Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/40128 |
Resumo: | As crianças evidenciam uma atitude de curiosidade e de questionamento, procurando encontrar respostas para as suas dúvidas. Nesta atitude reside já a sua predisposição para a pesquisa. Torna-se, por isso, importante que os professores estimulem e integrem a pesquisa no processo educativo. Este artigo relata o percurso investigativo no contexto da intervenção pedagógica concretizado numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. As crianças foram confrontadas com a complexidade do processo de pesquisa trabalhando com diferentes meios, nomeadamente internet, livros e entrevista. Metodologicamente tratou-se de um estudo de caso de caráter descrito-interpretativo. |
id |
RCAP_2e189bc78f22ec2ba01e7fb7c3f096ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40128 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básicoRecursos de pesquisa online e offlineEstratégias de pesquisaEnsino básicoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs crianças evidenciam uma atitude de curiosidade e de questionamento, procurando encontrar respostas para as suas dúvidas. Nesta atitude reside já a sua predisposição para a pesquisa. Torna-se, por isso, importante que os professores estimulem e integrem a pesquisa no processo educativo. Este artigo relata o percurso investigativo no contexto da intervenção pedagógica concretizado numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. As crianças foram confrontadas com a complexidade do processo de pesquisa trabalhando com diferentes meios, nomeadamente internet, livros e entrevista. Metodologicamente tratou-se de um estudo de caso de caráter descrito-interpretativo.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoCarvalho, Maria de Lurdes Dias deRamos, AltinaBaptista, Joana20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40128porREVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, Vol. Extr., No. 132386-741810.17979/reipe.2015.0.13.528http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/57info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:38.676441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Recursos de pesquisa online e offline Estratégias de pesquisa Ensino básico Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title_full |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
title_sort |
Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico |
author |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
author_facet |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Ramos, Altina Baptista, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Altina Baptista, Joana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Ramos, Altina Baptista, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos de pesquisa online e offline Estratégias de pesquisa Ensino básico Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Recursos de pesquisa online e offline Estratégias de pesquisa Ensino básico Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
As crianças evidenciam uma atitude de curiosidade e de questionamento, procurando encontrar respostas para as suas dúvidas. Nesta atitude reside já a sua predisposição para a pesquisa. Torna-se, por isso, importante que os professores estimulem e integrem a pesquisa no processo educativo. Este artigo relata o percurso investigativo no contexto da intervenção pedagógica concretizado numa turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. As crianças foram confrontadas com a complexidade do processo de pesquisa trabalhando com diferentes meios, nomeadamente internet, livros e entrevista. Metodologicamente tratou-se de um estudo de caso de caráter descrito-interpretativo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/40128 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/40128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, Vol. Extr., No. 13 2386-7418 10.17979/reipe.2015.0.13.528 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/issue/view/57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132768385368064 |