Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Sequeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14420
Resumo: O presente relatório de estágio pedagógico reflete todo o trabalho desenvolvido, enquanto estagiária, ao longo do ano letivo de 2022/2023. Este processo está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade Lusófona, realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras. Este documento divide-se em quatro áreas de intervenção: 1- Lecionação; 2- Direção de Turma; 3- Desporto Escolar; 4- Seminário, relatando as escolhas e decisões pedagógicas concretizadas em cada área do estágio, os desafios e as estratégias abordadas para os ultrapassar. O estágio pedagógico foi dos momentos mais importantes na minha formação, tendo a oportunidade de colocar em prática conhecimentos e aprendizagens teóricas adquiridas ao longo de todo o percurso académico, estando em constante processo de reflexão, autocritica e aperfeiçoamento. Na área da Lecionação, estive responsável pela turma do 8ºA, onde foram visíveis os progressos a nível individual e de turma, perante os objetivos estabelecidos. Foi notória a evolução dos alunos presentes no projeto especifico de lecionação, concluindo o ano letivo com um melhor aproveitamento das suas competências físicas. De realçar ainda a semana de Professor a Tempo Inteiro que me ajudou a melhorar alguns aspetos na intervenção com os alunos e a recolher dados para a preparação do projeto de seminário. Na direção de turma destaca-se o projeto interdisciplinar do 8ºAno, a feira da cultura, e o projeto especifico, a sustentabilidade enquanto cidadão. Estes projetos levaram a uma maior aproximação dos alunos com as diversas problemáticas presentes na sociedade, desenvolvendo nos alunos os valores de responsabilidade, exigência, reflexão e inovação, cidadania, participação e liberdade, que se encontram presentes no Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. No desporto escolar, integrei o núcleo de canoagem, tendo sido visível o progresso dos alunos ao nível das habilidades técnicas e das suas capacidades físicas, através do projeto especifico, desenvolvimento da força média e dos membros superiores, promovendo a consciência acerca da importância do trabalho das diferentes capacidades motoras. No seminário, foi realizado um documento orientador com diversos instrumentos para as diversas abordagens da matéria de orientação, sendo que o principal problema observado era a falta de um percurso fixo na ECO. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Decisões pedagógicas; Estratégias; Reflexão; Progresso
id RCAP_2e46d198d20d4ee625c15b3ca16401d0
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de OeirasMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINOESTÁGIOS CURRICULARESDIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARSPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGCURRICULAR INTERNSHIPSFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSO presente relatório de estágio pedagógico reflete todo o trabalho desenvolvido, enquanto estagiária, ao longo do ano letivo de 2022/2023. Este processo está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade Lusófona, realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras. Este documento divide-se em quatro áreas de intervenção: 1- Lecionação; 2- Direção de Turma; 3- Desporto Escolar; 4- Seminário, relatando as escolhas e decisões pedagógicas concretizadas em cada área do estágio, os desafios e as estratégias abordadas para os ultrapassar. O estágio pedagógico foi dos momentos mais importantes na minha formação, tendo a oportunidade de colocar em prática conhecimentos e aprendizagens teóricas adquiridas ao longo de todo o percurso académico, estando em constante processo de reflexão, autocritica e aperfeiçoamento. Na área da Lecionação, estive responsável pela turma do 8ºA, onde foram visíveis os progressos a nível individual e de turma, perante os objetivos estabelecidos. Foi notória a evolução dos alunos presentes no projeto especifico de lecionação, concluindo o ano letivo com um melhor aproveitamento das suas competências físicas. De realçar ainda a semana de Professor a Tempo Inteiro que me ajudou a melhorar alguns aspetos na intervenção com os alunos e a recolher dados para a preparação do projeto de seminário. Na direção de turma destaca-se o projeto interdisciplinar do 8ºAno, a feira da cultura, e o projeto especifico, a sustentabilidade enquanto cidadão. Estes projetos levaram a uma maior aproximação dos alunos com as diversas problemáticas presentes na sociedade, desenvolvendo nos alunos os valores de responsabilidade, exigência, reflexão e inovação, cidadania, participação e liberdade, que se encontram presentes no Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. No desporto escolar, integrei o núcleo de canoagem, tendo sido visível o progresso dos alunos ao nível das habilidades técnicas e das suas capacidades físicas, através do projeto especifico, desenvolvimento da força média e dos membros superiores, promovendo a consciência acerca da importância do trabalho das diferentes capacidades motoras. No seminário, foi realizado um documento orientador com diversos instrumentos para as diversas abordagens da matéria de orientação, sendo que o principal problema observado era a falta de um percurso fixo na ECO. