Determinantes da intenção de compra online dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branquinho, Pedro Miguel Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27330
Resumo: A elaboração deste estudo procurou identificar as principais variáveis que influenciam a intenção de compra online por parte dos consumidores, este que é um canal em constante crescimento. Mais detalhadamente foram analisadas, em termos de relevância para a intenção de compra, a confiança, o design, a proposta de valor, a entrega, a proteção e garantia e por último os métodos de pagamento. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário anónimo disponibilizado online e ao qual responderam 182 indivíduos. Este questionário incluiu várias questões que permitiram avaliar o impacto das variáveis indicadas. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da confiança, da proposta de valor e do pagamento para a intenção de compra, sendo que esta foi medida através do valor gasto em compras online nos últimos três meses. Os resultados do estudo também demonstraram o diferente impacto das variáveis nos consumidores com idade igual ou inferior a 25 anos em relação aos restantes das faixas etárias superiores. Nestes casos, ficou evidenciado que a proposta de valor tem impacto na intenção de compra dos consumidores mais novos e as diferentes formas de pagamento impactam a intenção das faixas etárias superiores.
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