Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina Maria Passos Costa e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28889
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_8839b1ee0bc80e0519387a466da85ca7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infânciaCiências e experiênciasAprendizagem ativaConhecimento do mundoSciences and experiencesActive learningWorld knowledge501:372.85372.85:501371.388373.2Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de creche e de jardim de infância que visou promover nas crianças atitudes e competências inerentes à aprendizagem das ciências. O projeto sob o tema - Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância - partiu da identificação do interesse das crianças pela realização de experiências ligadas às ciências. Através da observação, da interação com as crianças e de uma reflexão conjunta com as educadoras cooperantes, foi possível identificar um grande interesse das crianças por atividades experimentais e uma grande curiosidade em saber mais sobre alguns fenómenos naturais. Este projeto visou responder ao interesse das crianças, ampliar a sua curiosidade, criar oportunidades de experimentação e descoberta no domínio das ciências, salvaguardando a necessária articulação com outras áreas e domínios de conteúdo para a educação pré-escolar. No jardim de infância as estratégias pedagógicas envolveram a realização de atividades experimentais e a introdução de alguns materiais na área das ciências. Quanto à intervenção em creche, as estratégias foram ao encontro das características do grupo de crianças, centrando-se na exploração de novos materiais e objetos. A intervenção no jardim de infância ampliou a curiosidade das crianças sobre diferentes fenómenos do meio ambiente, promoveu a aquisição de algumas atitudes e competências científicas, assim como o desenvolvimento de novos conhecimentos. Em creche, as atividades de exploração permitiram às crianças o contacto com novos materiais, desenvolver uma observação mais atenta e alargar os seus conhecimentos em relação ao ambiente que as rodeia.This report presents the pedagogical interventional project, developed in crèche and preschool context which aims to promote attitudes and competencies related to the learning of science. The project -“Ask, explore e discover about the surrounding (physical) world in crèche and preschool”- started bearing in mind the children’s interests regarding the experiences in sciences. Through observation, interaction with children and cooperating teachers’ thoughtfulness, it was possible to identify children’s great interest in experimental activities and a great curiosity to know more about natural phenomenons. This project aimed to fulfil children’s expectations, developing their curiosity, creating experimental opportunities in the sciences area, not forgetting the other learning areas of preschool teaching. Therefore, in preschool the pedagogical strategies were based on experimental activities and on the introduction of some materials in the sciences area. As far as the nursery school is concerned, the strategies were implemented according the children’s ages, focusing on exploring new materials and objects. The intervention in preschool broadened children’s curiosity about different phenomenons related to surrounding world, promoted the acquisition of scientific competencies, as well as developed new knowledge. In the crèche context, the exploring activities allowed children to contact with new materials, develop an eager observation and widen their knowledge related to the surrounding environment.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoSilva, Cristina Maria Passos Costa e2013-05-202013-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:00.445327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância
title Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância
spellingShingle Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância
Silva, Cristina Maria Passos Costa e
Ciências e experiências
Aprendizagem ativa
Conhecimento do mundo
Sciences and experiences
Active learning
World knowledge
501:372.85
372.85:501
371.388
373.2
title_short Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância
title_full Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância
title_fullStr Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância
title_full_unstemmed Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância
title_sort Perguntar, explorar e descobrir sobre o mundo físico na creche e no jardim de infância
author Silva, Cristina Maria Passos Costa e
author_facet Silva, Cristina Maria Passos Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristina Maria Passos Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências e experiências
Aprendizagem ativa
Conhecimento do mundo
Sciences and experiences
Active learning
World knowledge
501:372.85
372.85:501
371.388
373.2
topic Ciências e experiências
Aprendizagem ativa
Conhecimento do mundo
Sciences and experiences
Active learning
World knowledge
501:372.85
372.85:501
371.388
373.2
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-20
2013-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28889
url http://hdl.handle.net/1822/28889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132985318965248