Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14419 |
Resumo: | O presente documento trata de relatar os principais resultados e reflexões do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras no ano letivo de 2022/2023. O Estágio foi realizado em 4 vertentes: área da Lecionação, área da Direção de Turma, área do Desporto Escolar e área do Seminário. Tanto na área da Lecionação como na da Direção de Turma o foco da intervenção passou pelo desenvolvimento do trabalho cooperativo. Nas aulas de Educação Física procurou-se a criação de ambientes cooperativos recorrendo à definição dos grupos de trabalho e objetivos de cariz individual e de grupo que permitissem o desenvolvimento de competências além dos conteúdos relativos às técnicas e teorias das Atividades Físicas e Desportivas, Aptidão Física e Conhecimentos. Em paralelo, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em conjunto com a Diretora de Turma, foi desenvolvido o projeto das Horas de Estudo em Grupo. Procurando o desenvolvimento da autonomia do trabalho em grupo e resolução de conflitos, recorreu-se a uma vertente de monitorização do professor em momentos de trabalho em grupo progredindo ao longo do projeto para um trabalho mais autónomo. A realização da Saída de Campo onde se exploraram em ambiente extraescolar diversas atividades de exploração e contacto com a natureza, permitiram que se trabalhasse também com vista ao desenvolvimento de competências na área da saúde, bem-estar e ambiente. Na área do Desporto Escolar o trabalho foi desenvolvido junto do grupo-equipa de Voleibol e teve como objetivo final a aquisição das competências em situação de jogo 4x4, passando por uma abordagem progressiva a este modelo de jogo. A passagem pelo jogo 3x3 mostrou-se fundamental numa aquisição equilibrada e completa das competências básicas para o modelo 4x4, tomando em conta a idade e pouca experiência das atletas. Como enriquecimento do processo de Estágio destacou-se o Projeto Professor a Tempo Inteiro, onde foi possível contactar com maior proximidade com os professores do Grupo de Educação Física e com alunos em diferentes etapas de aprendizagem e necessidades. Assim, desenvolveram-se estratégias de atuação pedagógicas diferenciadas, sobretudo na matéria da Dança, foco do projeto. Este projeto em conjunto com uma análise da realidade da Escola desde o início do Estágio Pedagógico, pôs em evidência a necessidade de repensar a abordagem da matéria da Dança na Escola Conde de Oeiras. Desta forma, no Seminário, foi aprofundada a problemática da Lecionação e Avaliação da Dança junto dos professores de Educação Física, baseando a intervenção em bibliografia relevante relativa aos constrangimentos e estratégias da abordagem desta matéria no ensino |
id |
RCAP_8720e41b13015e65cc95780f101ebb6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14419 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de OeirasMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINODESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMASPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSO presente documento trata de relatar os principais resultados e reflexões do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras no ano letivo de 2022/2023. O Estágio foi realizado em 4 vertentes: área da Lecionação, área da Direção de Turma, área do Desporto Escolar e área do Seminário. Tanto na área da Lecionação como na da Direção de Turma o foco da intervenção passou pelo desenvolvimento do trabalho cooperativo. Nas aulas de Educação Física procurou-se a criação de ambientes cooperativos recorrendo à definição dos grupos de trabalho e objetivos de cariz individual e de grupo que permitissem o desenvolvimento de competências além dos conteúdos relativos às técnicas e teorias das Atividades Físicas e Desportivas, Aptidão Física e Conhecimentos. Em paralelo, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em conjunto com a Diretora de Turma, foi desenvolvido o projeto das Horas de Estudo em Grupo. Procurando o desenvolvimento da autonomia do trabalho em grupo e resolução de conflitos, recorreu-se a uma vertente de monitorização do professor em momentos de trabalho em grupo progredindo ao longo do projeto para um trabalho mais autónomo. A realização da Saída de Campo onde se exploraram em ambiente extraescolar diversas atividades de exploração e contacto com a natureza, permitiram que se trabalhasse também com vista ao desenvolvimento de competências na área da saúde, bem-estar e ambiente. Na área do Desporto Escolar o trabalho foi desenvolvido junto do grupo-equipa de Voleibol e teve como objetivo final a aquisição das competências em situação de jogo 4x4, passando por uma abordagem progressiva a este modelo de jogo. A passagem pelo jogo 3x3 mostrou-se fundamental numa aquisição equilibrada e completa das competências básicas para o modelo 4x4, tomando em conta a idade e pouca experiência das atletas. Como enriquecimento do processo de Estágio destacou-se o Projeto Professor a Tempo Inteiro, onde foi possível contactar com maior proximidade com os professores do Grupo de Educação Física e com alunos em diferentes etapas de aprendizagem e necessidades. Assim, desenvolveram-se estratégias de atuação pedagógicas diferenciadas, sobretudo na matéria da Dança, foco do projeto. Este projeto em conjunto com uma análise da realidade da Escola desde o início do Estágio Pedagógico, pôs em evidência a necessidade de repensar a abordagem da matéria da Dança na Escola Conde de Oeiras. Desta forma, no Seminário, foi aprofundada a problemática da Lecionação e Avaliação da Dança junto dos professores de Educação Física, baseando a intervenção em bibliografia relevante relativa aos constrangimentos e estratégias da abordagem desta matéria no ensinoThis document aims to report the main results and reflections of the Pedagogical Internship held in Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras in the school year 2022/2023. The internship was carried out