Avaliação para as aprendizagens dos alunos com necessidades educativas especiais do 1º Ciclo numa escola pública : reflexões sobre a inclusão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10633 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 |
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Avaliação para as aprendizagens dos alunos com necessidades educativas especiais do 1º Ciclo numa escola pública : reflexões sobre a inclusãoAvaliação das aprendizagensPráticas pedagógicasInclusãoNecessidades educativas especiaisTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013O presente estudo centra-se na problemática da avaliação das aprendizagens dos alunos com necessidades educativas especiais do 1º ciclo do ensino básico de grau ligeiro numa escola pública, tendo como objetivo principal analisar a avaliação das aprendizagens em contexto de sala de aula. Pretendeu-se assim, aprofundar os conhecimentos sobre como, ao quotidiano das aulas, a professora articula a avaliação no processo de ensino e de aprendizagem. O quadro teórico integra três grandes temáticas “educação inclusiva/diversidade; necessidades educativas especiais e avaliação para as aprendizagens”, perspetivando os desafios dos alunos com necessidades educativas especiais, dentro de uma turma do ensino regular. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa centrada no paradigma interpretativo, tendo sido realizado um estudo de caso instrumental com dois alunos com necessidades educativas especiais e com a professora titular de uma turma do 3º ano de escolaridade. A recolha de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada à professora titular de turma, observações de aulas em que foram registadas os comportamentos e as reações dos dois alunos com N.E.E, conversas informais e análise de documentos (critérios de avaliação oficializados pela escola, autoavaliação, registos de avaliação, pautas), considerados significativos para enriquecimento das informações relevantes. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo que teve por referência um sistema de categorias elaborado com base nos dados recolhidos, nas questões do estudo e no referencial teórico. As conclusões finais apontam que a professora titular desenvolve práticas de avaliações formativas, o que tem contribuído para apoiar as aprendizagens dos alunos com necessidades educativas especiais dentro de uma sala de aulas do ensino regular. Tais práticas evidenciam também que há uma forte relação entre as aprendizagens, o ensino e a avaliação para as aprendizagens de uma forma reguladora. Permitem, ainda, destacar que a avaliação para as aprendizagens na sala de aula está relacionada como a professora usa o feedback dos alunos.The present study focuses on the problem of learning assessment of students with special education needs in public school. The main objective is to analyses the assessment of learning in the context of the classroom. It was intended for the best knowledge about how the daily life of the school pupils is and the teachers evaluation between teaching and learning. The theoretical tools integrates three major technics "inclusive education / diversity; special assessment for learning, "challenges of students with special educational needs within a regular education. The system followed a methodology focused on the interpretive paradigm, having conducted a learning between students with special education needs and teachers with very low level of teaching skills. The teachers where recorded in the classroom and displayed bad-behaviour in terms of their reactions to the needs of different students. N.E.E. informal conversations and document analysis (evaluation criteria official by the school selfevaluation, assessment records, agendas) considered significant enrichment of the relevant information. The data base were subjected to content analysis, which had to be referenced to a system of categories developed based on the data in the survey questions and the theoretical system. The final conclusions showing that the head teachers develop good practical assessments which have contributed to support the learning of student with special educational needs. Allow strongly that assessment for learning in the classroom is related to the teacher uses student feedback.Nunes, Cely do Socorro Costa, 1962-Repositório da Universidade de LisboaLavres, José Manuel da Costa, 1961-2014-02-25T13:28:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10633TID:201226278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:35.803909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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