Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Estela Maria Martins Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3431
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_2e80eaae8d0e0b273abfce0ad19f708e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de casoUniversidade AbertaEnsino superiorElearningEnsino a distânciaEnsino virtualEnsino das matemáticasEnsino colaborativoCollaborative learningTeaching and learning statisticsHigher educationVirtual learning modelDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade AbertaA Matemática e a Estatística constituem áreas do conhecimento com um grau de complexidade elevado, com terminologia muito específica, sendo estes alguns fatores que podem potenciar a existência de obstáculos na aprendizagem dos conteúdos; estas preocupações agudizam-se quando falamos em ensino online dadas as características muito particulares deste modelo de ensino/aprendizagem. A escassa investigação sobre o ensino da Matemática/Estatística a nível académico superior suscitou um interesse acrescido em investigar questões de cariz pedagógico afetas ao ensino da Matemática e da Estatística em contexto virtual, nomeadamente no 2º ciclo de estudos da Universidade Aberta, UAb. Em termos gerais, a investigação pretende analisar a adaptação do estudante ao Modelo Pedagógico virtual definido pela UAb, bem como a importância de adaptar a metodologia de ensino a circunstâncias particulares, nomeadamente à falta de conhecimentos prévios considerados fulcrais; o estudo das interações estabelecidas entre pares e com o docente foi alvo de interesse na tentativa de entender como a aprendizagem colaborativa pode afetar a aprendizagem dos conteúdos programáticos. A metodologia assume uma abordagem mista, sendo o design da investigação um estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de observação direta, da aplicação de um questionário aos estudantes e uma entrevista à docente responsável por uma unidade curricular do Mestrado em Estatística, Matemática e Computação. Os estudantes envolvidos no estudo são de diferentes países. Do presente trabalho, emergiram conclusões entre as quais se destacam a existência de uma tendência para os estudantes utilizarem com maior preponderância os fóruns que conduzem a resultados mais visíveis na avaliação final existindo diferenças entre os estudantes na forma como participam nos fóruns de acordo com os seus países de origem. A heterogeneidade de conhecimentos matemáticos é uma condicionante à aprendizagem. A adesão ao Modelo Pedagógico virtual é entendida, na generalidade, pelos estudantes, principalmente no que se refere à importância da aprendizagem colaborativa.Mathematics and Statistics are highly complex fields of knowledge, with extremely specific terminology, which constitute some of the factors that may lead to obstacles in learning about contents; these concerns become even more applicable in the context of online education, in view of the very particular characteristics of this education / learning model. The scarce level of research on the subject of Mathematics / Statistics education in higher education has motivated additional interest in researching pedagogic issues with regard to education in Mathematics and Statistics in a virtual context, particularly in the 2nd study cycle of the Portuguese open university Universidade Aberta, UAb. In general terms, this research aims to examine the adaptation of students to the pedagogic model defined by UAb, as well as the importance of adapting the learning methodology to specific circumstances, such as a lack of essential background knowledge; close attention was paid to the study of interactions between peers and with the professor in an attempt to understand how collaborative learning can affect learning the contents of the syllabus. The methodology adopted follows a mixed approach, whereby the research design is a case study. The data was collected by means of direct observation, a survey submitted to students and an interview with the professor responsible for a curricular unit of the Master’s degree in Statistics, Mathematics and Computation. The students involved in this study come from different countries. From this work, conclusions were reached among which stand out the existence of a tendency for students to more preponderantly use the forums that lead to more visible results in their final evaluation, with differences between students in how they participate in the forums according to their country of origin. The heterogeneity of mathematical knowledge is a conditioning factor for learning. Observance of the pedagogic model is understood, in general, by the students, especially in as far as concerns the importance of collaborative learning.Oliveira, IsolinaRamos, Maria do RosárioRepositório AbertoGomes, Estela Maria Martins Teixeira2014-09-24T15:00:53Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3431TID:201140063porGomes, Estela Maria Martins Teixeira - Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2014. 190 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:27Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:43.355721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso
title Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso
spellingShingle Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso
Gomes, Estela Maria Martins Teixeira
Universidade Aberta
Ensino superior
Elearning
Ensino a distância
Ensino virtual
Ensino das matemáticas
Ensino colaborativo
Collaborative learning
Teaching and learning statistics
Higher education
Virtual learning model
title_short Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso
title_full Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso
title_fullStr Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso
title_full_unstemmed Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso
title_sort Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de caso
author Gomes, Estela Maria Martins Teixeira
author_facet Gomes, Estela Maria Martins Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Isolina
Ramos, Maria do Rosário
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Estela Maria Martins Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta
Ensino superior
Elearning
Ensino a distância
Ensino virtual
Ensino das matemáticas
Ensino colaborativo
Collaborative learning
Teaching and learning statistics
Higher education
Virtual learning model
topic Universidade Aberta
Ensino superior
Elearning
Ensino a distância
Ensino virtual
Ensino das matemáticas
Ensino colaborativo
Collaborative learning
Teaching and learning statistics
Higher education
Virtual learning model
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-24T15:00:53Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3431
TID:201140063
url http://hdl.handle.net/10400.2/3431
identifier_str_mv TID:201140063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Estela Maria Martins Teixeira - Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2014. 190 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135017348104192