"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57298 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_03b2a9a71066de03755f7d6a8f8c5701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57298 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprenderAprendizagem ativaAtividades e projetosEducação pré-escolarActive learningActivities and projectsPreschool educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim-de-infância, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A intervenção pedagógica baseou-se na Metodologia de Trabalho de Projeto de forma a promover a participação ativa da criança na construção de aprendizagens integradas e o seu desejo de aprender. Esta ação teve em conta os princípios de investigação-ação, envolvendo a observação das crianças e do contexto, a planificação e a implementação de estratégias educativas adequadas, assim como a sua análise reflexiva. O tema do projeto surge no âmbito de um tópico que as crianças pretenderam investigar. Ao longo do projeto foram realizadas atividades de pesquisa, de partilha e debate de ideias e de representação. Foram introduzidos, na sala, novos materiais pedagógicos e foi possível contar com o envolvimento das famílias. As propostas pedagógicas desenvolvidas responderam às curiosidades e dúvidas das crianças, expandiram e aprofundaram os seus conhecimentos sobre o interior do corpo humano, favoreceram a aprendizagem ativa em diferentes áreas curriculares, envolveram as famílias e deram um contributo relevante para promover a curiosidade e o desejo de aprender.This report describes and analyses a project of educational intervention developed in a kindergarten environment, in a context of supervised teaching practice in order to obtain the masters degree on kindergarten teaching. The before mentioned educational intervention was based on project work in a way of promoting the active participation of children, integrated learning as well as their curiosity and desire for knowledge. This action took in consideration the principles of action-investigation, including observation of both children and their context, planning and enforcing adequate teaching strategies, as well as a reflexive analysis. The project focused on a topic that children chose to explore. Throughout the project, research, sharing and discussion of ideas and representation activities were carried out. New educational materials were introduced in classroom and it was also possible to count on the involvement of families in such activities. These strategies were planned and developed to answer the curiosity and doubts of children, allowing the deepening of their knowledge about the human body. The educational proposals developed were an answer to children’s interests and also a main contribute to promote curiosity and desire to learn. Once they were focused on learning about the human body, active learning processes were favoured, intertwining knowledge from different areas of the curriculum and involving the families.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoCosta, Soraia Daniela Teixeira da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57298por202100685info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:02.160497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender |
title |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender |
spellingShingle |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender Costa, Soraia Daniela Teixeira da Aprendizagem ativa Atividades e projetos Educação pré-escolar Active learning Activities and projects Preschool education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender |
title_full |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender |
title_fullStr |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender |
title_full_unstemmed |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender |
title_sort |
"O que está debaixo da pele?": promover a curiosidade e o desejo de aprender |
author |
Costa, Soraia Daniela Teixeira da |
author_facet |
Costa, Soraia Daniela Teixeira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Soraia Daniela Teixeira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa Atividades e projetos Educação pré-escolar Active learning Activities and projects Preschool education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem ativa Atividades e projetos Educação pré-escolar Active learning Activities and projects Preschool education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57298 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202100685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132240866705408 |