Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Catarina Alexandra Pires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14750
Resumo: O presente relatório de estágio, concebido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial explanar o processo formativo da mestranda, por intermédio de uma reflexão crítica e fundamentada acerca da construção da sua identidade profissional, decursivo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste percurso de formação inicial, a praxis firmou-se em referenciais teóricos e legais, bem como, nas especificidades dos contextos de estágio e das crianças, com o intuito de promover o seu desenvolvimento pleno e significativo, tal como se tenciona retratar neste relatório. A visão socioconstrutivista da aprendizagem que é relevada colocou a criança no epicentro da ação e atribuiu-lhe um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, por meio da valorização dos seus conhecimentos prévios, interesses, necessidades e motivações que permitiram o desenvolvimento de uma prática pedagógica integra e integradora. Nesta continuidade, também a metodologia de investigação-ação, num processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, promoveu a criação de práticas educativas cada vez mais fundamentadas, criativas e inovadoras que transformaram a realidade da educação. Com efeito, torna-se, ainda, relevante destacar a importância de uma atitude reflexiva e indagadora, aliada a um processo colaborativo que envolveu diferentes agentes do processo educativo, incluindo a díade de formação, na construção de saberes, competências e capacidades inerentes à profissionalidade docente que potenciam a identidade profissional e pessoal da mestranda.
id RCAP_f95a5166b936e4b9458d60b3c65a81a5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioProfessor reflexivoSocioconstrutivismoInvestigação-AçãoColaboraçãoIdentidade profissional docenteReflective TeacherSocial ConstructivismAction ResearchCollaborationTeacher's Professional IdentityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, concebido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial explanar o processo formativo da mestranda, por intermédio de uma reflexão crítica e fundamentada acerca da construção da sua identidade profissional, decursivo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste percurso de formação inicial, a praxis firmou-se em referenciais teóricos e legais, bem como, nas especificidades dos contextos de estágio e das crianças, com o intuito de promover o seu desenvolvimento pleno e significativo, tal como se tenciona retratar neste relatório. A visão socioconstrutivista da aprendizagem que é relevada colocou a criança no epicentro da ação e atribuiu-lhe um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, por meio da valorização dos seus conhecimentos prévios, interesses, necessidades e motivações que permitiram o desenvolvimento de uma prática pedagógica integra e integradora. Nesta continuidade, também a metodologia de investigação-ação, num processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, promoveu a criação de práticas educativas cada vez mais fundamentadas, criativas e inovadoras que transformaram a realidade da educação. Com efeito, torna-se, ainda, relevante destacar a importância de uma atitude reflexiva e indagadora, aliada a um processo colaborativo que envolveu diferentes agentes do processo educativo, incluindo a díade de formação, na construção de saberes, competências e capacidades inerentes à profissionalidade docente que potenciam a identidade profissional e pessoal da mestranda.This internship report, developed within the scope of the Supervised Educational Practice course, aims primarily to explain the master student's formative process, through a critical and grounded reflection on the construction of her professional identity, resulting from the internship in the context of Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. Throughout this initial formation path, praxis has been based on theoretical and legal references, as well as on the specificities of the internship and children's contexts, in order to promote their full and meaningful development, as intended to reflect in this report. The social constructivism view of learning that stands out, has placed children at the epicentre of action and assigned them an active role in building their own knowledge, through the evaluation of their previous knowledge, interests, needs and motivations that allowed the development of an integral and integrative pedagogical practice. Also, the action research methodology, in a cyclical process of observation, planning, action and evaluation, promoted the creation of increasingly grounded, creative and innovative educational practices that transformed the reality of education. Therefore, it is also relevant to highlight the importance of a reflective and inquiring attitude, allied to a collaborative process that involved different agents of the educational process, including the formation dyad, in building knowledge, skills and abilities inherent to the teaching profession that enhances the master student’s professional and personal identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFaria, Catarina Alexandra Pires2019-10-25T13:18:56Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14750TID:202339734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:32.708703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Faria, Catarina Alexandra Pires
Professor reflexivo
Socioconstrutivismo
Investigação-Ação
Colaboração
Identidade profissional docente
Reflective Teacher
Social Constructivism
Action Research
Collaboration
Teacher's Professional Identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Faria, Catarina Alexandra Pires
author_facet Faria, Catarina Alexandra Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Catarina Alexandra Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Professor reflexivo
Socioconstrutivismo
Investigação-Ação
Colaboração
Identidade profissional docente
Reflective Teacher
Social Constructivism
Action Research
Collaboration
Teacher's Professional Identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professor reflexivo
Socioconstrutivismo
Investigação-Ação
Colaboração
Identidade profissional docente
Reflective Teacher
Social Constructivism
Action Research
Collaboration
Teacher's Professional Identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, concebido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial explanar o processo formativo da mestranda, por intermédio de uma reflexão crítica e fundamentada acerca da construção da sua identidade profissional, decursivo do estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste percurso de formação inicial, a praxis firmou-se em referenciais teóricos e legais, bem como, nas especificidades dos contextos de estágio e das crianças, com o intuito de promover o seu desenvolvimento pleno e significativo, tal como se tenciona retratar neste relatório. A visão socioconstrutivista da aprendizagem que é relevada colocou a criança no epicentro da ação e atribuiu-lhe um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, por meio da valorização dos seus conhecimentos prévios, interesses, necessidades e motivações que permitiram o desenvolvimento de uma prática pedagógica integra e integradora. Nesta continuidade, também a metodologia de investigação-ação, num processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, promoveu a criação de práticas educativas cada vez mais fundamentadas, criativas e inovadoras que transformaram a realidade da educação. Com efeito, torna-se, ainda, relevante destacar a importância de uma atitude reflexiva e indagadora, aliada a um processo colaborativo que envolveu diferentes agentes do processo educativo, incluindo a díade de formação, na construção de saberes, competências e capacidades inerentes à profissionalidade docente que potenciam a identidade profissional e pessoal da mestranda.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25T13:18:56Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14750
TID:202339734
url http://hdl.handle.net/10400.22/14750
identifier_str_mv TID:202339734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131437758152704