Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3887 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_2e0c4caa98edb629142c13253ac30bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3887 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridadeConhecimentos iniciais sobre a linguagem escritaAprendizagemLeituraPrimary knowledge about written languageLearningReadingDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO objectivo do presente estudo foi o de compreender a relação entre os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita aquando da entrada para o primeiro ano de escolaridade e a aprendizagem da leitura no final do ano lectivo. Neste estudo, participaram 15 crianças com uma média de idades de 6 anos e quatro meses que frequentavam pela primeira vez, o 1º ano de escolaridade. No início do ano foram medidas as variáveis conhecimento do nome das letras, escrita inventada e consciência fonológica (classificação da sílaba e do fonema inicial) e no final do ano foram medidas novamente as variáveis conhecimento do nome das letra e consciência fonológica (classificação da sílaba e do fonema inicial) para além da prova de leitura oral de palavras. Foram realizadas correlações entre as várias variáveis e a leitura, tendo os resultados obtidos demonstrado que os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita são bons preditores da aprendizagem da leitura. Verificou-se ainda, que não existem correlações entre a leitura e as variáveis conhecimento do nome das letras e consciência fonológica, quando medidas no final do ano.ABSTRACT: The aim of this project was to understand the relationship between initial knowledge about written language when entering the first scholar year and the reading learned at the end of the year. In this study fifteen children participated with average age of six years and four months who were attending the first grade for the first time. At the beginning, knowledge of letters names, invented writing and phonological awareness (syllable and initial phoneme classification) were measured and at the end of the year those variables were measured again besides the oral reading of words. Correlations were made between the variables and the readings, the results obtained demonstrated that the initial knowledge’s about written language are good predictors of learning how to read skills. It was also verified that there’s no correlation between reading and the knowledge of letter’s names, phonological awareness (syllable and initial phoneme classification) when measured at the end of the year.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPAVicente, Daniela Rodrigues2015-07-28T18:04:04Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:44.944362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade |
title |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade Vicente, Daniela Rodrigues Conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita Aprendizagem Leitura Primary knowledge about written language Learning Reading |
title_short |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade |
title_full |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade |
title_sort |
Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade |
author |
Vicente, Daniela Rodrigues |
author_facet |
Vicente, Daniela Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Daniela Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita Aprendizagem Leitura Primary knowledge about written language Learning Reading |
topic |
Conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita Aprendizagem Leitura Primary knowledge about written language Learning Reading |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2015-07-28T18:04:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3887 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130078364303360 |