A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Rita Goucha de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5233
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2f0354434b0f83b04e089c558170ca6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!CriançaRelação pedagógicaAfetividadeGestão do grupoChildrenPedagogical relationshipAffectionGroup managementRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarNa educação de infância, a relação pedagógica entre o/a educador/a é essencial para o desenvolvimento da criança e para a gestão do grupo, sendo essa construída diariamente. Porém, para o seu desenvolvimento, é essencial a presença da afetividade, de forma que as crianças se sintam seguras e confortáveis. Este relatório reflete questões como: a afetividade é a base para a criação da relação pedagógica entre o/a educador/a e a criança? A afetividade impossibilita ou possibilita a gestão do grupo? Estas questões acompanharam-me na Prática Profissional Supervisionada em Creche junto de um grupo de treze crianças com dois anos e em Jardim de Infância com um grupo de quinze crianças, com três, quatro e cinco anos. No percurso da prática, foi possível observar ações e reações das crianças, dos grupos e das equipas educativas que valorizei e me fizeram definir a problemática “A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!”. Assim, é minha intenção com este relatório compreender se é possível construir, através da afetividade, uma relação pedagógica e se esta (im)possibilita a gestão do grupo de crianças. Foram realizadas as caracterizações das valências de Creche e de Jardim de Infância e a análise reflexiva da minha intervenção, de forma a relacionar a problemática com o percurso definido para ambos os contextos. Para ser possível responder à problemática mais significativa que esteve presente em ambos os contextos, foi necessário observar os grupos, as crianças e as relações destas com as equipas educativas. Foi ainda essencial realizar entrevistas às educadoras e auxiliares, para que fosse possível compreender as suas conceções sobre a problemática. Para elas só é possível a gestão do grupo através de uma relação pedagógica baseada na afetividade. Foi através da afetividade que construí a relação pedagógica com as crianças e foi, também, através desta que me foi possível gerir os grupos de crianças.ABSTRACT In child’s education, the pedagogical relationship between educator and child is essential for the second’s development and for group management, being this relation build daily. However, for child’s development, the presence of affection is essential in order for them to feel safe and comfortable. This report reflects upon questions such as: is affection the base for the establishment of the pedagogical relationship between child and educator? Does affection hinders or allows group management? These questions have accompanied me through Supervised Professional Practice, in Nursery, with thirteen two years old children and in Kindergarten, with fifteen children aging from three to five. Trough practice was possible to observe action and reactions of children, their groups and of educating teams which I valued and made me define the problematic: “The affection in pedagogical relationship and child’s group management: a crossroad!”. Therefore, it is my intention with this report to understand if it is possible to build, trough affection, a pedagogical relationship and if this hinders or allows child’s group management. Characterization of the valences of Crèche and Kindergarten were made as well as the reflexive analysis of my intervention, in order to relate the problem with both contexts. For better understanding of the problematic approached in both contexts and for more clarifying answers regarding it, observation of groups, children and their relations with educating teams was necessary. Interviewing educators and auxiliary personal was essential to understand their conceptions regarding the problem presented. For them, the only way to manage the group is through a pedagogical relationship based upon affection. It was through affection I build pedagogical relationship with the children and it was through this as well I was able to manage children’s groups.Lino, DalilaSimões, AnaRCIPLCarvalho, Ana Rita Goucha de2015-10-02T13:38:45Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5233TID:201349000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:32.227149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!
title A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!
spellingShingle A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!
Carvalho, Ana Rita Goucha de
Criança
Relação pedagógica
Afetividade
Gestão do grupo
Children
Pedagogical relationship
Affection
Group management
title_short A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!
title_full A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!
title_fullStr A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!
title_full_unstemmed A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!
title_sort A afetividade na relação pedagógica e na gestão do grupo de crianças: um percurso cruzado!
author Carvalho, Ana Rita Goucha de
author_facet Carvalho, Ana Rita Goucha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Rita Goucha de
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Relação pedagógica
Afetividade
Gestão do grupo
Children
Pedagogical relationship
Affection
Group management
topic Criança
Relação pedagógica
Afetividade
Gestão do grupo
Children
Pedagogical relationship
Affection
Group management
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-02T13:38:45Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5233
TID:201349000
url http://hdl.handle.net/10400.21/5233
identifier_str_mv TID:201349000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403296038912