Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andreia Filipa Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16298
Resumo: O relatório de estágio em análise evidencia um conjunto de aprendizagens e práticas desenvolvidas, na Prática Educativa Supervisionada, vivenciada nas valências da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva reflexiva e crítica sobre o desempenho e construção da identidade de um profissional de educação com perfil duplo. Durante todo o percurso de formação inicial a prática consolidou-se com os referentes teóricos e legais, da construção de saberes da praxis, através das peculiaridades dos contextos educativos e das crianças, perspetivando o seu desenvolvimento global. Neste documento evidencia-se que ao longo da Prática Educativa a criança foi colocada no centro da aprendizagem, sendo ela um sujeito ativo na construção do seu conhecimento, bem como na valorização dos seus conhecimentos, interesses e necessidades, favorecendo uma prática congruente e integradora. Neste seguimento, a Metodologia de Investigação-Ação, no seu processo cíclico de observação-planificação-ação-avaliação, permitiu transformar e melhorar a praxis, bem como tornar a futura docente mais indagadora, reflexiva, crítica e investigadora, desenvolvendo competências que permitam um crescimento a nível pessoal e profissional.
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