As questões de género em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18899 |
Resumo: | A elaboração do presente Relatório surge como término do trabalho realizado no estágio desenvolvido num Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Pretende explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa, articulando-se a teoria com a prática no percurso desenvolvido com o grupo de crianças com que estagiou. No decorrer deste relatório e em resultado da revisão da literatura efetuada, faz-se, primeiramente, uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalização da docência. Posteriormente, dá-se enfoque às questões de género apresentando-se o contexto em que decorreu a prática educativa, bem como as atividades e dinâmicas desenvolvidas no processo de desconstrução dos estereótipos. Em suma, o processo de estágio, e consequentemente o presente Relatório, foram o culminar de um processo de formação académica e profissional, extremamente rico, que nos permitiu mobilizar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo da licenciatura e do mestrado, tornando a ação pedagógica consistente, orientada, fundamentada e diversificada. As questões de género, bem como as desigualdades que daí advêm, devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à construção de uma sociedade mais igualitária e potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas. |
id |
RCAP_2df76a669b7554a86290100c26003036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18899 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As questões de género em educação pré-escolarEducação Pré-EscolarGéneroEstereótiposPrática EducativaA elaboração do presente Relatório surge como término do trabalho realizado no estágio desenvolvido num Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Pretende explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa, articulando-se a teoria com a prática no percurso desenvolvido com o grupo de crianças com que estagiou. No decorrer deste relatório e em resultado da revisão da literatura efetuada, faz-se, primeiramente, uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalização da docência. Posteriormente, dá-se enfoque às questões de género apresentando-se o contexto em que decorreu a prática educativa, bem como as atividades e dinâmicas desenvolvidas no processo de desconstrução dos estereótipos. Em suma, o processo de estágio, e consequentemente o presente Relatório, foram o culminar de um processo de formação académica e profissional, extremamente rico, que nos permitiu mobilizar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo da licenciatura e do mestrado, tornando a ação pedagógica consistente, orientada, fundamentada e diversificada. As questões de género, bem como as desigualdades que daí advêm, devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à construção de uma sociedade mais igualitária e potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumAguiar, Susete Cabral2017-08-31T11:17:05Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18899201721821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:52.971107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As questões de género em educação pré-escolar |
title |
As questões de género em educação pré-escolar |
spellingShingle |
As questões de género em educação pré-escolar Aguiar, Susete Cabral Educação Pré-Escolar Género Estereótipos Prática Educativa |
title_short |
As questões de género em educação pré-escolar |
title_full |
As questões de género em educação pré-escolar |
title_fullStr |
As questões de género em educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
As questões de género em educação pré-escolar |
title_sort |
As questões de género em educação pré-escolar |
author |
Aguiar, Susete Cabral |
author_facet |
Aguiar, Susete Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Susete Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Género Estereótipos Prática Educativa |
topic |
Educação Pré-Escolar Género Estereótipos Prática Educativa |
description |
A elaboração do presente Relatório surge como término do trabalho realizado no estágio desenvolvido num Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Pretende explanar e desenvolver aspetos relativos à Prática Educativa, articulando-se a teoria com a prática no percurso desenvolvido com o grupo de crianças com que estagiou. No decorrer deste relatório e em resultado da revisão da literatura efetuada, faz-se, primeiramente, uma abordagem à educação e ao currículo, evidenciando diversos aspetos relacionados com a profissionalização da docência. Posteriormente, dá-se enfoque às questões de género apresentando-se o contexto em que decorreu a prática educativa, bem como as atividades e dinâmicas desenvolvidas no processo de desconstrução dos estereótipos. Em suma, o processo de estágio, e consequentemente o presente Relatório, foram o culminar de um processo de formação académica e profissional, extremamente rico, que nos permitiu mobilizar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo da licenciatura e do mestrado, tornando a ação pedagógica consistente, orientada, fundamentada e diversificada. As questões de género, bem como as desigualdades que daí advêm, devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à construção de uma sociedade mais igualitária e potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31T11:17:05Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18899 201721821 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18899 |
identifier_str_mv |
201721821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130022881001472 |