Escutar para crescer: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cláudia Sofia Ventura
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12148
Resumo: O presente documento, intitulado de Relatório Final – Escutar para Crescer, contempla todo o meu percurso formativo durante este último ano, debruçando-se essencialmente no meu estágio em educação pré-escolar. Todo este percurso é complementado com as experiências-chave por mim vividas e com o impacto que as mesmas tiveram na minha formação. Assim sendo será dividido em duas grandes partes, que por sua vez estarão subdivididas em vários capítulos. A parte I compreenderá o meu percurso enquanto estagiária, de observadora a participante ativa. A parte II abrangerá as várias experiências-chave que vivi durante todo o estágio, que me fizeram crescer enquanto profissional e me deram a oportunidade de (re) conhecer que a educação pré-escolar é uma das etapas mais felizes da vida do ser humano. Depende de nós, profissionais, sabermos adaptar as nossas práticas em função das crianças. É essencial saber escutar as crianças para saber identificar as suas necessidades e interesses, e só assim as conseguimos fazer felizes, aprendizes ativas e implicadas. É o saber escutar, enquanto profissional, e o saber fomentar a escuta e o respeito pela escuta entre as crianças que dá o título ao meu trabalho de Relatório Final – Escutar para Crescer.
id RCAP_2f68d7a06f9d4a683eb702a0e22f356d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escutar para crescer: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente documento, intitulado de Relatório Final – Escutar para Crescer, contempla todo o meu percurso formativo durante este último ano, debruçando-se essencialmente no meu estágio em educação pré-escolar. Todo este percurso é complementado com as experiências-chave por mim vividas e com o impacto que as mesmas tiveram na minha formação. Assim sendo será dividido em duas grandes partes, que por sua vez estarão subdivididas em vários capítulos. A parte I compreenderá o meu percurso enquanto estagiária, de observadora a participante ativa. A parte II abrangerá as várias experiências-chave que vivi durante todo o estágio, que me fizeram crescer enquanto profissional e me deram a oportunidade de (re) conhecer que a educação pré-escolar é uma das etapas mais felizes da vida do ser humano. Depende de nós, profissionais, sabermos adaptar as nossas práticas em função das crianças. É essencial saber escutar as crianças para saber identificar as suas necessidades e interesses, e só assim as conseguimos fazer felizes, aprendizes ativas e implicadas. É o saber escutar, enquanto profissional, e o saber fomentar a escuta e o respeito pela escuta entre as crianças que dá o título ao meu trabalho de Relatório Final – Escutar para Crescer.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumLopes, Cláudia Sofia Ventura2016-03-11T14:22:08Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12148201333899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:47.225818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escutar para crescer: relatório final
title Escutar para crescer: relatório final
spellingShingle Escutar para crescer: relatório final
Lopes, Cláudia Sofia Ventura
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Escutar para crescer: relatório final
title_full Escutar para crescer: relatório final
title_fullStr Escutar para crescer: relatório final
title_full_unstemmed Escutar para crescer: relatório final
title_sort Escutar para crescer: relatório final
author Lopes, Cláudia Sofia Ventura
author_facet Lopes, Cláudia Sofia Ventura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Cláudia Sofia Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description O presente documento, intitulado de Relatório Final – Escutar para Crescer, contempla todo o meu percurso formativo durante este último ano, debruçando-se essencialmente no meu estágio em educação pré-escolar. Todo este percurso é complementado com as experiências-chave por mim vividas e com o impacto que as mesmas tiveram na minha formação. Assim sendo será dividido em duas grandes partes, que por sua vez estarão subdivididas em vários capítulos. A parte I compreenderá o meu percurso enquanto estagiária, de observadora a participante ativa. A parte II abrangerá as várias experiências-chave que vivi durante todo o estágio, que me fizeram crescer enquanto profissional e me deram a oportunidade de (re) conhecer que a educação pré-escolar é uma das etapas mais felizes da vida do ser humano. Depende de nós, profissionais, sabermos adaptar as nossas práticas em função das crianças. É essencial saber escutar as crianças para saber identificar as suas necessidades e interesses, e só assim as conseguimos fazer felizes, aprendizes ativas e implicadas. É o saber escutar, enquanto profissional, e o saber fomentar a escuta e o respeito pela escuta entre as crianças que dá o título ao meu trabalho de Relatório Final – Escutar para Crescer.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-11T14:22:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12148
201333899
url http://hdl.handle.net/10400.26/12148
identifier_str_mv 201333899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013611589632