Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Sérgio Luiz de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5398
Resumo: Neste trabalho analisamos o processo de formação dos profissionais de Educação Física que atuam em programas de atividade física para idosos e sua relação com a prática pedagógica. Tomamos como questão de partida compreender que influência o currículo praticado nos cursos superiores de Educação Física tem produzido na prática pedagógica dos professores que trabalham com idosos. Elencamos como objetivo da pesquisa analisar a formação do profissional de Educação Física que atua em programas de atividade física para idosos na cidade do Recife, numa relação entre sua formação e prática pedagógica. De forma específica objetivamos caracterizar a formação dos profissionais de Educação Física numa referencia aos elementos de aproximação e distanciamento da relação formação acadêmicos e prática pedagógica; conhecer a forma como os professores visualizam a sua própria formação acadêmica para a sua prática pedagógica; vivenciar os conteúdos curriculares dos cursos de Educação Física que existem na cidade do Recife; Estruturamos a pesquisa em três capítulos. No primeiro capítulo intitulado Educação Física para toda vida, realizamos uma revisão literária do assunto, onde apresentamos o estado da arte do tema. Nessa revisão elaboramos uma discussão sobre a atividade física e o bem estar do idoso, os profissionais de educação física no Brasil, a qualidade de vida do idoso e as especificidades da terceira idade em relação à atividade física e finalizamos com uma leitura sobre o currículo numa perspectiva de mudanças. No segundo capítulo, intitulado Caminhos metodológicos da investigação, apresentamos a natureza metodológica da pesquisa, no tocante ao tipo de pesquisa, objetivos, sujeitos e lócus, como também os instrumentos de recolha de dados e os procedimentos de análise utilizados na investigação. No terceiro capítulo, que tem como título Análise e discussão dos resultados, analisamos as questões que nortearam a pesquisa com base nos dados coletados no campo através do questionário aplicado aos 80 alunos de duas turmas em seu último período de formação acadêmica sendo 40 de uma Universidade e 40 de outra e nas 02 entrevistas realizadas com os professores das instituições investigadas que foram a Universidade de Pernambuco/UPE e a Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO, ambas localizadas na cidade do Recife/PE. Por fim, apresentamos às considerações finais estabelecendo os alcances e limites da investigação no tocante a função do currículo dos cursos de educação física, a atividade física para o idoso e a prática pedagógica dos professores de educação física voltadas para o idoso.
id RCAP_2e95b48bda6d1daea1c09400bb06ebeb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idososEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO FÍSICAPRÁTICAS PEDAGÓGICASFORMAÇÃO DE PROFESSORESQUALIDADE DE VIDAIDOSOSMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONPHYSICAL EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESTEACHERS EDUCATIONQUALITY OF LIFEELDERLYNeste trabalho analisamos o processo de formação dos profissionais de Educação Física que atuam em programas de atividade física para idosos e sua relação com a prática pedagógica. Tomamos como questão de partida compreender que influência o currículo praticado nos cursos superiores de Educação Física tem produzido na prática pedagógica dos professores que trabalham com idosos. Elencamos como objetivo da pesquisa analisar a formação do profissional de Educação Física que atua em programas de atividade física para idosos na cidade do Recife, numa relação entre sua formação e prática pedagógica. De forma específica objetivamos caracterizar a formação dos profissionais de Educação Física numa referencia aos elementos de aproximação e distanciamento da relação formação acadêmicos e prática pedagógica; conhecer a forma como os professores visualizam a sua própria formação acadêmica para a sua prática pedagógica; vivenciar os conteúdos curriculares dos cursos de Educação Física que existem na cidade do Recife; Estruturamos a pesquisa em três capítulos. No primeiro capítulo intitulado Educação Física para toda vida, realizamos uma revisão literária do assunto, onde apresentamos o estado da arte do tema. Nessa revisão elaboramos uma discussão sobre a atividade física e o bem estar do idoso, os profissionais de educação física no Brasil, a qualidade de vida do idoso e as especificidades da terceira idade em relação à atividade física e finalizamos com uma leitura sobre o currículo numa perspectiva de mudanças. No segundo capítulo, intitulado Caminhos metodológicos da investigação, apresentamos a natureza metodológica da pesquisa, no tocante ao tipo de pesquisa, objetivos, sujeitos e lócus, como também os instrumentos de recolha de dados e os procedimentos de análise utilizados na investigação. No terceiro capítulo, que tem como título Análise e discussão dos resultados, analisamos as questões que nortearam a pesquisa com base nos dados coletados no campo através do questionário aplicado aos 80 alunos de duas turmas em seu último período de formação acadêmica sendo 40 de uma Universidade e 40 de outra e nas 02 entrevistas realizadas com os professores das instituições investigadas que foram a Universidade de Pernambuco/UPE e a Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO, ambas localizadas na cidade do Recife/PE. Por fim, apresentamos às considerações finais estabelecendo os alcances e limites da investigação no tocante a função do currículo dos cursos de educação física, a atividade física para o idoso e a prática pedagógica dos professores de educação física voltadas para o idoso.In this work we analyze the process of formation of physical education professionals engaged in physical activity programs for the elderly and its relationship to pedagogical practice. We take as a starting point to understand what influence the curriculum practiced in university courses of Physical Education has produced in the pedagogical practices of teachers who work with the elderly. We list the objective of the research was to analyze the formation of the physical education professionals working