Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13709
Resumo: O presente relatório de estágio expõe o trabalho pedagógico, de natureza holística, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e centra-se no desenvolvimento de competências de compreensão da leitura. Propusemo-nos realizar, com os alunos dos 1.º e 2.º CEB com quem partilhamos a PES, uma ação pedagógica promotora do desenvolvimento dessa competência e, em especial, da capacidade de reorganização da informação relevante. A elaboração do quadro teórico, em paralelo com a prática pedagógica, permitiu-nos a triangulação das indicações dos autores de referência com os documentos oficiais de cada uma das áreas de estágio e a ação pedagógica que realizamos (e acerca da qual refletimos) em cada um dos contextos da PES. Atendendo ao âmbito de estágio sustentador do presente documento, foi-nos possível aprender e investigar em contexto (pensando e reconstruindo o nosso conhecimento), pela realização de uma breve investigação a partir da prática letiva. A articulação do conhecimento pedagógico do conteúdo com as reflexões acerca da prática foi uma mais-valia, ao longo de todo o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos. Conscientes das restrições que são inerentes à PES, tentamos desenvolver o nosso conhecimento pedagógico acerca do tema investigacional, com a realização de um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A). Perante um incidente crítico, delineamos um plano de ação, composto por três fases, cuja base foi a recolha de dados em momentos distintos. Privilegiamos, naturalmente, a observação direta realizada em contexto e que se substantivou em registos descritivos e reflexivos, de natureza diarística. A primeira recolha das produções escritas dos alunos correspondeu à fase A do plano de ação e coincidiu com a constatação do incidente crítico. A partir da análise dos dados categorizamos a proficiência dos alunos no uso de estratégias de compreensão na leitura, em níveis. A partir desta categorização, desenhamos uma prática educativa (fase B), que consideramos promotora do desenvolvimento dessas estratégias, em interação com o quadro teórico e as necessidades específicas do contexto e, por fim, reavaliamos os seus procedimentos (fase C). A análise dos resultados evidencia o papel determinante do professor no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e assegura que aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Palavras-chave: Prática educativa, leitura, compreensão, informação, esquematização.This internship report presents the holistic pedagogical work developed within the framework of the Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the Master's Program in Teaching 1st and 2nd Cycles of Basic Education (CEB) Focusing on the development of reading comprehension skills. We proposed to carry out, with the students of the 1st and 2nd CEB with whom we share the PES, a pedagogical action that promotes the development of this competence and, in particular, the capacity to reorganize the relevant information. The elaboration of the theoretical framework, in parallel with the pedagogical practice, enabled us to triangulate the indications of the reference authors with the official documents of each of the areas of the stage and with the pedagogical action we perform (and about which we reflect) in each One of the PES contexts. Given the scope of the supporting stage of the present document, it was possible for us to learn and investigate in context (thinking and reconstructing our knowledge), by conducting a brief investigation from the practice of teaching. Conscious of the restrictions that are inherent in PES, we try to develop our pedagogical knowledge about the research topic, with a case study, based on the principles that govern the methodology of action research (I-A). Faced with a critical incident, we outlined an action plan, composed of three phases, based on the collection of results at different times. We naturally favored the direct observation carried out in context and which was substantiated in descriptive and reflective records, of a diaristic nature. The first collection of students' written output corresponded to phase A of the action plan and coincided with the finding of the critical incident. From the analysis of the data we categorize students' proficiency in the use of comprehension strategies in reading, in levels. From this categorization, we design an educational practice (phase B), which we consider to be the promoter of the development of these strategies, in interaction with the theoretical framework and the specific needs of the context and, finally, reassess its procedures (phase C). The analysis of the results evidences the determinant role of the teacher in the explicit teaching of reading comprehension strategies. And, learning strategies that optimize the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.
