E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Costa da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10688
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_2db5855a4a6a82278d6a7943702bfedb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashione-commercee-mail marketinglinha de assuntolayoutsegmentaçãoaberturascliquesintenção de comprasubject linesegmentationopen rateclique ratepurchase intentionMestrado em MarketingO e-commerce é hoje um grande motor da economia mundial. O e-mail marketing continua a ser a ferramenta de comunicação mais poderosa na decisão de compra. Este projeto tem como objetivo perceber a influência do e-mail marketing na intenção de compra, analisando de que forma algumas das variáveis que caracterizam as campanhas, como linha de assunto, layout e segmentação, bem como as taxas de aberturas e cliques, contribuem para maior propensão para a compra. Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação mista, em que se recolheram dados de comportamento efectivo dos clientes da empresa, analisando 273 campanhas de e-mail marketing e, dados percepcionais através de um inquérito online a 265 pessoas. De acordo com os resultados, uma campanha de e-mail marketing eficaz para a intenção de compra, ou seja, com maior taxa de conversão, é a que faz referência a preço na linha de assunto, um layout com imagens e cujo envio não é segmentado por sexo. Muitos profissionais de marketing estão apenas focados nas taxas de aberturas e cliques das campanhas que executam, no entanto estas não são suficientes por si só para avaliar a eficácia global de uma campanha. As conclusões são um contributo para a empresa em estudo e para o sector do e-commerce, pois referem-se a dados reais, recolhidos da base de dados da empresa, analisados sob o ponto de vista da sua influência na intenção de compra e comparados com dados percecionais dos indivíduos nos quais muitos estudos se baseiam para as suas conclusões.E-commerce is the booster of world economy. E-mail marketing is still the most powerful communication channel that most influences a purchase decision. Thereby, this project's main goal is to understand the influence of e-mail marketing on purchase intention, analyzing how its variables, such as, subject line, layout and segmentation, as well as how open and click rates contribute to a greater tendency to purchase. Therefore, it was used a mixed research methodology, in which it was collected effective behavior data of the company's customers, analyzing 273 e-mail marketing campaigns and perceptual data through an online survey to 265 people. According to the results, an effective e-mail marketing campaign with a higher conversion rate is the one which has a reference about price in the subject line, images in the layout and non-segmented by gender. Many marketers are only focused in the open and click rates of the campaigns they execute, however, these data are not enough to evaluate the overall effectiveness of a campaign. The conclusions of this study are an important contribute to the company and e-commerce sector, since they refer to real data, collected from the company's database, analyzed from the point of view of its influence on the purchase intention, and then compared to the individual perception that many studies tend to follow.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaSilva, Marta Costa da2016-01-18T14:18:45Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10688porSilva, Marta Costa da (2015). "E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:06.645859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
title E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
spellingShingle E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
Silva, Marta Costa da
e-commerce
e-mail marketing
linha de assunto
layout
segmentação
aberturas
cliques
intenção de compra
subject line
segmentation
open rate
clique rate
purchase intention
title_short E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
title_full E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
title_fullStr E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
title_full_unstemmed E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
title_sort E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion
author Silva, Marta Costa da
author_facet Silva, Marta Costa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv e-commerce
e-mail marketing
linha de assunto
layout
segmentação
aberturas
cliques
intenção de compra
subject line
segmentation
open rate
clique rate
purchase intention
topic e-commerce
e-mail marketing
linha de assunto
layout
segmentação
aberturas
cliques
intenção de compra
subject line
segmentation
open rate
clique rate
purchase intention
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-18T14:18:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10688
url http://hdl.handle.net/10400.5/10688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Marta Costa da (2015). "E-mail marketing e a influência na intenção de compra do consumidor online : caso Clubefashion". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053539983360