Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana Afonso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52360
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_2f0dd6324e2c175a24dc23bce9be5808
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didáticaHistória modernaRenascimentoHistória - Estudo e ensinoReforma protestanteRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III do Mestrado em Ensino de História do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário tem como objetivo apresentar as opções didáticas tomadas na lecionação do bloco didático. O núcleo de estágio onde decorreu esta iniciação foi a Escola D. Pedro V pertencente ao Agrupamento de Escolas das Laranjeiras. O tema “Impérios (séculos XVI-XVII), Renascimento e Reforma- uma proposta didática” enquadra-se no ponto 5- Expansão e mudança nos séculos XV e XVI do programa do 8º ano da disciplina de História. Esta unidade didática foca-se na Idade Moderna sendo que tem início com a expansão portuguesa para fora do continente europeu culminando no surgimento dos grandes impérios europeus e a sua presença nos vários continentes. Primeiramente o enfoque é colocado no Império português e nas formas de exploração escolhidas para cada continente- africano, americano e asiático. Também ao Império Espanhol foi dedicada uma aula com a apresentação das relações estabelecidas com as civilizações que viviam no território americano- os Maias, Incas e Astecas. Depois virou-se a atenção para o contexto português onde se observou a conjuntura que levou à União Ibérica e mais tarde à Restauração da Independência- fruto da crise do Império Espanhol que entrou em declínio em inícios do século XVII, devido a variados fatores nomeadamente a ascensão dos Impérios do Norte da Europa- Holandês e Inglês. Em Itália no século XIV surge um movimento cultural- o Renascimento que veio a alterar a mentalidade e a arte. Por fim o movimento Protestante que fez ruir a supremacia da Igreja Católica no continente Europeu. O objetivo principal que dirigiu a planificação do bloco didático e que por sua vez ilustra a proposta didática aqui presente passa pela vontade de estabelecer uma importância da localização espácio-temporal, da humanização das personagens históricas e do desenvolvimento do gosto pela História.This Supervised Teaching Practice Report was developed in the context of the course unit of Initiation of Professional Practice III of the master’s in history teaching in the 3rd cycle of basic education and Secondary Education with the purpose of presenting the didactics options made in the teaching of the didactic block. The internship took place in the secondary school D. Pedro V which belongs to the school cluster of Laranjeiras. The theme “Empires (centuries XVI-XVII), Renaissance and Reform- a didactic proposal” is included in the topic 5- Expansion and change in the centuries of XV and XVI of the 8th grade history programme. This didactic unit focuses on the Modern Age being that it begins with the Portuguese expansion towards the African continent and climaxing with the rise of the European Empires. Firstly, the focus was placed on the Portuguese Empire and its ways of exploring each continent where they were present- African, American, and Asian. Also, one class was dedicated to the Spanish Empire, focusing the presentation on the relations between them and the American civilizations- Mayans, Aztecs, and Incas. Then the focus shifted to Portugal and the conjuncture that led to the Iberian Union and later the Restoration of Independence, product of the Spanish Empire crisis that took place in the beginning of the XVII century. The reasons are varied, being that the ascension of the north European empires- Dutch and English- are one of the most significant. In the beginning of the XIV century, in Italy, a cultural movement, the Renaissance appeared, and changed the mentality and art. Lastly the Protestant movement crumbled the Catholic supremacy in Europe. The main purpose that steered the planification of the classes and that illustrates the didactic proposal is connected to a will of giving importance to the learning of the space and time location, the humanization of the historical figures and the development of an appreciation for History.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaPinto, Mariana Afonso2022-04-18T10:09:20Z20212021-06-082021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:29.103089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática
title Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática
spellingShingle Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática
Pinto, Mariana Afonso
História moderna
Renascimento
História - Estudo e ensino
Reforma protestante
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática
title_full Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática
title_fullStr Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática
title_full_unstemmed Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática
title_sort Os impérios (séculos XVI-XVII), renascimento e reforma : uma proposta didática
author Pinto, Mariana Afonso
author_facet Pinto, Mariana Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mariana Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv História moderna
Renascimento
História - Estudo e ensino
Reforma protestante
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic História moderna
Renascimento
História - Estudo e ensino
Reforma protestante
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-06-08
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-18T10:09:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52360
url http://hdl.handle.net/10451/52360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134585433358336