id RCAP_2f4d9b6aa6b8cb72b214c8da547dd638
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPrática educativaLeituraCompreensãoInformaçãoEsquematizaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio expõe o trabalho pedagógico, de natureza holística, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e centra-se no desenvolvimento de competências de compreensão da leitura. Propusemo-nos realizar, com os alunos dos 1.º e 2.º CEB com quem partilhamos a PES, uma ação pedagógica promotora do desenvolvimento dessa competência e, em especial, da capacidade de reorganização da informação relevante. A elaboração do quadro teórico, em paralelo com a prática pedagógica, permitiu-nos a triangulação das indicações dos autores de referência com os documentos oficiais de cada uma das áreas de estágio e a ação pedagógica que realizamos (e acerca da qual refletimos) em cada um dos contextos da PES. Atendendo ao âmbito de estágio sustentador do presente documento, foi-nos possível aprender e investigar em contexto (pensando e reconstruindo o nosso conhecimento), pela realização de uma breve investigação a partir da prática letiva. A articulação do conhecimento pedagógico do conteúdo com as reflexões acerca da prática foi uma mais-valia, ao longo de todo o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos. Conscientes das restrições que são inerentes à PES, tentamos desenvolver o nosso conhecimento pedagógico acerca do tema investigacional, com a realização de um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A). Perante um incidente crítico, delineamos um plano de ação, composto por três fases, cuja base foi a recolha de dados em momentos distintos. Privilegiamos, naturalmente, a observação direta realizada em contexto e que se substantivou em registos descritivos e reflexivos, de natureza diarística. A primeira recolha das produções escritas dos alunos correspondeu à fase A do plano de ação e coincidiu com a constatação do incidente crítico. A partir da análise dos dados categorizamos a proficiência dos alunos no uso de estratégias de compreensão na leitura, em níveis. A partir desta categorização, desenhamos uma prática educativa (fase B), que consideramos promotora do desenvolvimento dessas estratégias, em interação com o quadro teórico e as necessidades específicas do contexto e, por fim, reavaliamos os seus procedimentos (fase C). A análise dos resultados evidencia o papel determinante do professor no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e assegura que aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Palavras-chave: Prática educativa, leitura, compreensão, informação, esquematização.This internship report presents the holistic pedagogical work developed within the framework of the Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the Master's Program in Teaching 1st and 2nd Cycles of Basic Education (CEB) Focusing on the development of reading comprehension skills. We proposed to carry out, with the students of the 1st and 2nd CEB with whom we share the PES, a pedagogical action that promotes the development of this competence and, in particular, the capacity to reorganize the relevant information. The elaboration of the theoretical framework, in parallel with the pedagogical practice, enabled us to triangulate the indications of the reference authors with the official documents of each of the areas of the stage and with the pedagogical action we perform (and about which we reflect) in each One of the PES contexts. Given the scope of the supporting stage of the present document, it was possible for us to learn and investigate in context (thinking and reconstructing our knowledge), by conducting a brief investigation from the practice of teaching. Conscious of the restrictions that are inherent in PES, we try to develop our pedagogical knowledge about the research topic, with a case study, based on the principles that govern the methodology of action research (I-A). Faced with a critical incident, we outlined an action plan, composed of three phases, based on the collection of results at different times. We naturally favored the direct observation carried out in context and which was substantiated in descriptive and reflective records, of a diaristic nature. The first collection of students' written output corresponded to phase A of the action plan and coincided with the finding of the critical incident. From the analysis of the data we categorize students' proficiency in the use of comprehension strategies in reading, in levels. From this categorization, we design an educational practice (phase B), which we consider to be the promoter of the development of these strategies, in interaction with the theoretical framework and the specific needs of the context and, finally, reassess its procedures (phase C). The analysis of the results evidences the determinant role of the teacher in the explicit teaching of reading comprehension strategies. And, learning strategies that optimize the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.Teixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBCorreia, Alda Fernanda Peixoto Alves2017-01-09T17:16:07Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13709TID:201549352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:48.036629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
Prática educativa
Leitura
Compreensão
Informação
Esquematização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
author_facet Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Carlos