in physical activity programs for the elderly in the city of Recife, a relationship between their training and teaching practice. Specifically we aimed to characterize the training of Physical Education in a reference to the elements of closeness and distance ratio academic training and teaching practice; know how teachers envision their own academic training for their practice; experience the content of the courses of physical education that exist in the city of Recife; Structure the research in three chapters. In the first chapter titled Physical Education for life, we conducted a literature review of the subject, where we present the state of the art theme. In this review we developed a discussion about physical activity and well-being of the elderly, the physical education professionals in Brazil, the quality of life of elderly and characteristics of old age in relation to physical activity and finalized with a reading of the curriculum in perspective changes. In the second chapter, entitled Paths methodological research, we present the methodological nature of the research regarding the type of research, objectives, subject and locus, as well as the instruments for data collection and analysis procedures used in research. In the third chapter, which is entitled Analysis and discussion of results, we analyze the issues that guided the research based on field data collected through the questionnaire administered to 80 students in two classes in their last period of academic training and 40 of a University and 40 and the other 02 interviews with teachers of the institutions surveyed which were the University of Pernambuco / UPE and the Universidade Salgado de Oliveira / UNIVERSE, both located in the city of Recife / PE. Finally, we present concluding remarks to establishing the scope and limits of research regarding the role of the curriculum of physical education, physical activity for the elderly and the pedagogical practice of physical education teachers facing the elderly.2014-07-24T10:03:37Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5398TID:201252988porAbreu, Sérgio Luiz de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:30.941134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos
title Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos
spellingShingle Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos
Abreu, Sérgio Luiz de Oliveira
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
QUALIDADE DE VIDA
IDOSOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
QUALITY OF LIFE
ELDERLY
title_short Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos
title_full Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos
title_fullStr Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos
title_full_unstemmed Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos
title_sort Formação profissional e prática pedagógica em educação física com idosos
author Abreu, Sérgio Luiz de Oliveira
author_facet Abreu, Sérgio Luiz de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Sérgio Luiz de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
QUALIDADE DE VIDA
IDOSOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
QUALITY OF LIFE
ELDERLY
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
QUALIDADE DE VIDA
IDOSOS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
QUALITY OF LIFE
ELDERLY
description Neste trabalho analisamos o processo de formação dos profissionais de Educação Física que atuam em programas de atividade física para idosos e sua relação com a prática pedagógica. Tomamos como questão de partida compreender que influência o currículo praticado nos cursos superiores de Educação Física tem produzido na prática pedagógica dos professores que trabalham com idosos. Elencamos como objetivo da pesquisa analisar a formação do profissional de Educação Física que atua em programas de atividade física para idosos na cidade do Recife, numa relação entre sua formação e prática pedagógica. De forma específica objetivamos caracterizar a formação dos profissionais de Educação Física numa referencia aos elementos de aproximação e distanciamento da relação formação acadêmicos e prática pedagógica; conhecer a forma como os professores visualizam a sua própria formação acadêmica para a sua prática pedagógica; vivenciar os conteúdos curriculares dos cursos de Educação Física que existem na cidade do Recife; Estruturamos a pesquisa em três capítulos. No primeiro capítulo intitulado Educação Física para toda vida, realizamos uma revisão literária do assunto, onde apresentamos o estado da arte do tema. Nessa revisão elaboramos uma discussão sobre a atividade física e o bem estar do idoso, os profissionais de educação física no Brasil, a qualidade de vida do idoso e as especificidades da terceira idade em relação à atividade física e finalizamos com uma leitura sobre o currículo numa perspectiva de mudanças. No segundo capítulo, intitulado Caminhos metodológicos da investigação, apresentamos a natureza metodológica da pesquisa, no tocante ao tipo de pesquisa, objetivos, sujeitos e lócus, como também os instrumentos de recolha de dados e os procedimentos de análise utilizados na investigação. No terceiro capítulo, que tem como título Análise e discussão dos resultados, analisamos as questões que nortearam a pesquisa com base nos dados coletados no campo através do questionário aplicado aos 80 alunos de duas turmas em seu último período de formação acadêmica sendo 40 de uma Universidade e 40 de outra e nas 02 entrevistas realizadas com os professores das instituições investigadas que foram a Universidade de Pernambuco/UPE e a Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO, ambas localizadas na cidade do Recife/PE. Por fim, apresentamos às considerações finais estabelecendo os alcances e limites da investigação no tocante a função do currículo dos cursos de educação física, a atividade física para o idoso e a prática pedagógica dos professores de educação física voltadas para o idoso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24T10:03:37Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5398
TID:201252988
url http://hdl.handle.net/10437/5398
identifier_str_mv TID:201252988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131251775373312