob o ponto de vista da sua influência na intenção de compra e comparados com dados percecionais dos indivíduos nos quais muitos estudos se baseiam para as suas conclusões.E-commerce is the booster of world economy. E-mail marketing is still the most powerful communication channel that most influences a purchase decision. Thereby, this project's main goal is to understand the influence of e-mail marketing on purchase intention, analyzing how its variables, such as, subject line, layout and segmentation, as well as how open and click rates contribute to a greater tendency to purchase. Therefore, it was used a mixed research methodology, in which it was collected effective behavior data of the company's customers, analyzing 273 e-mail marketing campaigns and perceptual data through an online survey to 265 people. According to the results, an effective e-mail marketing campaign with a higher conversion rate is the one which has a reference about price in the subject line, images in the layout and non-segmented by gender. Many marketers are only focused in the open and click rates of the campaigns they execute, however, these data are not enough to evaluate the overall effectiveness of a campaign. The conclusions of this study are an important contribute to the company and e-commerce sector, since they refer to real data, collected from the company's database, analyzed from the point of view of its influence on the purchase intention, and then compared to the individual perception that many studies tend to follow.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaSilva, Marta Costa da2016-01-18T14:18:45Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10688porSilva, Marta Costa da (2015). "E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:06.645859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion |
title |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion |
spellingShingle |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion Silva, Marta Costa da e-commerce e-mail marketing linha de assunto layout segmentação aberturas cliques intenção de compra subject line segmentation open rate clique rate purchase intention |
title_short |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion |
title_full |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion |
title_fullStr |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion |
title_full_unstemmed |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion |
title_sort |
E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion |
author |
Silva, Marta Costa da |
author_facet |
Silva, Marta Costa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Helena Martins Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marta Costa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-commerce e-mail marketing linha de assunto layout segmentação aberturas cliques intenção de compra subject line segmentation open rate clique rate purchase intention |
topic |
e-commerce e-mail marketing linha de assunto layout segmentação aberturas cliques intenção de compra subject line segmentation open rate clique rate purchase intention |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-18T14:18:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10688 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Marta Costa da (2015). "E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131053539983360 |