Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Catarina Alexandra Pires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14750
Resumo: O presente relatório de estágio, concebido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial explanar o processo formativo da mestranda, por intermédio de uma reflexão crítica e fundamentada acerca da construção da sua identidade profissional, decursivo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste percurso de formação inicial, a praxis firmou-se em referenciais teóricos e legais, bem como, nas especificidades dos contextos de estágio e das crianças, com o intuito de promover o seu desenvolvimento pleno e significativo, tal como se tenciona retratar neste relatório. A visão socioconstrutivista da aprendizagem que é relevada colocou a criança no epicentro da ação e atribuiu-lhe um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, por meio da valorização dos seus conhecimentos prévios, interesses, necessidades e motivações que permitiram o desenvolvimento de uma prática pedagógica integra e integradora. Nesta continuidade, também a metodologia de investigação-ação, num processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, promoveu a criação de práticas educativas cada vez mais fundamentadas, criativas e inovadoras que transformaram a realidade da educação. Com efeito, torna-se, ainda, relevante destacar a importância de uma atitude reflexiva e indagadora, aliada a um processo colaborativo que envolveu diferentes agentes do processo educativo, incluindo a díade de formação, na construção de saberes, competências e capacidades inerentes à profissionalidade docente que potenciam a identidade profissional e pessoal da mestranda.
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