A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Ana Lúcia Cipriano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/16830
Resumo: O presente relatório de investigação intitula-se por “A exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem de Valores” e foi realizado em contexto de Jardim de Infância. Esta investigação teve como objetivos: observar se as crianças identificam as suas emoções; observar se as crianças reconhecem as emoções nos outros; analisar a forma como a identificação das emoções contribui para a aprendizagem de valores. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa e interpretativa. Ao saberem gerir as suas emoções, as crianças aprendem a agir consoante a sua consciência moral e a sua conceção de valores, como a solidariedade, justiça e compaixão. Através desta investigação é possível observar que as crianças identificaram as suas emoções e reconheceram as emoções nos outros, assim como souberam agir mais empaticamente perante uma situação, desenvolvendo o respeito mútuo, a compaixão e a solidariedade.
id RCAP_10f9c5b8b7403c3de996e474a41b14a9
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valoresEducação pré-escolarEmoçõesInteligência emocionalValoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de investigação intitula-se por “A exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem de Valores” e foi realizado em contexto de Jardim de Infância. Esta investigação teve como objetivos: observar se as crianças identificam as suas emoções; observar se as crianças reconhecem as emoções nos outros; analisar a forma como a identificação das emoções contribui para a aprendizagem de valores. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa e interpretativa. Ao saberem gerir as suas emoções, as crianças aprendem a agir consoante a sua consciência moral e a sua conceção de valores, como a solidariedade, justiça e compaixão. Através desta investigação é possível observar que as crianças identificaram as suas emoções e reconheceram as emoções nos outros, assim como souberam agir mais empaticamente perante uma situação, desenvolvendo o respeito mútuo, a compaixão e a solidariedade.This research report is entitled "The Exploration of Basic Emotions for The Learning of Values" and was carried out in the context of Kindergarten school. This research aimed to examine if children are able identify their emotions; to examine whether children can recognize emotions in others; to analyze how the identification of emotions contributes to the learning of values. The methodology of the study is qualitative and interpretative in nature. By knowing how to manage their emotions, children learn to act according to their moral conscience and their conception of values, such as solidarity, justice and compassion. Through this research it is possible to observe that children identified their emotions and recognized emotions in others, as well as knew how to act more empathically in the face of a situation, developing mutual respect, compassion and solidarity.Ludovico, Olga Maria Teixeira AmaralFarinha, José AlvesSapientiaRusso, Ana Lúcia Cipriano2021-07-28T13:31:33Z2020-12-042020-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16830TID:202651827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:50Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:53.298443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
title A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
spellingShingle A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
Russo, Ana Lúcia Cipriano
Educação pré-escolar
Emoções
Inteligência emocional
Valores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
title_full A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
title_fullStr A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
title_full_unstemmed A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
title_sort A exploração das emoções básicas para a aprendizagem de valores
author Russo, Ana Lúcia Cipriano
author_facet Russo, Ana Lúcia Cipriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral
Farinha, José Alves
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Ana Lúcia Cipriano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Emoções
Inteligência emocional
Valores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação pré-escolar
Emoções
Inteligência emocional
Valores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório de investigação intitula-se por “A exploração das Emoções Básicas para a Aprendizagem de Valores” e foi realizado em contexto de Jardim de Infância. Esta investigação teve como objetivos: observar se as crianças identificam as suas emoções; observar se as crianças reconhecem as emoções nos outros; analisar a forma como a identificação das emoções contribui para a aprendizagem de valores. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa e interpretativa. Ao saberem gerir as suas emoções, as crianças aprendem a agir consoante a sua consciência moral e a sua conceção de valores, como a solidariedade, justiça e compaixão. Através desta investigação é possível observar que as crianças identificaram as suas emoções e reconheceram as emoções nos outros, assim como souberam agir mais empaticamente perante uma situação, desenvolvendo o respeito mútuo, a compaixão e a solidariedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
2020-12-04T00:00:00Z
2021-07-28T13:31:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/16830
TID:202651827
url http://hdl.handle.net/10400.1/16830
identifier_str_mv TID:202651827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133312297467904