Determinantes da intenção de compra online dos consumidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/27330 |
Resumo: | A elaboração deste estudo procurou identificar as principais variáveis que influenciam a intenção de compra online por parte dos consumidores, este que é um canal em constante crescimento. Mais detalhadamente foram analisadas, em termos de relevância para a intenção de compra, a confiança, o design, a proposta de valor, a entrega, a proteção e garantia e por último os métodos de pagamento. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário anónimo disponibilizado online e ao qual responderam 182 indivíduos. Este questionário incluiu várias questões que permitiram avaliar o impacto das variáveis indicadas. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da confiança, da proposta de valor e do pagamento para a intenção de compra, sendo que esta foi medida através do valor gasto em compras online nos últimos três meses. Os resultados do estudo também demonstraram o diferente impacto das variáveis nos consumidores com idade igual ou inferior a 25 anos em relação aos restantes das faixas etárias superiores. Nestes casos, ficou evidenciado que a proposta de valor tem impacto na intenção de compra dos consumidores mais novos e as diferentes formas de pagamento impactam a intenção das faixas etárias superiores. |
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Determinantes da intenção de compra online dos consumidoresComércio eletrónico -- E-commerceIntenção de compraComportamento do consumidor -- Consumer behaviorPurchase intentionA elaboração deste estudo procurou identificar as principais variáveis que influenciam a intenção de compra online por parte dos consumidores, este que é um canal em constante crescimento. Mais detalhadamente foram analisadas, em termos de relevância para a intenção de compra, a confiança, o design, a proposta de valor, a entrega, a proteção e garantia e por último os métodos de pagamento. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário anónimo disponibilizado online e ao qual responderam 182 indivíduos. Este questionário incluiu várias questões que permitiram avaliar o impacto das variáveis indicadas. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da confiança, da proposta de valor e do pagamento para a intenção de compra, sendo que esta foi medida através do valor gasto em compras online nos últimos três meses. Os resultados do estudo também demonstraram o diferente impacto das variáveis nos consumidores com idade igual ou inferior a 25 anos em relação aos restantes das faixas etárias superiores. Nestes casos, ficou evidenciado que a proposta de valor tem impacto na intenção de compra dos consumidores mais novos e as diferentes formas de pagamento impactam a intenção das faixas etárias superiores.The elaboration of this study allowed to identify the main variables that influence consumers online purchase intention. In more detail, they were analyzed for purchase intent, trust, design, value proposition, delivery, protection and guarantee, and finally, payment methods. Data collection was carried out through an anonymous questionnaire available online with 182 responses. This questionnaire included several questions that made it possible to assess the impact of the indicated variables. The results showed the relevance of trust, value propositions and payment methods for purchase intention, which was measured through the amount spent on online purchases in the last three months. The results also showed the different impact on consumers aged 25 years or less compared to the rest of the older age groups. In these cases, it was evident that the value proposition has an impact on the purchase intention of younger consumers and the different forms of payment impact the intention of older age groups.2024-01-05T00:00:00Z2023-01-05T00:00:00Z2023-01-052022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27330TID:203154401porBranquinho, Pedro Miguel Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:18:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:12.058072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A elaboração deste estudo procurou identificar as principais variáveis que influenciam a intenção de compra online por parte dos consumidores, este que é um canal em constante crescimento. Mais detalhadamente foram analisadas, em termos de relevância para a intenção de compra, a confiança, o design, a proposta de valor, a entrega, a proteção e garantia e por último os métodos de pagamento. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário anónimo disponibilizado online e ao qual responderam 182 indivíduos. Este questionário incluiu várias questões que permitiram avaliar o impacto das variáveis indicadas. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da confiança, da proposta de valor e do pagamento para a intenção de compra, sendo que esta foi medida através do valor gasto em compras online nos últimos três meses. Os resultados do estudo também demonstraram o diferente impacto das variáveis nos consumidores com idade igual ou inferior a 25 anos em relação aos restantes das faixas etárias superiores. Nestes casos, ficou evidenciado que a proposta de valor tem impacto na intenção de compra dos consumidores mais novos e as diferentes formas de pagamento impactam a intenção das faixas etárias superiores. |
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