Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4980 |
Resumo: | O presente estudo apresenta como objectivo analisar qual o papel que o tipo e a abrangência cultural desempenham na promoção da aprendizagem organizacional, operacionalizada em termos do funcionamento de mecanismos de aprendizagem organizacional. Os dados foram recolhidos, via questionário, em três departamentos distintos. Os resultados encontrados, através da realização de uma ANOVA, apoiam a hipótese de que o departamento que apresenta predominantemente uma cultura de apoio denota uma maior aprendizagem. A hipótese que postula que o departamento onde o tipo de cultura de apoio é predominante apresenta uma maior percepção de eficácia em termos de aprendizagem, foi parcialmente confirmada, com o recurso a testes não paramétricos. A terceira hipótese, que indica que o departamento com maior abrangência cultural apresenta maior aprendizagem, foi, igualmente, confirmada. Serão também discutidas as principais conclusões e implicações do estudo. |
id |
RCAP_2e65a52329d929f76080b5bbdcdebc03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4980 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência culturalAprendizagem organizacionalCultura organizacionalMecanismos de aprendizagem organizacionalEficácia percebidaOrganizational learningOrganizational cultureOrganizational learning mechanismsPerceived effectivenessO presente estudo apresenta como objectivo analisar qual o papel que o tipo e a abrangência cultural desempenham na promoção da aprendizagem organizacional, operacionalizada em termos do funcionamento de mecanismos de aprendizagem organizacional. Os dados foram recolhidos, via questionário, em três departamentos distintos. Os resultados encontrados, através da realização de uma ANOVA, apoiam a hipótese de que o departamento que apresenta predominantemente uma cultura de apoio denota uma maior aprendizagem. A hipótese que postula que o departamento onde o tipo de cultura de apoio é predominante apresenta uma maior percepção de eficácia em termos de aprendizagem, foi parcialmente confirmada, com o recurso a testes não paramétricos. A terceira hipótese, que indica que o departamento com maior abrangência cultural apresenta maior aprendizagem, foi, igualmente, confirmada. Serão também discutidas as principais conclusões e implicações do estudo.In this study we discuss the role of cultural type and cultural breadth on organizational learning. Organizational learning is here operationalized as the optimal functioning of Organizational Learning Mechanisms (OLM). Data were collected via questionnaire in three different departments. Results confirmed the hypothesis that the department with higher support culture evidences higher learning. The hypothesis that the department with higher support culture evidences higher learning perceived effectiveness was partially confirmed. The third hypothesis, that the department with cultural breadth evidences higher learning was also confirmed. In the end, we discuss the main conclusions and implications of this study.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAPalma, Patrícia Jardim Trindade Martins daLopes, Miguel Pereira2016-10-15T15:02:00Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4980porComportamento Organizacional e Gestão, 11, 133-1570872-9662info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:48.723776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural |
title |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural |
spellingShingle |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da Aprendizagem organizacional Cultura organizacional Mecanismos de aprendizagem organizacional Eficácia percebida Organizational learning Organizational culture Organizational learning mechanisms Perceived effectiveness |
title_short |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural |
title_full |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural |
title_fullStr |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural |
title_full_unstemmed |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural |
title_sort |
Em busca de uma aprendizagem organizacional eficaz: O papel do tipo e da abrangência cultural |
author |
Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da |
author_facet |
Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da Lopes, Miguel Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Miguel Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da Lopes, Miguel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Cultura organizacional Mecanismos de aprendizagem organizacional Eficácia percebida Organizational learning Organizational culture Organizational learning mechanisms Perceived effectiveness |
topic |
Aprendizagem organizacional Cultura organizacional Mecanismos de aprendizagem organizacional Eficácia percebida Organizational learning Organizational culture Organizational learning mechanisms Perceived effectiveness |
description |
O presente estudo apresenta como objectivo analisar qual o papel que o tipo e a abrangência cultural desempenham na promoção da aprendizagem organizacional, operacionalizada em termos do funcionamento de mecanismos de aprendizagem organizacional. Os dados foram recolhidos, via questionário, em três departamentos distintos. Os resultados encontrados, através da realização de uma ANOVA, apoiam a hipótese de que o departamento que apresenta predominantemente uma cultura de apoio denota uma maior aprendizagem. A hipótese que postula que o departamento onde o tipo de cultura de apoio é predominante apresenta uma maior percepção de eficácia em termos de aprendizagem, foi parcialmente confirmada, com o recurso a testes não paramétricos. A terceira hipótese, que indica que o departamento com maior abrangência cultural apresenta maior aprendizagem, foi, igualmente, confirmada. Serão também discutidas as principais conclusões e implicações do estudo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005-01-01T00:00:00Z 2016-10-15T15:02:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/4980 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/4980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Comportamento Organizacional e Gestão, 11, 133-157 0872-9662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130089255862272 |