Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Francisco Leitão Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11509
Resumo: Este documento relata a minha participação enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no ano letivo 2019/2020. Ao longo do documento são descritas as opções tomadas na lecionação e direção de turma de um 12.º ano e na liderança de um núcleo de desporto escolar de voleibol. Todo o processo de ensino-aprendizagem foi orientado tendo por base a diferenciação do ensino, sendo que, as principais opções passaram pela organização do espaço por áreas, pela realização exercícios globais condicionados de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos e pela adequação da área dos conhecimentos às situações de promoção da aptidão motora, de uma turma em regime de opções. São igualmente referidas as atividades realizadas tendo em vista o desenvolvimento da consciência cívica, da cidadania e da saúde e bem-estar, nomeadamente, um projeto interdisciplinar focado no Desenvolvimento Sustentável e preservação do ambiente, uma saída de campo na Tapada Nacional de Mafra e a realização de convívios e competições desportivas. É ainda apresentada uma proposta de criação, aplicação e discussão de provas de aferição internas, baseadas nos pressupostos da organização das comunidades de aprendizagem profissional e no trabalho colaborativo entre professores, para combater o efeito carrossel das aprendizagens.
id RCAP_bd7b0071bd317b71c8160ef50144c1e6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de CarcavelosMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOS CURRICULARESDIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARINTERDISCIPLINARIDADESPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGCURRICULAR INTERNSHIPSFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSINTERDISCIPLINARITYEste documento relata a minha participação enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no ano letivo 2019/2020. Ao longo do documento são descritas as opções tomadas na lecionação e direção de turma de um 12.º ano e na liderança de um núcleo de desporto escolar de voleibol. Todo o processo de ensino-aprendizagem foi orientado tendo por base a diferenciação do ensino, sendo que, as principais opções passaram pela organização do espaço por áreas, pela realização exercícios globais condicionados de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos e pela adequação da área dos conhecimentos às situações de promoção da aptidão motora, de uma turma em regime de opções. São igualmente referidas as atividades realizadas tendo em vista o desenvolvimento da consciência cívica, da cidadania e da saúde e bem-estar, nomeadamente, um projeto interdisciplinar focado no Desenvolvimento Sustentável e preservação do ambiente, uma saída de campo na Tapada Nacional de Mafra e a realização de convívios e competições desportivas. É ainda apresentada uma proposta de criação, aplicação e discussão de provas de aferição internas, baseadas nos pressupostos da organização das comunidades de aprendizagem profissional e no trabalho colaborativo entre professores, para combater o efeito carrossel das aprendizagens.This document represents a report of my engagement as an intern teacher at the Primary and Secondary School of Carcavelos, in the 2019/2020 academic year. Throughout the document, the actions and decisions related to the teaching and management of a 12th grade class and the leadership of a school volleyball sport nucleus are described. The entire teaching-learning process was guided based upon creating teaching differentiation, the main options being the organization of space by areas and global exercises conditioned according to the students learning needs and the adequacy of the area from knowledge to scene settings, leading to the enhancement of motor aptitude, in a group setting, following various options. The activities carried out focused on the development of civic awareness, citizenship and health with well-being also included. An interdisciplinary project also focused on Sustainable Development and the preservation of the environment, through a field trip to the Tapada Nacional de Mafra, where social gatherings and sports competitions were held. A proposal for the creation, application and discussion of internal measurement tests, based on assumptions of the organization of professional learning communities and on collaborative work between teachers, to combat the carousel effect of learning, is also presented.2020-12-10T19:30:57Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11509TID:202539288porGrilo, Francisco Leitão Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:57.468096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Grilo, Francisco Leitão Lima
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
INTERDISCIPLINARIDADE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
CURRICULAR INTERNSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
INTERDISCIPLINARITY
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
author Grilo, Francisco Leitão Lima
author_facet Grilo, Francisco Leitão Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Francisco Leitão Lima
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
INTERDISCIPLINARIDADE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
CURRICULAR INTERNSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
INTERDISCIPLINARITY
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
INTERDISCIPLINARIDADE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
CURRICULAR INTERNSHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
INTERDISCIPLINARITY
description Este documento relata a minha participação enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no ano letivo 2019/2020. Ao longo do documento são descritas as opções tomadas na lecionação e direção de turma de um 12.º ano e na liderança de um núcleo de desporto escolar de voleibol. Todo o processo de ensino-aprendizagem foi orientado tendo por base a diferenciação do ensino, sendo que, as principais opções passaram pela organização do espaço por áreas, pela realização exercícios globais condicionados de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos e pela adequação da área dos conhecimentos às situações de promoção da aptidão motora, de uma turma em regime de opções. São igualmente referidas as atividades realizadas tendo em vista o desenvolvimento da consciência cívica, da cidadania e da saúde e bem-estar, nomeadamente, um projeto interdisciplinar focado no Desenvolvimento Sustentável e preservação do ambiente, uma saída de campo na Tapada Nacional de Mafra e a realização de convívios e competições desportivas. É ainda apresentada uma proposta de criação, aplicação e discussão de provas de aferição internas, baseadas nos pressupostos da organização das comunidades de aprendizagem profissional e no trabalho colaborativo entre professores, para combater o efeito carrossel das aprendizagens.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10T19:30:57Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11509
TID:202539288
url http://hdl.handle.net/10437/11509
identifier_str_mv TID:202539288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131266647326720