Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Isabel Custódio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5644
Resumo: O objetivo deste trabalho foi examinar os efeitos do treino e destreino de força explosiva em basquetebolistas pré-púberes, comparando a diferença entre sexos. Dez crianças basquetebolistas (6 rapazes e 4 raparigas), com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, foram divididas em 2 grupos tendo em conta o seu sexo. Os participantes foram avaliados no sprint de 25 metros, no sprint Zig-Zag (zz) 30 metros e no lançamento de bola medicinal (LBM) antes do início do treino de força de 8 semanas (T1), no final do mesmo (T2) e após um período de destreino de 4 semanas (T3). Os resultados deste estudo indicaram que um programa de treino de força explosiva aplicado durante 8 semanas oferece ganhos de performance em ambos os sexos no LBM. No grupo masculino verificaram-se melhorias consideráveis no sprint zz 30 metros. No grupo feminino os ganhos foram verificados no sprint de 25 metros. Após o período de destreino, não foram percebidas diferenças significativas entre rapazes e raparigas no que diz respeito ao comportamento da performance após esta fase. Sendo que 4 semanas não são suficientes para haver perdas significativas de performance.
id RCAP_2f148fa40f79863647844133d0c97172
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativoBasquetebolDestreino.Pré-PúberesTrabalho de ForçaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO objetivo deste trabalho foi examinar os efeitos do treino e destreino de força explosiva em basquetebolistas pré-púberes, comparando a diferença entre sexos. Dez crianças basquetebolistas (6 rapazes e 4 raparigas), com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, foram divididas em 2 grupos tendo em conta o seu sexo. Os participantes foram avaliados no sprint de 25 metros, no sprint Zig-Zag (zz) 30 metros e no lançamento de bola medicinal (LBM) antes do início do treino de força de 8 semanas (T1), no final do mesmo (T2) e após um período de destreino de 4 semanas (T3). Os resultados deste estudo indicaram que um programa de treino de força explosiva aplicado durante 8 semanas oferece ganhos de performance em ambos os sexos no LBM. No grupo masculino verificaram-se melhorias consideráveis no sprint zz 30 metros. No grupo feminino os ganhos foram verificados no sprint de 25 metros. Após o período de destreino, não foram percebidas diferenças significativas entre rapazes e raparigas no que diz respeito ao comportamento da performance após esta fase. Sendo que 4 semanas não são suficientes para haver perdas significativas de performance.The aim of the current study was to determine the effects of an explosive strength training program and detraining period in a group of pre pubertal young basketball players. In addition, we also compared the differences between sexes. A group of 10 young basketball players (6 boys and 4 girls), with ages between 11 and 12 years old were divided by sex. The participants were assessed on sprint 25 meters, zig zag sprint 30 meters, medicinal ball throw, before the start of the 8 weeks of the strength training program (T1), after (T2), and at the end of a period of 4 weeks of detraining (T3). The results of this study showed that 8 weeks of explosive strength training increased the medicinal ball throw in both groups. Boys increased performance on 30 meter zig zag sprint and performance improved on 25 meters sprint on girls. In the following phase of detraining, booth groups maintained the previously achieved results and no differences were found between groups. So 4 weeks seemed not enough to occur the loss of previous gains.Marques, Mário António CardosouBibliorumCampos, Ana Isabel Custódio2018-08-02T16:16:17Z2016-6-62016-06-292016-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5644TID:201771551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:02ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo
title Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo
spellingShingle Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo
Campos, Ana Isabel Custódio
Basquetebol
Destreino.
Pré-Púberes
Trabalho de Força
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo
title_full Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo
title_fullStr Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo
title_full_unstemmed Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo
title_sort Treino e destreino da força explosiva em basquetebolistas pré-púberes: estudo comparativo
author Campos, Ana Isabel Custódio
author_facet Campos, Ana Isabel Custódio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Mário António Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Isabel Custódio
dc.subject.por.fl_str_mv Basquetebol
Destreino.
Pré-Púberes
Trabalho de Força
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Basquetebol
Destreino.
Pré-Púberes
Trabalho de Força
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O objetivo deste trabalho foi examinar os efeitos do treino e destreino de força explosiva em basquetebolistas pré-púberes, comparando a diferença entre sexos. Dez crianças basquetebolistas (6 rapazes e 4 raparigas), com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, foram divididas em 2 grupos tendo em conta o seu sexo. Os participantes foram avaliados no sprint de 25 metros, no sprint Zig-Zag (zz) 30 metros e no lançamento de bola medicinal (LBM) antes do início do treino de força de 8 semanas (T1), no final do mesmo (T2) e após um período de destreino de 4 semanas (T3). Os resultados deste estudo indicaram que um programa de treino de força explosiva aplicado durante 8 semanas oferece ganhos de performance em ambos os sexos no LBM. No grupo masculino verificaram-se melhorias consideráveis no sprint zz 30 metros. No grupo feminino os ganhos foram verificados no sprint de 25 metros. Após o período de destreino, não foram percebidas diferenças significativas entre rapazes e raparigas no que diz respeito ao comportamento da performance após esta fase. Sendo que 4 semanas não são suficientes para haver perdas significativas de performance.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-6-6
2016-06-29
2016-06-29T00:00:00Z
2018-08-02T16:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5644
TID:201771551
url http://hdl.handle.net/10400.6/5644
identifier_str_mv TID:201771551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301795226255360