As questões de género em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Susete Cabral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18899
Resumo: A elaboração do presente Relatório surge como término do trabalho realizado no estágio desenvolvido num Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Pretende explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa, articulando-se a teoria com a prática no percurso desenvolvido com o grupo de crianças com que estagiou. No decorrer deste relatório e em resultado da revisão da literatura efetuada, faz-se, primeiramente, uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalização da docência. Posteriormente, dá-se enfoque às questões de género apresentando-se o contexto em que decorreu a prática educativa, bem como as atividades e dinâmicas desenvolvidas no processo de desconstrução dos estereótipos. Em suma, o processo de estágio, e consequentemente o presente Relatório, foram o culminar de um processo de formação académica e profissional, extremamente rico, que nos permitiu mobilizar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo da licenciatura e do mestrado, tornando a ação pedagógica consistente, orientada, fundamentada e diversificada. As questões de género, bem como as desigualdades que daí advêm, devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à construção de uma sociedade mais igualitária e potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas.
id RCAP_2df76a669b7554a86290100c26003036
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As questões de género em educação pré-escolarEducação Pré-EscolarGéneroEstereótiposPrática EducativaA elaboração do presente Relatório surge como término do trabalho realizado no estágio desenvolvido num Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Pretende explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa, articulando-se a teoria com a prática no percurso desenvolvido com o grupo de crianças com que estagiou. No decorrer deste relatório e em resultado da revisão da literatura efetuada, faz-se, primeiramente, uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalização da docência. Posteriormente, dá-se enfoque às questões de género apresentando-se o contexto em que decorreu a prática educativa, bem como as atividades e dinâmicas desenvolvidas no processo de desconstrução dos estereótipos. Em suma, o processo de estágio, e consequentemente o presente Relatório, foram o culminar de um processo de formação académica e profissional, extremamente rico, que nos permitiu mobilizar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo da licenciatura e do mestrado, tornando a ação pedagógica consistente, orientada, fundamentada e diversificada. As questões de género, bem como as desigualdades que daí advêm, devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à construção de uma sociedade mais igualitária e potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumAguiar, Susete Cabral2017-08-31T11:17:05Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18899201721821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:52.971107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As questões de género em educação pré-escolar
title As questões de género em educação pré-escolar
spellingShingle As questões de género em educação pré-escolar
Aguiar, Susete Cabral
Educação Pré-Escolar
Género
Estereótipos
Prática Educativa
title_short As questões de género em educação pré-escolar
title_full As questões de género em educação pré-escolar
title_fullStr As questões de género em educação pré-escolar
title_full_unstemmed As questões de género em educação pré-escolar
title_sort As questões de género em educação pré-escolar
author Aguiar, Susete Cabral
author_facet Aguiar, Susete Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Susete Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Género
Estereótipos
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Género
Estereótipos
Prática Educativa
description A elaboração do presente Relatório surge como término do trabalho realizado no estágio desenvolvido num Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Pretende explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa, articulando-se a teoria com a prática no percurso desenvolvido com o grupo de crianças com que estagiou. No decorrer deste relatório e em resultado da revisão da literatura efetuada, faz-se, primeiramente, uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalização da docência. Posteriormente, dá-se enfoque às questões de género apresentando-se o contexto em que decorreu a prática educativa, bem como as atividades e dinâmicas desenvolvidas no processo de desconstrução dos estereótipos. Em suma, o processo de estágio, e consequentemente o presente Relatório, foram o culminar de um processo de formação académica e profissional, extremamente rico, que nos permitiu mobilizar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo da licenciatura e do mestrado, tornando a ação pedagógica consistente, orientada, fundamentada e diversificada. As questões de género, bem como as desigualdades que daí advêm, devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à construção de uma sociedade mais igualitária e potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31T11:17:05Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18899
201721821
url http://hdl.handle.net/10400.26/18899
identifier_str_mv 201721821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022881001472