A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/16830 |
Resumo: | O presente relatório de investigação intitula-se por “A exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem de Valores” e foi realizado em contexto de Jardim de Infância. Esta investigação teve como objetivos: observar se as crianças identificam as suas emoções; observar se as crianças reconhecem as emoções nos outros; analisar a forma como a identificação das emoções contribui para a aprendizagem de valores. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa e interpretativa. Ao saberem gerir as suas emoções, as crianças aprendem a agir consoante a sua consciência moral e a sua conceção de valores, como a solidariedade, justiça e compaixão. Através desta investigação é possível observar que as crianças identificaram as suas emoções e reconheceram as emoções nos outros, assim como souberam agir mais empaticamente perante uma situação, desenvolvendo o respeito mútuo, a compaixão e a solidariedade. |
id |
RCAP_10f9c5b8b7403c3de996e474a41b14a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valoresEducação pré-escolarEmoçõesInteligência emocionalValoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de investigação intitula-se por “A exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem de Valores” e foi realizado em contexto de Jardim de Infância. Esta investigação teve como objetivos: observar se as crianças identificam as suas emoções; observar se as crianças reconhecem as emoções nos outros; analisar a forma como a identificação das emoções contribui para a aprendizagem de valores. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa e interpretativa. Ao saberem gerir as suas emoções, as crianças aprendem a agir consoante a sua consciência moral e a sua conceção de valores, como a solidariedade, justiça e compaixão. Através desta investigação é possível observar que as crianças identificaram as suas emoções e reconheceram as emoções nos outros, assim como souberam agir mais empaticamente perante uma situação, desenvolvendo o respeito mútuo, a compaixão e a solidariedade.This research report is entitled "The Exploration of Basic Emotions for The Learning of Values" and was carried out in the context of Kindergarten school. This research aimed to examine if children are able identify their emotions; to examine whether children can recognize emotions in others; to analyze how the identification of emotions contributes to the learning of values. The methodology of the study is qualitative and interpretative in nature. By knowing how to manage their emotions, children learn to act according to their moral conscience and their conception of values, such as solidarity, justice and compassion. Through this research it is possible to observe that children identified their emotions and recognized emotions in others, as well as knew how to act more empathically in the face of a situation, developing mutual respect, compassion and solidarity.Ludovico, Olga Maria Teixeira AmaralFarinha, José AlvesSapientiaRusso, Ana Lúcia Cipriano2021-07-28T13:31:33Z2020-12-042020-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16830TID:202651827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:53.298443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores |
title |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores |
spellingShingle |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores Russo, Ana Lúcia Cipriano Educação pré-escolar Emoções Inteligência emocional Valores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores |
title_full |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores |
title_fullStr |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores |
title_full_unstemmed |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores |
title_sort |
A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores |
author |
Russo, Ana Lúcia Cipriano |
author_facet |
Russo, Ana Lúcia Cipriano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral Farinha, José Alves Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Russo, Ana Lúcia Cipriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Emoções Inteligência emocional Valores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Educação pré-escolar Emoções Inteligência emocional Valores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente relatório de investigação intitula-se por “A exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem de Valores” e foi realizado em contexto de Jardim de Infância. Esta investigação teve como objetivos: observar se as crianças identificam as suas emoções; observar se as crianças reconhecem as emoções nos outros; analisar a forma como a identificação das emoções contribui para a aprendizagem de valores. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa e interpretativa. Ao saberem gerir as suas emoções, as crianças aprendem a agir consoante a sua consciência moral e a sua conceção de valores, como a solidariedade, justiça e compaixão. Através desta investigação é possível observar que as crianças identificaram as suas emoções e reconheceram as emoções nos outros, assim como souberam agir mais empaticamente perante uma situação, desenvolvendo o respeito mútuo, a compaixão e a solidariedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04 2020-12-04T00:00:00Z 2021-07-28T13:31:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/16830 TID:202651827 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/16830 |
identifier_str_mv |
TID:202651827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133312297467904 |