in 4 areas: Teaching, Class Direction, School Sports, and Seminar. Both in the area of Teaching and in the area of Class Direction the focus of intervention was the development of cooperative work. In Physical Education classes, the creation of cooperative environments was sought through the definition of work groups and individual and group objectives that allowed the development of competences beyond the contents related to the techniques and theories of Physical and Sportive Activities, Physical Fitness and Knowledge. In parallel, in the subject of Citizenship and Development, together with the Class Director, the Group Study Hours project was developed. In order to develop the autonomy of group work and conflict resolution, the teacher monitored the group work, progressing throughout the project to a more autonomous work. The Field Trip, where several activities were explored in an out-of-school environment to explore and come in contact with nature, also allowed work to be done with a view to developing skills in the area of health, well-being and environment. In the area of School Sports, the work was developed with the Volleyball team-group and had as a final goal the acquisition of the competences of a 4x4 game, going through a progressive approach to this game model. The passage through the 3x3 game proved to be fundamental in a balanced and complete acquisition of the basic competences for the 4x4 model, considering the age and little experience of the athletes. As an enrichment of the Internship process, the Full Time Teacher Project stood out, where it was possible to have closer contact with the teachers of the Physical Education Group and with students with different stages of learning and needs. Thus, it was developed a series of differentiated pedagogical strategies, especially in Dance, the focus of the project. This project together with an analysis of the reality of the school since the beginning of the Pedagogical Training, highlighted the need to rethink the approach to the subject of Dance in Conde de Oeiras School. Thus, in the Seminar, the problematic of Teaching and Evaluation of Dance was deepened among the Physical Education teachers, basing the intervention on relevant bibliography concerning the constraints and strategies of the approach of this subject in teaching.2024-01-05T19:33:28Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14419TID:203442792porCalado, Mariana Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T01:36:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:06.606352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras |
title |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras Calado, Mariana Saraiva MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras |
author |
Calado, Mariana Saraiva |
author_facet |
Calado, Mariana Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Mariana Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
description |
O presente documento trata de relatar os principais resultados e reflexões do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclo Conde de Oeiras no ano letivo de 2022/2023. O Estágio foi realizado em 4 vertentes: área da Lecionação, área da Direção de Turma, área do Desporto Escolar e área do Seminário. Tanto na área da Lecionação como na da Direção de Turma o foco da intervenção passou pelo desenvolvimento do trabalho cooperativo. Nas aulas de Educação Física procurou-se a criação de ambientes cooperativos recorrendo à definição dos grupos de trabalho e objetivos de cariz individual e de grupo que permitissem o desenvolvimento de competências além dos conteúdos relativos às técnicas e teorias das Atividades Físicas e Desportivas, Aptidão Física e Conhecimentos. Em paralelo, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em conjunto com a Diretora de Turma, foi desenvolvido o projeto das Horas de Estudo em Grupo. Procurando o desenvolvimento da autonomia do trabalho em grupo e resolução de conflitos, recorreu-se a uma vertente de monitorização do professor em momentos de trabalho em grupo progredindo ao longo do projeto para um trabalho mais autónomo. A realização da Saída de Campo onde se exploraram em ambiente extraescolar diversas atividades de exploração e contacto com a natureza, permitiram que se trabalhasse também com vista ao desenvolvimento de competências na área da saúde, bem-estar e ambiente. Na área do Desporto Escolar o trabalho foi desenvolvido junto do grupo-equipa de Voleibol e teve como objetivo final a aquisição das competências em situação de jogo 4x4, passando por uma abordagem progressiva a este modelo de jogo. A passagem pelo jogo 3x3 mostrou-se fundamental numa aquisição equilibrada e completa das competências básicas para o modelo 4x4, tomando em conta a idade e pouca experiência das atletas. Como enriquecimento do processo de Estágio destacou-se o Projeto Professor a Tempo Inteiro, onde foi possível contactar com maior proximidade com os professores do Grupo de Educação Física e com alunos em diferentes etapas de aprendizagem e necessidades. Assim, desenvolveram-se estratégias de atuação pedagógicas diferenciadas, sobretudo na matéria da Dança, foco do projeto. Este projeto em conjunto com uma análise da realidade da Escola desde o início do Estágio Pedagógico, pôs em evidência a necessidade de repensar a abordagem da matéria da Dança na Escola Conde de Oeiras. Desta forma, no Seminário, foi aprofundada a problemática da Lecionação e Avaliação da Dança junto dos professores de Educação Física, baseando a intervenção em bibliografia relevante relativa aos constrangimentos e estratégias da abordagem desta matéria no ensino |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01T00:00:00Z 2023 2024-01-05T19:33:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/14419 TID:203442792 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/14419 |
identifier_str_mv |
TID:203442792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136836299259904 |