Tecnologias da informção e comunicação: mudanças e desafios para a Banca em São Tomé e Príncipe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32406 |
Resumo: | No atual contexto, os mercados, os bancos, as empresas e os clientes estão vivendo um momento de digitalização que está transformando o conceito de fazer negócio. A exigência cada vez mais digital dos consumidores tem dado origem ao surgimento de novas empresas inovadoras no sector bancário, como é o caso das Fintechs, que disponibilizam serviços bancários através de aplicativos nos diversos dispositivos móveis acrescentando, assim, valor aos serviços. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a possibilidade de desmaterialização da banca em São Tomé e Príncipe. Para a sua realização será utilizada a metodologia de técnicas exploratórias e descritivas. Como resultado espera-se perceber a situação atual, em vários níveis, os benefícios da digitalização da banca santomense, assim como, identificar os riscos associados a este processo; Information and Communication Technologies: Changes and Challenges for Banking in São Tomé and Príncipe ABSTRACT: In the current context, markets, banks, businesses and customers are experiencing a digitizing moment that is transforming the concept of doing business. The increasingly digital demand from consumers has led to the emergence of innovative new companies in the banking sector, such as Fintechs, which provide banking services through applications across mobile devices, thus adding value to services. In this context, the present work presents as main objective to analyze the possibility of dematerialization of banking in Sao Tome and Principe. For this realization will be used the methodology of exploratory and descriptive techniques. As a result it is expected to realize the current situation, at various levels, the benefits of digitizing santomense banking, as well as identifying the risks associated with this process. |
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Tecnologias da informção e comunicação: mudanças e desafios para a Banca em São Tomé e PríncipeTransformação digitalBancaServiços FinanceirosFintechsMercados e ClientesDigital TransformationBankingFinancial ServicesMarkets and CustomersNo atual contexto, os mercados, os bancos, as empresas e os clientes estão vivendo um momento de digitalização que está transformando o conceito de fazer negócio. A exigência cada vez mais digital dos consumidores tem dado origem ao surgimento de novas empresas inovadoras no sector bancário, como é o caso das Fintechs, que disponibilizam serviços bancários através de aplicativos nos diversos dispositivos móveis acrescentando, assim, valor aos serviços. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a possibilidade de desmaterialização da banca em São Tomé e Príncipe. Para a sua realização será utilizada a metodologia de técnicas exploratórias e descritivas. Como resultado espera-se perceber a situação atual, em vários níveis, os benefícios da digitalização da banca santomense, assim como, identificar os riscos associados a este processo; Information and Communication Technologies: Changes and Challenges for Banking in São Tomé and Príncipe ABSTRACT: In the current context, markets, banks, businesses and customers are experiencing a digitizing moment that is transforming the concept of doing business. The increasingly digital demand from consumers has led to the emergence of innovative new companies in the banking sector, such as Fintechs, which provide banking services through applications across mobile devices, thus adding value to services. In this context, the present work presents as main objective to analyze the possibility of dematerialization of banking in Sao Tome and Principe. For this realization will be used the methodology of exploratory and descriptive techniques. As a result it is expected to realize the current situation, at various levels, the benefits of digitizing santomense banking, as well as identifying the risks associated with this process.Universidade de Évora2022-08-23T16:29:45Z2022-08-232022-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32406http://hdl.handle.net/10174/32406TID:203031741porDepartamento de Gestãoabdulaypires@hotmail.com256Santos, Abdulay Seydo Vaz Pires dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:27.035628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No atual contexto, os mercados, os bancos, as empresas e os clientes estão vivendo um momento de digitalização que está transformando o conceito de fazer negócio. A exigência cada vez mais digital dos consumidores tem dado origem ao surgimento de novas empresas inovadoras no sector bancário, como é o caso das Fintechs, que disponibilizam serviços bancários através de aplicativos nos diversos dispositivos móveis acrescentando, assim, valor aos serviços. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a possibilidade de desmaterialização da banca em São Tomé e Príncipe. Para a sua realização será utilizada a metodologia de técnicas exploratórias e descritivas. Como resultado espera-se perceber a situação atual, em vários níveis, os benefícios da digitalização da banca santomense, assim como, identificar os riscos associados a este processo; Information and Communication Technologies: Changes and Challenges for Banking in São Tomé and Príncipe ABSTRACT: In the current context, markets, banks, businesses and customers are experiencing a digitizing moment that is transforming the concept of doing business. The increasingly digital demand from consumers has led to the emergence of innovative new companies in the banking sector, such as Fintechs, which provide banking services through applications across mobile devices, thus adding value to services. In this context, the present work presents as main objective to analyze the possibility of dematerialization of banking in Sao Tome and Principe. For this realization will be used the methodology of exploratory and descriptive techniques. As a result it is expected to realize the current situation, at various levels, the benefits of digitizing santomense banking, as well as identifying the risks associated with this process. |
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