A arte no Renascimento – Uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Midões, Catarina dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57984
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_c49965168368d2eb703c99aaa99587e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte no Renascimento – Uma proposta didáticaArteRenascimentoCognitivismoConstrutivismoHistória - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada tem como objetivo mostrar a didática utilizada durante a lecionação de aulas, sendo que esta foi realizada tendo em vista as ideias presentes na Teoria Cognitiva e Construtivista de Jean Piaget. Sendo o tema do presente relatório, A arte no Renascimento – Uma proposta didática, o objeto do meu estudo e aquilo a que me proponho apresentar, é premente esclarecer no mesmo de que forma a teoria de Piaget e a paixão pela arte, tiveram influência na didática escolhida por mim, durante a lecionação da matéria sobre a arte no Renascimento aos alunos do 8ºano de escolaridade. Pretende-se igualmente patentear a importância da arte na cultura do Renascimento, bem como, evidenciar o seu impacto como protagonista no mesmo. É evidente a minha intenção de referir o contexto histórico, cultural e religioso em que o tema do relatório alude. De igual forma, deseja-se mostrar a importância da imagem como instrumento simbólico, objeto fundamental na evolução intelectual da criança e do pré-adolescente, numa didática de ensino coincidente com as ideias cognitivistas e construtivistas do psicólogo e biólogo Jean Piaget. Por outras palavras, almeja-se esclarecer as condições particulares que a imagem, respeitante consecutivamente à arte no período histórico anteriormente referido, pode alcançar na construção de um pensamento completo e crítico na mente de uma pessoa pré-adolescente e adolescente. Com isto, indico a relevância que a imagem pode ter num método de ensino, à partida, somente teórico, e que através dela, pode completar a didática, tornando-a mais prática, e apelativa para aqueles que estão ainda em fase de construção das suas próprias personalidades. O presente relatório de prática de ensino supervisionada vai ao encontro das especificidades intelectuais e psicológicas dos pré-adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e 14 anos. Considerei também essencial que a didática por mim utilizada fosse ao encontro das motivações e expectativas dos alunos, tendo sempre em consideração, de igual forma, um conjunto de aprendizagens essenciais, incrementadas no programa do manual escolar da disciplina de História, utilizado pela Escola Básica Alto dos Moinhos. De grosso modo o que me proponho apresentar, encontra-se incluído numa proposta de ensino cuja figura central será sempre o aluno, conciliando, portanto, a minha paixão pela História, pela Arte, mais propriamente, no Renascimento, época histórica por mim fascinante, com a concretização de uma didática dinâmica e ativa, que contribui para o incremento de mentes desenvolvidas, independentes, ativas e analíticas.This Supervised Teaching Practice Report aims to show the didactics used during the teaching of classes, which was carried out in view of the ideas present in Jean Piaget's Cognitive and Constructivist Theory. As the subject of this report, Art in the Renaissance – A didactic proposal, the object of my study and what I propose to present, it is urgent to clarify in it how Piaget's theory and the passion for art had an influence on the didactic chosen by me, during the teaching of the subject on Art in the Renaissance to the students of the 8th year of schooling. It is also intended to demonstrate the importance of art in the culture of the Renaissance, as well as to highlight its impact as a protagonist in it. My intention is clear to refer to the historical, cultural and religious context in which the subject of the report alludes. Likewise, we want to show the importance of the image as a symbolic instrument, a fundamental object in the intellectual evolution of children and pre-adolescents, in a teaching didactic that coincides with the cognitivist and constructivist ideas of the psychologist and biologist Jean Piaget. In other words, the aim is to clarify the particular conditions that the image, consecutively referring to art in the aforementioned historical period, can achieve in the construction of a complete and critical thought in the mind of a pre-adolescent and adolescent person. With this, I indicate the relevance that the image can have in a teaching method, at the outset, only theoretical, and that through it, can complete the didactic, making it more practical, and appealing to those who are still in the construction phase of their own personalities. This supervised teaching practice report meets the intellectual and psychological specificities of pre-adolescents aged between 13 and 14 years old. I also considered it essential that the didactics used by me would meet the motivations and expectations of the students, always taking into account, in the same way, a set of essential learning, increased in the program of the school manual of the discipline of History, used by Escola Básica Alto dos Moinhos. Roughly speaking, what I propose to present is included in a teaching proposal whose central figure will always be the student, reconciling, therefore, my passion for History, for Art, more specifically, in the Renaissance, a fascinating historical period for me, with the implementation of a dynamic and active didactic, which contributes to the increment of developed, independent, active and analytical minds.Monteiro, Miguel Maria Santos CorreiaRepositório da Universidade de LisboaMidões, Catarina dos Santos2023-06-06T13:45:39Z2023-03-272023-03-062023-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:23.464960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte no Renascimento – Uma proposta didática
title A arte no Renascimento – Uma proposta didática
spellingShingle A arte no Renascimento – Uma proposta didática
Midões, Catarina dos Santos
Arte
Renascimento
Cognitivismo
Construtivismo
História - Estudo e ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A arte no Renascimento – Uma proposta didática
title_full A arte no Renascimento – Uma proposta didática
title_fullStr A arte no Renascimento – Uma proposta didática
title_full_unstemmed A arte no Renascimento – Uma proposta didática
title_sort A arte no Renascimento – Uma proposta didática
author Midões, Catarina dos Santos
author_facet Midões, Catarina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Midões, Catarina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Renascimento
Cognitivismo
Construtivismo
História - Estudo e ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Arte
Renascimento
Cognitivismo
Construtivismo
História - Estudo e ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06T13:45:39Z
2023-03-27
2023-03-06
2023-03-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57984
url http://hdl.handle.net/10451/57984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134638489206784