A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Marta Elisabete Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11212
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o papel das feiras de arte dentro dos mercados da arte em termos globais e, mais especificamente, caracterizar este nicho de mercado em Portugal, analisando a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa organizada pela Associação Portuguesa dos Antiquários (APA). Este trabalho inicia-se com a contextualização global das feiras de arte, onde são apresentados os diferentes processos de legitimação e as principais motivações sociais e económicas que influenciam os vários participantes nestes eventos, bem como as tendências atuais das feiras de arte. Além disso, são identificadas as principais características das feiras de arte e, ainda, os eventos com mais impacto internacional e as estratégias adotadas pelos mesmos num período bastante competitivo como é o atual. O estudo prossegue com a contextualização e caracterização da evolução das feiras de arte em Portugal com a intenção de compreender a representatividade deste evento no mercado da arte nacional. De igual modo, são apresentadas as características distintivas da Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa, realçando a sua importância nos contextos económico, cultural e artístico nacional, distinguindo a APA como uma associação profissional que legitima o comércio de obras de arte, principalmente das antiguidades, em Portugal. Por fim, apresenta-se um plano estratégico para a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa com os objetivos de otimizar e maximizar as relações entre a comissão organizadora da feira, os agentes do mercado e os visitantes, aproximando o evento aos padrões internacionais
id RCAP_2ef9cac3caa85dd988c153df46f1fa28
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquáriosMercados da arteFeiras de ArteNetworkingPlano de MarketingMarketing digitalArt marketsArt fairsNetworkingMarketing planDigital marketingEsta dissertação tem como objetivo analisar o papel das feiras de arte dentro dos mercados da arte em termos globais e, mais especificamente, caracterizar este nicho de mercado em Portugal, analisando a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa organizada pela Associação Portuguesa dos Antiquários (APA). Este trabalho inicia-se com a contextualização global das feiras de arte, onde são apresentados os diferentes processos de legitimação e as principais motivações sociais e económicas que influenciam os vários participantes nestes eventos, bem como as tendências atuais das feiras de arte. Além disso, são identificadas as principais características das feiras de arte e, ainda, os eventos com mais impacto internacional e as estratégias adotadas pelos mesmos num período bastante competitivo como é o atual. O estudo prossegue com a contextualização e caracterização da evolução das feiras de arte em Portugal com a intenção de compreender a representatividade deste evento no mercado da arte nacional. De igual modo, são apresentadas as características distintivas da Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa, realçando a sua importância nos contextos económico, cultural e artístico nacional, distinguindo a APA como uma associação profissional que legitima o comércio de obras de arte, principalmente das antiguidades, em Portugal. Por fim, apresenta-se um plano estratégico para a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa com os objetivos de otimizar e maximizar as relações entre a comissão organizadora da feira, os agentes do mercado e os visitantes, aproximando o evento aos padrões internacionaisThis dissertation aims to analyze the role of art fairs within the global art market, in particular, to characterize this market segment in Portugal, performing an analysis of the Lisbon Antiques Art Fair, organized by the Antiques Portuguese Association (APA). It begins with the global art fair context, in which we present the different legitimation processes and the main economic and social motivations that influence the participants on these events, as well as the current trends of this specific segment of the market. It is also identified the main goal of art fairs and the events that have a more international impact and their strategies in a period quite competitive as it is nowadays. The study continues with the context and description of the evolution in the portuguese art fairs with the intent to understand the representativeness of these events in the art market. At the same time, we present the distinctive features of the Lisbon Antiques Art Fair, highlighting its importance in economic, cultural and artistic contexts; and we distinguish the APA as a professional association that legitimates the art trade in Portugal, mainly in antiques. Finally, it is presented a strategic plan for the Lisbon Antiques Art Fair with the purpose to optimize and maximize the relationship between the organizing committee of the fair, the market players and visitors, bringing international standards to the event.2016-04-18T12:09:04Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11212TID:201025035porTavares, Marta Elisabete Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:18.155074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários
title A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários
spellingShingle A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários
Tavares, Marta Elisabete Silva
Mercados da arte
Feiras de Arte
Networking
Plano de Marketing
Marketing digital
Art markets
Art fairs
Networking
Marketing plan
Digital marketing
title_short A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários
title_full A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários
title_fullStr A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários
title_full_unstemmed A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários
title_sort A importância das feiras de arte: o caso da feira de arte e antiguidades da associação portuguesa dos antiquários
author Tavares, Marta Elisabete Silva
author_facet Tavares, Marta Elisabete Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Marta Elisabete Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mercados da arte
Feiras de Arte
Networking
Plano de Marketing
Marketing digital
Art markets
Art fairs
Networking
Marketing plan
Digital marketing
topic Mercados da arte
Feiras de Arte
Networking
Plano de Marketing
Marketing digital
Art markets
Art fairs
Networking
Marketing plan
Digital marketing
description Esta dissertação tem como objetivo analisar o papel das feiras de arte dentro dos mercados da arte em termos globais e, mais especificamente, caracterizar este nicho de mercado em Portugal, analisando a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa organizada pela Associação Portuguesa dos Antiquários (APA). Este trabalho inicia-se com a contextualização global das feiras de arte, onde são apresentados os diferentes processos de legitimação e as principais motivações sociais e económicas que influenciam os vários participantes nestes eventos, bem como as tendências atuais das feiras de arte. Além disso, são identificadas as principais características das feiras de arte e, ainda, os eventos com mais impacto internacional e as estratégias adotadas pelos mesmos num período bastante competitivo como é o atual. O estudo prossegue com a contextualização e caracterização da evolução das feiras de arte em Portugal com a intenção de compreender a representatividade deste evento no mercado da arte nacional. De igual modo, são apresentadas as características distintivas da Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa, realçando a sua importância nos contextos económico, cultural e artístico nacional, distinguindo a APA como uma associação profissional que legitima o comércio de obras de arte, principalmente das antiguidades, em Portugal. Por fim, apresenta-se um plano estratégico para a Feira de Arte e Antiguidades de Lisboa com os objetivos de otimizar e maximizar as relações entre a comissão organizadora da feira, os agentes do mercado e os visitantes, aproximando o evento aos padrões internacionais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-09
2016-04-18T12:09:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11212
TID:201025035
url http://hdl.handle.net/10071/11212
identifier_str_mv TID:201025035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134826082598912