Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Daniela Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3887
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_2e0c4caa98edb629142c13253ac30bf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridadeConhecimentos iniciais sobre a linguagem escritaAprendizagemLeituraPrimary knowledge about written languageLearningReadingDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO objectivo do presente estudo foi o de compreender a relação entre os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita aquando da entrada para o primeiro ano de escolaridade e a aprendizagem da leitura no final do ano lectivo. Neste estudo, participaram 15 crianças com uma média de idades de 6 anos e quatro meses que frequentavam pela primeira vez, o 1º ano de escolaridade. No início do ano foram medidas as variáveis conhecimento do nome das letras, escrita inventada e consciência fonológica (classificação da sílaba e do fonema inicial) e no final do ano foram medidas novamente as variáveis conhecimento do nome das letra e consciência fonológica (classificação da sílaba e do fonema inicial) para além da prova de leitura oral de palavras. Foram realizadas correlações entre as várias variáveis e a leitura, tendo os resultados obtidos demonstrado que os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita são bons preditores da aprendizagem da leitura. Verificou-se ainda, que não existem correlações entre a leitura e as variáveis conhecimento do nome das letras e consciência fonológica, quando medidas no final do ano.ABSTRACT: The aim of this project was to understand the relationship between initial knowledge about written language when entering the first scholar year and the reading learned at the end of the year. In this study fifteen children participated with average age of six years and four months who were attending the first grade for the first time. At the beginning, knowledge of letters names, invented writing and phonological awareness (syllable and initial phoneme classification) were measured and at the end of the year those variables were measured again besides the oral reading of words. Correlations were made between the variables and the readings, the results obtained demonstrated that the initial knowledge’s about written language are good predictors of learning how to read skills. It was also verified that there’s no correlation between reading and the knowledge of letter’s names, phonological awareness (syllable and initial phoneme classification) when measured at the end of the year.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPAVicente, Daniela Rodrigues2015-07-28T18:04:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:44.944362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
spellingShingle Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Vicente, Daniela Rodrigues
Conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita
Aprendizagem
Leitura
Primary knowledge about written language
Learning
Reading
title_short Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title_full Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title_fullStr Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title_sort Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
author Vicente, Daniela Rodrigues
author_facet Vicente, Daniela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Daniela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita
Aprendizagem
Leitura
Primary knowledge about written language
Learning
Reading
topic Conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita
Aprendizagem
Leitura
Primary knowledge about written language
Learning
Reading
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2015-07-28T18:04:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3887
url http://hdl.handle.net/10400.12/3887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078364303360