Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Ribeiro e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29756
Resumo: Mestrado Bolonha Economia Monetária e Financeira
id RCAP_f4dfb1dfcdd84c95bae8c918174f78f7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventosComunicação integrada de marketingPlano de comunicação integrada de marketingComunicação InternaFeirasCongressosEventosIntegrated marketing communicationIntegrated marketing communication PlanInternal CommunicationFairsCongressesEventsMestrado Bolonha Economia Monetária e FinanceiraEste projeto pretende apresentar uma proposta de Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a empresa Lisbon Venues, detentora do Centro de Congressos de Lisboa e da FIL, e organizadora de feiras, congressos e eventos. O mesmo surge a fim de dar resposta à fraca comunicação da organização, a nível interno e externo, impedindo a maximização do seu volume de negócio. Desta forma, foram estabelecidos objetivos para impulsionar o awareness da Lisbon Venues. Por meio de estratégias de comunicação que proporcionam uma melhoria da comunicação interna da organização, um aumento da sua notoriedade e da formalização do seu re-branding, e a melhoria da fidelização de parcerias com fornecedores e clientes. A revisão de literatura que suporta este projeto aborda os conceitos de comunicação integrada de marketing e respetivos planos de CIM, o de eventos e, por fim, o da comunicação interna. Seguindo-se do plano em si, onde é feita uma análise da organização perante o mercado onde se insere, com vista a justificar os objetivos da investigação. Para estudar a envolvente atual, a fim de dar suporte a esta análise, foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos no processo de recolha de dados primários e dados secundários. Foram realizadas entrevistas a colaboradores da empresa e um inquérito por questionário on-line que reuniu 241 respostas válidas. Verificou-se a forte presença da organização no mercado nacional, e ao mesmo tempo, a dificuldade em transmitir uma mensagem uniforme, coerentes e concisas perante o seu público-alvo. Concluída a elaboração do plano foram desenvolvidas áreas de atuação para o próximo ano 2024, conforme as necessidades e públicos definidos para a organização, como a comunicação interna, comunicação on-line, publicidade, e colaboração com parcerias. Com o objetivo de aumentar e enquadrar a imagem e perceção real dos clientes e potenciais da Lisbon Venues.This project aims to present a proposal for an Integrated Marketing Communication Plan for the company Lisbon Venues, which owns the Lisbon Congress Centre and FIL, and organizes fairs, congresses, and events. It was designed to respond to the organization’s poor internal and external communication, which was preventing it from maximizing its turnover. Objectives were therefore set to boost awareness of Lisbon Venues. Through communication strategies that improve the organization’s internal communication, increase its notoriety, and formalize its re-branding, and improve the loyalty of partnerships with suppliers and clients. The literature review that supports this project covers the concepts of integrated marketing communication and the respective CIM plans, the events concept and, finally, the internal communication notion. This is followed by the plan itself, where an analysis is made of the organization in relation to the market in which it operates, with a view to justifying the research objectives. To study the current environment and to support this analysis, quantitative and qualitative methods were used to collect primary and secondary data. Interviews were carried out with company employees and an online questionnaire survey gathered 241 valid responses. The organization’s strong presence on the national Portuguese market was noted, but at the same time it was difficult to convey a uniform, coherent and concise message to its target audience. Once the plan had been drawn up, areas of action were developed for the coming year 2024, according to the needs and audiences defined for the organization, such as internal communication, online communication, advertising, and collaboration with partnerships. With the aim of increasing and framing the image and real perception of Lisbon Venues' clients and potential clients.Instituto Superior de Economia e GestãoHerter, Márcia MaurerRepositório da Universidade de LisboaSilva, Sofia Ribeiro e2024-01-10T14:30:36Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29756porSilva, Sofia Ribeiro e (2023). "Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:32:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:27.439020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
title Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
spellingShingle Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
Silva, Sofia Ribeiro e
Comunicação integrada de marketing
Plano de comunicação integrada de marketing
Comunicação Interna
Feiras
Congressos
Eventos
Integrated marketing communication
Integrated marketing communication Plan
Internal Communication
Fairs
Congresses
Events
title_short Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
title_full Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
title_fullStr Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
title_full_unstemmed Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
title_sort Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
author Silva, Sofia Ribeiro e
author_facet Silva, Sofia Ribeiro e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Herter, Márcia Maurer
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sofia Ribeiro e
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação integrada de marketing
Plano de comunicação integrada de marketing
Comunicação Interna
Feiras
Congressos
Eventos
Integrated marketing communication
Integrated marketing communication Plan
Internal Communication
Fairs
Congresses
Events
topic Comunicação integrada de marketing
Plano de comunicação integrada de marketing
Comunicação Interna
Feiras
Congressos
Eventos
Integrated marketing communication
Integrated marketing communication Plan
Internal Communication
Fairs
Congresses
Events
description Mestrado Bolonha Economia Monetária e Financeira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2024-01-10T14:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29756
url http://hdl.handle.net/10400.5/29756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Sofia Ribeiro e (2023). "Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136893504323584