Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29756 |
Resumo: | Mestrado Bolonha Economia Monetária e Financeira |
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Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventosComunicação integrada de marketingPlano de comunicação integrada de marketingComunicação InternaFeirasCongressosEventosIntegrated marketing communicationIntegrated marketing communication PlanInternal CommunicationFairsCongressesEventsMestrado Bolonha Economia Monetária e FinanceiraEste projeto pretende apresentar uma proposta de Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a empresa Lisbon Venues, detentora do Centro de Congressos de Lisboa e da FIL, e organizadora de feiras, congressos e eventos. O mesmo surge a fim de dar resposta à fraca comunicação da organização, a nível interno e externo, impedindo a maximização do seu volume de negócio. Desta forma, foram estabelecidos objetivos para impulsionar o awareness da Lisbon Venues. Por meio de estratégias de comunicação que proporcionam uma melhoria da comunicação interna da organização, um aumento da sua notoriedade e da formalização do seu re-branding, e a melhoria da fidelização de parcerias com fornecedores e clientes. A revisão de literatura que suporta este projeto aborda os conceitos de comunicação integrada de marketing e respetivos planos de CIM, o de eventos e, por fim, o da comunicação interna. Seguindo-se do plano em si, onde é feita uma análise da organização perante o mercado onde se insere, com vista a justificar os objetivos da investigação. Para estudar a envolvente atual, a fim de dar suporte a esta análise, foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos no processo de recolha de dados primários e dados secundários. Foram realizadas entrevistas a colaboradores da empresa e um inquérito por questionário on-line que reuniu 241 respostas válidas. Verificou-se a forte presença da organização no mercado nacional, e ao mesmo tempo, a dificuldade em transmitir uma mensagem uniforme, coerentes e concisas perante o seu público-alvo. Concluída a elaboração do plano foram desenvolvidas áreas de atuação para o próximo ano 2024, conforme as necessidades e públicos definidos para a organização, como a comunicação interna, comunicação on-line, publicidade, e colaboração com parcerias. Com o objetivo de aumentar e enquadrar a imagem e perceção real dos clientes e potenciais da Lisbon Venues.This project aims to present a proposal for an Integrated Marketing Communication Plan for the company Lisbon Venues, which owns the Lisbon Congress Centre and FIL, and organizes fairs, congresses, and events. It was designed to respond to the organization’s poor internal and external communication, which was preventing it from maximizing its turnover. Objectives were therefore set to boost awareness of Lisbon Venues. Through communication strategies that improve the organization’s internal communication, increase its notoriety, and formalize its re-branding, and improve the loyalty of partnerships with suppliers and clients. The literature review that supports this project covers the concepts of integrated marketing communication and the respective CIM plans, the events concept and, finally, the internal communication notion. This is followed by the plan itself, where an analysis is made of the organization in relation to the market in which it operates, with a view to justifying the research objectives. To study the current environment and to support this analysis, quantitative and qualitative methods were used to collect primary and secondary data. Interviews were carried out with company employees and an online questionnaire survey gathered 241 valid responses. The organization’s strong presence on the national Portuguese market was noted, but at the same time it was difficult to convey a uniform, coherent and concise message to its target audience. Once the plan had been drawn up, areas of action were developed for the coming year 2024, according to the needs and audiences defined for the organization, such as internal communication, online communication, advertising, and collaboration with partnerships. With the aim of increasing and framing the image and real perception of Lisbon Venues' clients and potential clients.Instituto Superior de Economia e GestãoHerter, Márcia MaurerRepositório da Universidade de LisboaSilva, Sofia Ribeiro e2024-01-10T14:30:36Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29756porSilva, Sofia Ribeiro e (2023). "Plano de comunicação integrada de marketing para a Lisbon venues: feiras, congressos e eventos". 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