Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lopes, Miguel Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4980
Resumo: O presente estudo apresenta como objectivo analisar qual o papel que o tipo e a abrangência cultural desempenham na promoção da aprendizagem organizacional, operacionalizada em termos do funcionamento de mecanismos de aprendizagem organizacional. Os dados foram recolhidos, via questionário, em três departamentos distintos. Os resultados encontrados, através da realização de uma ANOVA, apoiam a hipótese de que o departamento que apresenta predominantemente uma cultura de apoio denota uma maior aprendizagem. A hipótese que postula que o departamento onde o tipo de cultura de apoio é predominante apresenta uma maior percepção de eficácia em termos de aprendizagem, foi parcialmente confirmada, com o recurso a testes não paramétricos. A terceira hipótese, que indica que o departamento com maior abrangência cultural apresenta maior aprendizagem, foi, igualmente, confirmada. Serão também discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.
id RCAP_2e65a52329d929f76080b5bbdcdebc03
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência culturalAprendizagem organizacionalCultura organizacionalMecanismos de aprendizagem organizacionalEficácia percebidaOrganizational learningOrganizational cultureOrganizational learning mechanismsPerceived effectivenessO presente estudo apresenta como objectivo analisar qual o papel que o tipo e a abrangência cultural desempenham na promoção da aprendizagem organizacional, operacionalizada em termos do funcionamento de mecanismos de aprendizagem organizacional. Os dados foram recolhidos, via questionário, em três departamentos distintos. Os resultados encontrados, através da realização de uma ANOVA, apoiam a hipótese de que o departamento que apresenta predominantemente uma cultura de apoio denota uma maior aprendizagem. A hipótese que postula que o departamento onde o tipo de cultura de apoio é predominante apresenta uma maior percepção de eficácia em termos de aprendizagem, foi parcialmente confirmada, com o recurso a testes não paramétricos. A terceira hipótese, que indica que o departamento com maior abrangência cultural apresenta maior aprendizagem, foi, igualmente, confirmada. Serão também discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.In this study we discuss the role of cultural type and cultural breadth on organizational learning. Organizational learning is here operationalized as the optimal functioning of Organizational Learning Mechanisms (OLM). Data were collected via questionnaire in three different departments. Results confirmed the hypothesis that the department with higher support culture evidences higher learning. The hypothesis that the department with higher support culture evidences higher learning perceived effectiveness was partially confirmed. The third hypothesis, that the department with cultural breadth evidences higher learning was also confirmed. In the end, we discuss the main conclusions and implications of this study.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAPalma, Patrícia Jardim Trindade Martins daLopes, Miguel Pereira2016-10-15T15:02:00Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4980porComportamento Organizacional e Gestão, 11, 133-1570872-9662info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:48.723776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
title Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
spellingShingle Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Mecanismos de aprendizagem organizacional
Eficácia percebida
Organizational learning
Organizational culture
Organizational learning mechanisms
Perceived effectiveness
title_short Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
title_full Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
title_fullStr Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
title_full_unstemmed Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
title_sort Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
author Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
author_facet Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
Lopes, Miguel Pereira
author_role author
author2 Lopes, Miguel Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
Lopes, Miguel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Mecanismos de aprendizagem organizacional
Eficácia percebida
Organizational learning
Organizational culture
Organizational learning mechanisms
Perceived effectiveness
topic Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Mecanismos de aprendizagem organizacional
Eficácia percebida
Organizational learning
Organizational culture
Organizational learning mechanisms
Perceived effectiveness
description O presente estudo apresenta como objectivo analisar qual o papel que o tipo e a abrangência cultural desempenham na promoção da aprendizagem organizacional, operacionalizada em termos do funcionamento de mecanismos de aprendizagem organizacional. Os dados foram recolhidos, via questionário, em três departamentos distintos. Os resultados encontrados, através da realização de uma ANOVA, apoiam a hipótese de que o departamento que apresenta predominantemente uma cultura de apoio denota uma maior aprendizagem. A hipótese que postula que o departamento onde o tipo de cultura de apoio é predominante apresenta uma maior percepção de eficácia em termos de aprendizagem, foi parcialmente confirmada, com o recurso a testes não paramétricos. A terceira hipótese, que indica que o departamento com maior abrangência cultural apresenta maior aprendizagem, foi, igualmente, confirmada. Serão também discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005-01-01T00:00:00Z
2016-10-15T15:02:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4980
url http://hdl.handle.net/10400.12/4980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Comportamento Organizacional e Gestão, 11, 133-157
0872-9662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130089255862272