"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Soraia Daniela Teixeira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57298
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_03b2a9a71066de03755f7d6a8f8c5701
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprenderAprendizagem ativaAtividades e projetosEducação pré-escolarActive learningActivities and projectsPreschool educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim-de-infância, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A intervenção pedagógica baseou-se na Metodologia de Trabalho de Projeto de forma a promover a participação ativa da criança na construção de aprendizagens integradas e o seu desejo de aprender. Esta ação teve em conta os princípios de investigação-ação, envolvendo a observação das crianças e do contexto, a planificação e a implementação de estratégias educativas adequadas, assim como a sua análise reflexiva. O tema do projeto surge no âmbito de um tópico que as crianças pretenderam investigar. Ao longo do projeto foram realizadas atividades de pesquisa, de partilha e debate de ideias e de representação. Foram introduzidos, na sala, novos materiais pedagógicos e foi possível contar com o envolvimento das famílias. As propostas pedagógicas desenvolvidas responderam às curiosidades e dúvidas das crianças, expandiram e aprofundaram os seus conhecimentos sobre o interior do corpo humano, favoreceram a aprendizagem ativa em diferentes áreas curriculares, envolveram as famílias e deram um contributo relevante para promover a curiosidade e o desejo de aprender.This report describes and analyses a project of educational intervention developed in a kindergarten environment, in a context of supervised teaching practice in order to obtain the masters degree on kindergarten teaching. The before mentioned educational intervention was based on project work in a way of promoting the active participation of children, integrated learning as well as their curiosity and desire for knowledge. This action took in consideration the principles of action-investigation, including observation of both children and their context, planning and enforcing adequate teaching strategies, as well as a reflexive analysis. The project focused on a topic that children chose to explore. Throughout the project, research, sharing and discussion of ideas and representation activities were carried out. New educational materials were introduced in classroom and it was also possible to count on the involvement of families in such activities. These strategies were planned and developed to answer the curiosity and doubts of children, allowing the deepening of their knowledge about the human body. The educational proposals developed were an answer to children’s interests and also a main contribute to promote curiosity and desire to learn. Once they were focused on learning about the human body, active learning processes were favoured, intertwining knowledge from different areas of the curriculum and involving the families.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoCosta, Soraia Daniela Teixeira da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57298por202100685info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:02.160497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
title "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
spellingShingle "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
Costa, Soraia Daniela Teixeira da
Aprendizagem ativa
Atividades e projetos
Educação pré-escolar
Active learning
Activities and projects
Preschool education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
title_full "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
title_fullStr "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
title_full_unstemmed "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
title_sort "O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
author Costa, Soraia Daniela Teixeira da
author_facet Costa, Soraia Daniela Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Soraia Daniela Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Atividades e projetos
Educação pré-escolar
Active learning
Activities and projects
Preschool education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem ativa
Atividades e projetos
Educação pré-escolar
Active learning
Activities and projects
Preschool education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57298
url http://hdl.handle.net/1822/57298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202100685
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132240866705408