Bullying nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, Filipe Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3263
Resumo: Bullying é um ato de violência física ou psicológica realizado de forma repetitiva, por um ou vários indivíduos. Tem como objetivo manter um desequilíbrio de poder, sentindo o agressor prazer em magoar a vítima. É uma das maiores preocupações dos alunos, dado que uma elevada percentagem já esteve envolvida em situações de violência. No caso da Educação Física, a ocorrência de agressões e, mesmo, de bullying podem verificar-se, devido à competitividade e vontade de ganhar por parte dos alunos. Neste estudo foram inquiridos 605 alunos de ambos os sexos do 2º e 3º ciclos de três escolas com características diferentes, do concelho da Amadora. O tratamento estatístico desta informação permitiu verificar a existência de níveis de agressividade nos alunos das três escolas e analisar a agressividade nas aulas de Educação Física (sua importância, sua caraterização quanto à frequência e forma e ao número de agressores, a caraterização dos agentes envolvidos, os momentos da aula em que ocorreu). Esta análise conduziu à identificação de atos de bullying e à tipificação dos episódios registados.
id RCAP_2f44397ebe83b9fdc216d7e5533f87d9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/3263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying nas aulas de Educação FísicaAgressãoAgressividadeAgressorEducação físicaBulliesBullyingBullying é um ato de violência física ou psicológica realizado de forma repetitiva, por um ou vários indivíduos. Tem como objetivo manter um desequilíbrio de poder, sentindo o agressor prazer em magoar a vítima. É uma das maiores preocupações dos alunos, dado que uma elevada percentagem já esteve envolvida em situações de violência. No caso da Educação Física, a ocorrência de agressões e, mesmo, de bullying podem verificar-se, devido à competitividade e vontade de ganhar por parte dos alunos. Neste estudo foram inquiridos 605 alunos de ambos os sexos do 2º e 3º ciclos de três escolas com características diferentes, do concelho da Amadora. O tratamento estatístico desta informação permitiu verificar a existência de níveis de agressividade nos alunos das três escolas e analisar a agressividade nas aulas de Educação Física (sua importância, sua caraterização quanto à frequência e forma e ao número de agressores, a caraterização dos agentes envolvidos, os momentos da aula em que ocorreu). Esta análise conduziu à identificação de atos de bullying e à tipificação dos episódios registados.Bullying is an act of physical or psychological violence done repeatedly, by one or more individuals. It aims to maintain an imbalance of power that provides pleasure to the aggressor by hurting the victim. It is a major concern for students, since a high percentage of them as been involved in violent situations. In the case of Physical Education the occurrence of aggressions and even bullying may occur due to the competitiveness and desire to win by the students. In this study 605 students, of both genders, in the 2nd and 3rd cycles of three schools, with different characteristics, in the municipality of Amadora, were questioned. The statistical analysis of this information demonstrated the existence of levels of aggressiveness in the students of the three schools and allowed to analyze the aggressiveness in the physical education classes (its importance, its characterization in frequency and in the way and number of aggressors, the characterization of the factors involved, and the moments in the classroom in which these events occurred). This analysis led to the identification of bullying actions and to the typification of the recorded episodes.2014-08-28T09:31:26Z2014-08-28T00:00:00Z2014-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3263porRato, Filipe Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:53.846744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying nas aulas de Educação Física
title Bullying nas aulas de Educação Física
spellingShingle Bullying nas aulas de Educação Física
Rato, Filipe Dias
Agressão
Agressividade
Agressor
Educação física
Bullies
Bullying
title_short Bullying nas aulas de Educação Física
title_full Bullying nas aulas de Educação Física
title_fullStr Bullying nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Bullying nas aulas de Educação Física
title_sort Bullying nas aulas de Educação Física
author Rato, Filipe Dias
author_facet Rato, Filipe Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rato, Filipe Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Agressão
Agressividade
Agressor
Educação física
Bullies
Bullying
topic Agressão
Agressividade
Agressor
Educação física
Bullies
Bullying
description Bullying é um ato de violência física ou psicológica realizado de forma repetitiva, por um ou vários indivíduos. Tem como objetivo manter um desequilíbrio de poder, sentindo o agressor prazer em magoar a vítima. É uma das maiores preocupações dos alunos, dado que uma elevada percentagem já esteve envolvida em situações de violência. No caso da Educação Física, a ocorrência de agressões e, mesmo, de bullying podem verificar-se, devido à competitividade e vontade de ganhar por parte dos alunos. Neste estudo foram inquiridos 605 alunos de ambos os sexos do 2º e 3º ciclos de três escolas com características diferentes, do concelho da Amadora. O tratamento estatístico desta informação permitiu verificar a existência de níveis de agressividade nos alunos das três escolas e analisar a agressividade nas aulas de Educação Física (sua importância, sua caraterização quanto à frequência e forma e ao número de agressores, a caraterização dos agentes envolvidos, os momentos da aula em que ocorreu). Esta análise conduziu à identificação de atos de bullying e à tipificação dos episódios registados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-28T09:31:26Z
2014-08-28T00:00:00Z
2014-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/3263
url http://hdl.handle.net/10348/3263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137124595793920