A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Susana Paula Cardoso de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5598
Resumo: A Expressão Dramática é uma área que leva a criança, de uma forma criativa, a envolver-se, a revelar-se e a conhecer-se. Através das suas atividades lúdico-didáticas, a criança manifesta e amplia as suas capacidades criativas, desenvolve a comunicação com os outros, aprende a conhecer-se melhor, aumenta a sua perceção sensorial e motora, estimula as suas capacidades expressivas, trabalha as suas emoções e desenvolve as suas faculdades cognitivas. E porque reúne várias dimensões (afetiva, cognitiva, emocional, motora, sensorial, estética), a Expressão Dramática promove uma aprendizagem transversal e, ao mesmo tempo, fomenta o desenvolvimento holístico da criança. Ao possibilitar todas estas competências e, ao propiciar um espaço de comunicação e expressão, esta área pode servir como estratégia didática nos nossos alunos. A Animação Teatral, visionada com uma modalidade prática, educativa, social e cultural, que promove o teatro como uma tecnologia para o desenvolvimento de certas capacidades (recusa à passividade, superação de dificuldades, participação social, entre outras), pode enriquecer o espaço educativo formal e, por conseguinte, servir como estratégia educativa. O nosso trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso, centrando-se numa turma do 3.º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Armamar. Como técnicas de recolha de dados, utilizámos a análise documental, o inquérito por entrevista e a observação participante, levada a cabo num ateliê de Expressão Dramática, projetado e implementado por nós mesmos.
id RCAP_2f52ed9c485eac4dbb7cfdddbedb6ccc
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino BásicoExpressão dramáticaTeatroCriançasEducaçãoEscolaCriatividadeJogoProfessoresA Expressão Dramática é uma área que leva a criança, de uma forma criativa, a envolver-se, a revelar-se e a conhecer-se. Através das suas atividades lúdico-didáticas, a criança manifesta e amplia as suas capacidades criativas, desenvolve a comunicação com os outros, aprende a conhecer-se melhor, aumenta a sua perceção sensorial e motora, estimula as suas capacidades expressivas, trabalha as suas emoções e desenvolve as suas faculdades cognitivas. E porque reúne várias dimensões (afetiva, cognitiva, emocional, motora, sensorial, estética), a Expressão Dramática promove uma aprendizagem transversal e, ao mesmo tempo, fomenta o desenvolvimento holístico da criança. Ao possibilitar todas estas competências e, ao propiciar um espaço de comunicação e expressão, esta área pode servir como estratégia didática nos nossos alunos. A Animação Teatral, visionada com uma modalidade prática, educativa, social e cultural, que promove o teatro como uma tecnologia para o desenvolvimento de certas capacidades (recusa à passividade, superação de dificuldades, participação social, entre outras), pode enriquecer o espaço educativo formal e, por conseguinte, servir como estratégia educativa. O nosso trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso, centrando-se numa turma do 3.º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Armamar. Como técnicas de recolha de dados, utilizámos a análise documental, o inquérito por entrevista e a observação participante, levada a cabo num ateliê de Expressão Dramática, projetado e implementado por nós mesmos.The Dramatic Expression is an area that takes the child in a creative way, to engage, to prove and to know each other. Through its recreational and educational activities, the child manifests and expands their creative capabilities, developing communication with others, learn to know yourself better, increase your sensory perception and motor. It stimulates their expressive abilities, working your emotions and develop their cognitive faculties. And because it brings together various dimensions (affective, cognitive, emotional, motor, sensory, aesthetic), the Dramatic Expression promotes cross-learning and at the same time, foments the child's total development. By enabling all these skills and to provide a space of communication and expression, this area can serve as a teaching strategy in our students. The Theatrical Animation, projected with a practical, educational, social and cultural system, which promotes theater as a technology for the development of certain abilities (refusal to passivity, overcoming difficulties, social participation and so on), can enrich the educational space formal and consequently serve as an educational strategy. Our work was developed through a case study, focusing on a group of the 3rd grade, in the 1st cycle of basic education, in the Agrupamento de Escolas de Armamar. As data collection techniques, we used the documentary analysis, interview survey and participant observation, carried out in a Dramatic Expression workshop, planned and implemented by ourselves.2016-02-26T15:37:19Z2016-02-26T00:00:00Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5598porAlves, Susana Paula Cardoso de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:11.908014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Alves, Susana Paula Cardoso de Oliveira
Expressão dramática
Teatro
Crianças
Educação
Escola
Criatividade
Jogo
Professores
title_short A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A expressão dramática e a animação teatral como estratégias educativas em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Alves, Susana Paula Cardoso de Oliveira
author_facet Alves, Susana Paula Cardoso de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Susana Paula Cardoso de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão dramática
Teatro
Crianças
Educação
Escola
Criatividade
Jogo
Professores
topic Expressão dramática
Teatro
Crianças
Educação
Escola
Criatividade
Jogo
Professores
description A Expressão Dramática é uma área que leva a criança, de uma forma criativa, a envolver-se, a revelar-se e a conhecer-se. Através das suas atividades lúdico-didáticas, a criança manifesta e amplia as suas capacidades criativas, desenvolve a comunicação com os outros, aprende a conhecer-se melhor, aumenta a sua perceção sensorial e motora, estimula as suas capacidades expressivas, trabalha as suas emoções e desenvolve as suas faculdades cognitivas. E porque reúne várias dimensões (afetiva, cognitiva, emocional, motora, sensorial, estética), a Expressão Dramática promove uma aprendizagem transversal e, ao mesmo tempo, fomenta o desenvolvimento holístico da criança. Ao possibilitar todas estas competências e, ao propiciar um espaço de comunicação e expressão, esta área pode servir como estratégia didática nos nossos alunos. A Animação Teatral, visionada com uma modalidade prática, educativa, social e cultural, que promove o teatro como uma tecnologia para o desenvolvimento de certas capacidades (recusa à passividade, superação de dificuldades, participação social, entre outras), pode enriquecer o espaço educativo formal e, por conseguinte, servir como estratégia educativa. O nosso trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso, centrando-se numa turma do 3.º Ano de Escolaridade, do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas de Armamar. Como técnicas de recolha de dados, utilizámos a análise documental, o inquérito por entrevista e a observação participante, levada a cabo num ateliê de Expressão Dramática, projetado e implementado por nós mesmos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-26T15:37:19Z
2016-02-26T00:00:00Z
2016-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5598
url http://hdl.handle.net/10348/5598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137117501128704