A partilha de publicações de marcas no Facebook pelos Millennials
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22986 |
Resumo: | O Facebook é, atualmente, para além de uma rede social, uma plataforma de comunicação para as marcas e de interação com os seus utilizadores. Esta pesquisa procura compreender quais os fatores que contribuem para a partilha de conteúdos das marcas, por parte dos millennials. Os millennials, também chamados de “nativos digitais”, acompanharam a revolução digital, assim como o surgimento e a evolução das redes sociais. Neste sentido, as marcas devem tê-los em grande consideração, tendo em conta que são considerados uma geração influente no que diz respeito à partilha de informação, credibilidade e tomadas de decisão. Foram realizadas duas fases de pesquisa. Na primeira fase recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, através da realização de 8 discussões em grupo e na segunda fase foi realizada uma pesquisa quantitativa, sob a forma de questionário, em que participaram 790 millennials portugueses. Conseguimos concluir que os conteúdos em formato imagem são mais propensos de serem partilhados em detrimento dos vídeos, links ou textos. No mesmo sentido, os conteúdos que transmitam emoções positivas, como a alegria ou a felicidade, são mais suscetíveis de ser partilhados, assim como publicações de cariz solidário e altruísta. Ainda sobre os fatores que contribuem para a partilha de conteúdos, verificámos que a fonte dos conteúdos é um fator preponderante para a partilha do mesmo e que a necessidade de informar os familiares e amigos demonstra ser uma das principais motivações para a partilha de conteúdos. |
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A partilha de publicações de marcas no Facebook pelos MillennialsMarketingRedes sociaisFacebookComportamento dos consumidoresMarcasO Facebook é, atualmente, para além de uma rede social, uma plataforma de comunicação para as marcas e de interação com os seus utilizadores. Esta pesquisa procura compreender quais os fatores que contribuem para a partilha de conteúdos das marcas, por parte dos millennials. Os millennials, também chamados de “nativos digitais”, acompanharam a revolução digital, assim como o surgimento e a evolução das redes sociais. Neste sentido, as marcas devem tê-los em grande consideração, tendo em conta que são considerados uma geração influente no que diz respeito à partilha de informação, credibilidade e tomadas de decisão. Foram realizadas duas fases de pesquisa. Na primeira fase recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, através da realização de 8 discussões em grupo e na segunda fase foi realizada uma pesquisa quantitativa, sob a forma de questionário, em que participaram 790 millennials portugueses. Conseguimos concluir que os conteúdos em formato imagem são mais propensos de serem partilhados em detrimento dos vídeos, links ou textos. No mesmo sentido, os conteúdos que transmitam emoções positivas, como a alegria ou a felicidade, são mais suscetíveis de ser partilhados, assim como publicações de cariz solidário e altruísta. Ainda sobre os fatores que contribuem para a partilha de conteúdos, verificámos que a fonte dos conteúdos é um fator preponderante para a partilha do mesmo e que a necessidade de informar os familiares e amigos demonstra ser uma das principais motivações para a partilha de conteúdos.Nowadays, besides being a social network, Facebook is a platform of communication for brands and for interaction with their users. This research looks forward to identifying and understanding which factors contribute to the brands content sharing by millennials. Millenials, also known as “digital natives”, have accompanied digital revolution, and both the emergence and the evolution of social networks. Taking this into account, brands must have them in great consideration, since they are considered an influent generation in what concerns information sharing, credibility and decision making. This research comprises two phases. In the first phase, it was conducted a qualitative research, through the dynamization of eight focus groups and in the second phase it was performed a quantitative research in the form of a survey, in which 790 Portuguese millennials have participated. It was concluded that image-based contents are more prone to be shared to the detriment of videos, links or texts sharing. Similarly, the contents that convey positive emotions, such as joy or happiness, are more susceptible of being shared, as well as solidarity and altruist posts. Still regarding the contributors factors for the contents sharing, we found that the contents source is a key factor for that. Besides, the need of informing relatives and friends demonstrate to be one of the main motivation for this sharing.Universidade de Aveiro2017-12-132017-12-13T00:00:00Z2019-12-13T09:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22986TID:201937522porPalma, Luís Carlos Venâncioinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:54Zoai:ria.ua.pt:10773/22986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:56.745491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Facebook é, atualmente, para além de uma rede social, uma plataforma de comunicação para as marcas e de interação com os seus utilizadores. Esta pesquisa procura compreender quais os fatores que contribuem para a partilha de conteúdos das marcas, por parte dos millennials. Os millennials, também chamados de “nativos digitais”, acompanharam a revolução digital, assim como o surgimento e a evolução das redes sociais. Neste sentido, as marcas devem tê-los em grande consideração, tendo em conta que são considerados uma geração influente no que diz respeito à partilha de informação, credibilidade e tomadas de decisão. Foram realizadas duas fases de pesquisa. Na primeira fase recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, através da realização de 8 discussões em grupo e na segunda fase foi realizada uma pesquisa quantitativa, sob a forma de questionário, em que participaram 790 millennials portugueses. Conseguimos concluir que os conteúdos em formato imagem são mais propensos de serem partilhados em detrimento dos vídeos, links ou textos. No mesmo sentido, os conteúdos que transmitam emoções positivas, como a alegria ou a felicidade, são mais suscetíveis de ser partilhados, assim como publicações de cariz solidário e altruísta. Ainda sobre os fatores que contribuem para a partilha de conteúdos, verificámos que a fonte dos conteúdos é um fator preponderante para a partilha do mesmo e que a necessidade de informar os familiares e amigos demonstra ser uma das principais motivações para a partilha de conteúdos. |
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