Educação sexual - desafios e realidades: um projeto de intervenção comunitária na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87353 |
Resumo: | Este projeto de investigação resultou da intervenção com 271 professores, com a finalidade de sensibilização/formação no âmbito da educação/promoção da saúde, concretamente, da educação para os afetos e a educação sexual. Os objetivos foram: i) conhecer os normativos legais que enquadram a educação sexual em meio escolar; ii) promover a reflexão para melhorar a compreensão e a (in)formação da educação sexual; iii) conceber, dinamizar e avaliar ações (in)formativas de educação sexual. Metodologicamente, o projeto teve como linha de orientação o paradigma de investigação qualitativa, embora não descurando os dados quantitativos. Tendo como ideário a investigação-ação, as atividades foram desenvolvidas recorrendo a métodos e técnicas ativas, que fomentaram a participação dos envolvidos. Realizaram-se quatro cursos de 25h para professores do 1o, 2o e 3o ciclos e educadores de infância, uma ação para professores do ensino secundário, um seminário e três oficinas. Os resultados da investigação confirmaram a importância das atividades realizadas como um importante contributo na (in)formação dos docentes, foi valorizada a abordagem holística atendendo a aspetos biológicos, psicológicos, comunitários e sociais da sexualidade. Deu-se destaque a uma ação educativa afastada de falsas-crenças e preconceitos. Promoveu-se nos educadores competências para a abordagem global da sexualidade. |
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Educação sexual - desafios e realidades: um projeto de intervenção comunitária na escolaIntervenção comunitáriaFormação de professoresEducação sexualSexualidadeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSaúde de qualidadeEducação de qualidadeEste projeto de investigação resultou da intervenção com 271 professores, com a finalidade de sensibilização/formação no âmbito da educação/promoção da saúde, concretamente, da educação para os afetos e a educação sexual. Os objetivos foram: i) conhecer os normativos legais que enquadram a educação sexual em meio escolar; ii) promover a reflexão para melhorar a compreensão e a (in)formação da educação sexual; iii) conceber, dinamizar e avaliar ações (in)formativas de educação sexual. Metodologicamente, o projeto teve como linha de orientação o paradigma de investigação qualitativa, embora não descurando os dados quantitativos. Tendo como ideário a investigação-ação, as atividades foram desenvolvidas recorrendo a métodos e técnicas ativas, que fomentaram a participação dos envolvidos. Realizaram-se quatro cursos de 25h para professores do 1o, 2o e 3o ciclos e educadores de infância, uma ação para professores do ensino secundário, um seminário e três oficinas. Os resultados da investigação confirmaram a importância das atividades realizadas como um importante contributo na (in)formação dos docentes, foi valorizada a abordagem holística atendendo a aspetos biológicos, psicológicos, comunitários e sociais da sexualidade. Deu-se destaque a uma ação educativa afastada de falsas-crenças e preconceitos. Promoveu-se nos educadores competências para a abordagem global da sexualidade.This project results from an intervention work by 271 teachers and aimed at raising awareness and training in the field of education in the promotion of health, focusing more specifically of the education for the affects of sexual education. The objectives aimed to: i) understand the legal framework of sexual education in schools; ii) promote reflection so as to improve the understanding and (in)formation in sexual education and iii) work towards promoting and evaluating (in)formative workshops in sexual education. Methodologically, the project followed the path of the paradigm ofqualitative investigation, although the quantitative data was not forgotten. Focusing on investigation-action, the activities were developed with the resource of active methods and techniques, fostering the active participation. Four 25-hour courses were held for primary and elementary school, as well as nursery teachers, special education and also a workshop for secondary school teachers, a seminar and three training workshops. The result of the investigation confirmed the importance of these activities as an important contribution in the training of the teachers, stressing the holistic approach due to biological, psychological, communitarian and social aspects of sexuality. Moreover, it stressed the need of a sexual education without any false- belief and prejudice. This project promoted skills towards a holistic approach of sexuality, thus, strengthening the skills for an integrated education.Este proyecto de investigación se debió a la intervención con 271 profesores, con el objetivo de crear conciencia / capacitación en promoción / educación para la salud, específicamente, por el afecto de la educación y la educación sexual. Los objetivos fueron: i) cumplir con las normas legales que rodean a la educación sexual en las escuelas; ii) promover la reflexión para mejorar la comprensión y la (in) formación de la educación sexual; iii) desarrollar, fomentar y evaluar las acciones (en) la educación sexual formativa. Metodológicamente el proyecto tuvo como pauta el paradigma de la investigación cualitativa, pero sin olvidar a los datos cuantitativos. Tener este tipo de ideas a la investigación-acción, las actividades fueron desarrolladas utilizando métodos y técnicas activas, lo que alentó la participación de los involucrados. Había cuatro cursos de los maestros de primera 25h, los ciclos segundo y tercero y los maestros de jardín de infantes, una acción para profesores de enseñanza secundaria, un seminario y tres talleres. Los resultados de la investigación confirman la importancia de las actividades realizadas como una importante contribución a la formación (en) de los docentes fue valorada enfoque holístico a servir a los aspectos biológicos, psicológicos, sociales y comunitarias de la sexualidad. Se hizo hincapié de distancia a una falsa creencias y prejuicios actividad educativa. Fue promovido a las habilidades de los educadores con el enfoque integral de la sexualidad.info:eu-repo/semantics/publishedVersionCentro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)Universidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição PintoAlves, Emília Gomes2015-012015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87353por2317-6091https://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/357/302info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T01:21:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:31.560514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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