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Alda Fernanda Peixoto Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Leitura
Compreensão
Informação
Esquematização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa
Leitura
Compreensão
Informação
Esquematização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio expõe o trabalho pedagógico, de natureza holística, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e centra-se no desenvolvimento de competências de compreensão da leitura. Propusemo-nos realizar, com os alunos dos 1.º e 2.º CEB com quem partilhamos a PES, uma ação pedagógica promotora do desenvolvimento dessa competência e, em especial, da capacidade de reorganização da informação relevante. A elaboração do quadro teórico, em paralelo com a prática pedagógica, permitiu-nos a triangulação das indicações dos autores de referência com os documentos oficiais de cada uma das áreas de estágio e a ação pedagógica que realizamos (e acerca da qual refletimos) em cada um dos contextos da PES. Atendendo ao âmbito de estágio sustentador do presente documento, foi-nos possível aprender e investigar em contexto (pensando e reconstruindo o nosso conhecimento), pela realização de uma breve investigação a partir da prática letiva. A articulação do conhecimento pedagógico do conteúdo com as reflexões acerca da prática foi uma mais-valia, ao longo de todo o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos. Conscientes das restrições que são inerentes à PES, tentamos desenvolver o nosso conhecimento pedagógico acerca do tema investigacional, com a realização de um estudo de caso, sustentado nos princípios que regem a metodologia da investigação-ação (I-A). Perante um incidente crítico, delineamos um plano de ação, composto por três fases, cuja base foi a recolha de dados em momentos distintos. Privilegiamos, naturalmente, a observação direta realizada em contexto e que se substantivou em registos descritivos e reflexivos, de natureza diarística. A primeira recolha das produções escritas dos alunos correspondeu à fase A do plano de ação e coincidiu com a constatação do incidente crítico. A partir da análise dos dados categorizamos a proficiência dos alunos no uso de estratégias de compreensão na leitura, em níveis. A partir desta categorização, desenhamos uma prática educativa (fase B), que consideramos promotora do desenvolvimento dessas estratégias, em interação com o quadro teórico e as necessidades específicas do contexto e, por fim, reavaliamos os seus procedimentos (fase C). A análise dos resultados evidencia o papel determinante do professor no ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura e assegura que aprendizagem de estratégias optimizadoras da compreensão do texto escrito se desenvolve mediante a realização de tarefas devidamente pensadas para o efeito. Palavras-chave: Prática educativa, leitura, compreensão, informação, esquematização.This internship report presents the holistic pedagogical work developed within the framework of the Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the Master's Program in Teaching 1st and 2nd Cycles of Basic Education (CEB) Focusing on the development of reading comprehension skills. We proposed to carry out, with the students of the 1st and 2nd CEB with whom we share the PES, a pedagogical action that promotes the development of this competence and, in particular, the capacity to reorganize the relevant information. The elaboration of the theoretical framework, in parallel with the pedagogical practice, enabled us to triangulate the indications of the reference authors with the official documents of each of the areas of the stage and with the pedagogical action we perform (and about which we reflect) in each One of the PES contexts. Given the scope of the supporting stage of the present document, it was possible for us to learn and investigate in context (thinking and reconstructing our knowledge), by conducting a brief investigation from the practice of teaching. Conscious of the restrictions that are inherent in PES, we try to develop our pedagogical knowledge about the research topic, with a case study, based on the principles that govern the methodology of action research (I-A). Faced with a critical incident, we outlined an action plan, composed of three phases, based on the collection of results at different times. We naturally favored the direct observation carried out in context and which was substantiated in descriptive and reflective records, of a diaristic nature. The first collection of students' written output corresponded to phase A of the action plan and coincided with the finding of the critical incident. From the analysis of the data we categorize students' proficiency in the use of comprehension strategies in reading, in levels. From this categorization, we design an educational practice (phase B), which we consider to be the promoter of the development of these strategies, in interaction with the theoretical framework and the specific needs of the context and, finally, reassess its procedures (phase C). The analysis of the results evidences the determinant role of the teacher in the explicit teaching of reading comprehension strategies. And, learning strategies that optimize the comprehension of written text develops through the execution of tasks properly designed for this purpose.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-09T17:16:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13709
TID:201549352
url http://hdl.handle.net/10198/13709
identifier_str_mv TID:201549352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135284268367872