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Decisões pedagógicas; Estratégias; Reflexão; ProgressoThis pedagogical internship report reflects all the work I did as an intern during the 2022/2023 school year. This process is part of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the Lusófona University, carried out at the Conde de Oeiras Elementary School. This document is divided into four areas of intervention: 1- Teaching; 2- Class Management; 3- School Sports; 4- Seminar, reporting on the pedagogical choices and decisions made in each area of the internship, the challenges and the strategies used to overcome them. The pedagogical internship was one of the most important moments in my education, as I had the opportunity to put into practice all the knowledge and theoretical learning acquired throughout my academic career, constantly reflecting, self-criticizing and improving. In the area of teaching, I was responsible for the 8th grade class, where progress was visible on an individual and class level, given the objectives set. The evolution of the students involved in the specific teaching project was notable, and they finished the school year with a better use of their physical and socio-affective skills. I should also highlight the Full-Time Teacher week, which helped me to improve some aspects of my intervention with the students and to collect data for the preparation of the seminar project. In class management, I'd like to highlight the interdisciplinary project for Year 8, the culture fair, and the specific project, sustainability as a citizen. These projects have brought students closer to the various issues facing society, developing in them the values of responsibility, demand, reflection and innovation, citizenship, participation and freedom, which are present in the Profile of the Student leaving Compulsory Schooling. In school sport, I was a member of the canoeing team, where I saw the students' progress in terms of technical skills and their physical abilities, through the specific project, development of upper limb strength, promoting awareness of the importance of working on different motor skills. In the seminar, a guiding document was produced with various tools for the different approaches to the subject of orienteering, the main problem observed being the lack of a fixed course in ECO, followed by a lack of motivation to carry it out. Keywords: Pedagogical internship; Pedagogical decisions; Strategies; Reflection; Progress2024-01-05T19:46:42Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14420TID:203442865porSilva, Raquel Sequeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T01:35:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:06.108714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
title Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
Silva, Raquel Sequeira
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
ESTÁGIOS CURRICULARES
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
CURRICULAR INTERNSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
title_short Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
title_full Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
title_sort Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Conde de Oeiras
author Silva, Raquel Sequeira
author_facet Silva, Raquel Sequeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
ESTÁGIOS CURRICULARES
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
CURRICULAR INTERNSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
ESTÁGIOS CURRICULARES
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
CURRICULAR INTERNSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
description O presente relatório de estágio pedagógico reflete todo o trabalho desenvolvido, enquanto estagiária, ao longo do ano letivo de 2022/2023. Este processo está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade Lusófona, realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras. Este documento divide-se em quatro áreas de intervenção: 1- Lecionação; 2- Direção de Turma; 3- Desporto Escolar; 4- Seminário, relatando as escolhas e decisões pedagógicas concretizadas em cada área do estágio, os desafios e as estratégias abordadas para os ultrapassar. O estágio pedagógico foi dos momentos mais importantes na minha formação, tendo a oportunidade de colocar em prática conhecimentos e aprendizagens teóricas adquiridas ao longo de todo o percurso académico, estando em constante processo de reflexão, autocritica e aperfeiçoamento. Na área da Lecionação, estive responsável pela turma do 8ºA, onde foram visíveis os progressos a nível individual e de turma, perante os objetivos estabelecidos. Foi notória a evolução dos alunos presentes no projeto especifico de lecionação, concluindo o ano letivo com um melhor aproveitamento das suas competências físicas. De realçar ainda a semana de Professor a Tempo Inteiro que me ajudou a melhorar alguns aspetos na intervenção com os alunos e a recolher dados para a preparação do projeto de seminário. Na direção de turma destaca-se o projeto interdisciplinar do 8ºAno, a feira da cultura, e o projeto especifico, a sustentabilidade enquanto cidadão. Estes projetos levaram a uma maior aproximação dos alunos com as diversas problemáticas presentes na sociedade, desenvolvendo nos alunos os valores de responsabilidade, exigência, reflexão e inovação, cidadania, participação e liberdade, que se encontram presentes no Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. No desporto escolar, integrei o núcleo de canoagem, tendo sido visível o progresso dos alunos ao nível das habilidades técnicas e das suas capacidades físicas, através do projeto especifico, desenvolvimento da força média e dos membros superiores, promovendo a consciência acerca da importância do trabalho das diferentes capacidades motoras. No seminário, foi realizado um documento orientador com diversos instrumentos para as diversas abordagens da matéria de orientação, sendo que o principal problema observado era a falta de um percurso fixo na ECO. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Decisões pedagógicas; Estratégias; Reflexão; Progresso
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2023
2024-01-05T19:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14420
TID:203442865
url http://hdl.handle.net/10437/14420
identifier_str_mv TID:203442865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136836274094080