Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleonara Maria Schwartz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fabiana da Silva Kauark, Fernanda Zanetti Becalli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92
Resumo: As pesquisas sobre alfabetização de crianças, fundamentadas teórica e metodologicamente em princípios bakhtinianos, em especial nos conceitos de enunciado, discurso dialógico, exotopia e compreensão, configuram-se como temática principal tanto do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo como do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar. Neste texto, abordaremos, especificamente, investigações destes grupos de trabalho que se ancoram na abordagem qualitativa, assumem os delineamentos da pesquisa documental e constituem o corpus documental, reconhecido em nossos estudos como corpus discursivo, de cadernos escolares. Entendendo-os como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do ensino da linguagem escrita, que oferecem indícios de práticas alfabetizadoras, elegeram-se os procedimentos de localização, de tratamento e de seleção das fontes documentais, bem como os princípios adotados pelos pesquisadores para a análise dos enunciados.
id RCAP_2f6dc9210eb44b7f55367b0d05c07258
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolaresEducação; Avaliação; Cadernos escolares; Análise documental; Investigação Qualitativa.As pesquisas sobre alfabetização de crianças, fundamentadas teórica e metodologicamente em princípios bakhtinianos, em especial nos conceitos de enunciado, discurso dialógico, exotopia e compreensão, configuram-se como temática principal tanto do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo como do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar. Neste texto, abordaremos, especificamente, investigações destes grupos de trabalho que se ancoram na abordagem qualitativa, assumem os delineamentos da pesquisa documental e constituem o corpus documental, reconhecido em nossos estudos como corpus discursivo, de cadernos escolares. Entendendo-os como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do ensino da linguagem escrita, que oferecem indícios de práticas alfabetizadoras, elegeram-se os procedimentos de localização, de tratamento e de seleção das fontes documentais, bem como os princípios adotados pelos pesquisadores para a análise dos enunciados.Ludomedia2021-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): The Practice in Qualitative Research: Experiences of Research Groups; 83-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): La Práctica en Investigación Cualitativa: Experiencias de Grupos de Investigación; 83-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): A Prática na Investigação Qualitativa: Experiências de Grupos de Investigação ; 83-922184-777010.36367/ntqr.5.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/262https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/262/271Cleonara Maria SchwartzFabiana da Silva KauarkFernanda Zanetti Becalliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:44Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:05.328742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
title Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
spellingShingle Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
Cleonara Maria Schwartz
Educação; Avaliação; Cadernos escolares; Análise documental; Investigação Qualitativa.
title_short Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
title_full Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
title_fullStr Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
title_full_unstemmed Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
title_sort Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
author Cleonara Maria Schwartz
author_facet Cleonara Maria Schwartz
Fabiana da Silva Kauark
Fernanda Zanetti Becalli
author_role author
author2 Fabiana da Silva Kauark
Fernanda Zanetti Becalli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleonara Maria Schwartz
Fabiana da Silva Kauark
Fernanda Zanetti Becalli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Avaliação; Cadernos escolares; Análise documental; Investigação Qualitativa.
topic Educação; Avaliação; Cadernos escolares; Análise documental; Investigação Qualitativa.
description As pesquisas sobre alfabetização de crianças, fundamentadas teórica e metodologicamente em princípios bakhtinianos, em especial nos conceitos de enunciado, discurso dialógico, exotopia e compreensão, configuram-se como temática principal tanto do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo como do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar. Neste texto, abordaremos, especificamente, investigações destes grupos de trabalho que se ancoram na abordagem qualitativa, assumem os delineamentos da pesquisa documental e constituem o corpus documental, reconhecido em nossos estudos como corpus discursivo, de cadernos escolares. Entendendo-os como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do ensino da linguagem escrita, que oferecem indícios de práticas alfabetizadoras, elegeram-se os procedimentos de localização, de tratamento e de seleção das fontes documentais, bem como os princípios adotados pelos pesquisadores para a análise dos enunciados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92
https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92
url https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/262
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/262/271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): The Practice in Qualitative Research: Experiences of Research Groups; 83-92
New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): La Práctica en Investigación Cualitativa: Experiencias de Grupos de Investigación; 83-92
New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): A Prática na Investigação Qualitativa: Experiências de Grupos de Investigação ; 83-92
2184-7770
10.36367/ntqr.5.2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130348041273344