A atividade de enriquecimento curricular - atividade física desportiva: representações e constrangimentos: estudo centrado em pais e encarregados de educação e coordenadores dos departamentos de Educação Física do Concelho de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Maria Elisabete Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6365
Resumo: A atividade de enriquecimento curricular - atividade física e desportiva tem como grande objetivo promover o desenvolvimento integral do aluno, favorecendo o reforço da oferta educativa numa perspetiva interdisciplinar e integrada com as restantes aprendizagens escolares. A pesquisa bibliográfica efetuada acerca desta temática permite-nos verificar que existem muitas questões a necessitarem de serem investigadas. Sendo assim, o nosso estudo pretende conhecer as representações de pais e encarregados de educação, professores e coordenadores do departamento de educação física face a esta atividade, bem como saber os principais constrangimentos que as afetam. Este estudo foi orientado por uma abordagem qualitativa tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas a pais e encarregados de educação e a coordenadores/responsáveis dos departamentos de educação física de escolas do concelho de Viseu. A técnica de análise de dados utlizada foi a análise de conteúdo. Os principais resultados deste estudo revelam que os pais e encarregados de educação consideram a atividade física e desportiva como um pilar importante na promoção de hábitos saudáveis nas crianças e que deveria ter um caráter obrigatório. Revelam poucos conhecimentos específicos sobre a atividade e a sua transversalidade ao nível de conteúdos e articulação com o professor titular e sobre as condições em que as mesmas se desenrolam. Os responsáveis e coordenadores de departamento de educação física indicam que existe a consciência da importância da mesma por parte dos agrupamentos. Porém, existe, muitas vezes, inadequação dos meios ao nível de espaços com as especificidades da atividade, desarticulação ao nível dos conteúdos com os professores titulares e um certo desfasamento entre a formação de muitos docentes e as exigências pedagógicas e didáticas que a atividade de enriquecimento curricular - atividade física e desportiva implica. Como tal, recorre-se, muitas vezes, ao improviso como forma de minimizar esses impactos ao longo do ano letivo.
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Sendo assim, o nosso estudo pretende conhecer as representações de pais e encarregados de educação, professores e coordenadores do departamento de educação física face a esta atividade, bem como saber os principais constrangimentos que as afetam. Este estudo foi orientado por uma abordagem qualitativa tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas a pais e encarregados de educação e a coordenadores/responsáveis dos departamentos de educação física de escolas do concelho de Viseu. A técnica de análise de dados utlizada foi a análise de conteúdo. Os principais resultados deste estudo revelam que os pais e encarregados de educação consideram a atividade física e desportiva como um pilar importante na promoção de hábitos saudáveis nas crianças e que deveria ter um caráter obrigatório. Revelam poucos conhecimentos específicos sobre a atividade e a sua transversalidade ao nível de conteúdos e articulação com o professor titular e sobre as condições em que as mesmas se desenrolam. Os responsáveis e coordenadores de departamento de educação física indicam que existe a consciência da importância da mesma por parte dos agrupamentos. Porém, existe, muitas vezes, inadequação dos meios ao nível de espaços com as especificidades da atividade, desarticulação ao nível dos conteúdos com os professores titulares e um certo desfasamento entre a formação de muitos docentes e as exigências pedagógicas e didáticas que a atividade de enriquecimento curricular - atividade física e desportiva implica. Como tal, recorre-se, muitas vezes, ao improviso como forma de minimizar esses impactos ao longo do ano letivo.The curricular enrichment activity - physical and sport activity has as main objective promote the integral development of the student, encouraging the strengthening of educational provision in an interdisciplinary and integrated perspective with the other school learnings. The bibliographical research about this theme allows us to verify that there are many issues that need to be investigated. Thus, our study seeks to examine the representations of parents and guardians, teachers and coordinators of the departments of physical education in relation to this activity, as well as learn the main constraints that affect them. This study was guided by to qualitative approach and have been made fifteen semi-structured interviews with parents and guardians and the coordinators / responsible of the physical education departments from the schools of Viseu. The date’s analysis technique used was content analysis. The main results of this study showed that parents and guardians consider the physical and sport activity as an important pillar in the promotion of healthy habits in children and that it should have a compulsory character. They reveal little specific knowledge on the activity and its mainstreaming at the content level and articulation with the professor and on the conditions in which they unfold. The leaders and coordinators of physical education departments indicate that there is an awareness of the importance of the physical and sportive activity of the groupings. However, there is often inadequacy of means concerning spaces related with the specificities of this activity, disarticulation of contents with the titular professors and a certain gap between the formation of many teachers and pedagogical and didactic requirements that the curriculum enrichment activities - physical activity and sports entails. As such, it is, many times, to improvisation as a way to minimize these impacts during the school year.2016-08-19T10:23:52Z2016-08-19T00:00:00Z2016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6365porPais, Maria Elisabete Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:47.528138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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