Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92 |
Resumo: | As pesquisas sobre alfabetização de crianças, fundamentadas teórica e metodologicamente em princípios bakhtinianos, em especial nos conceitos de enunciado, discurso dialógico, exotopia e compreensão, configuram-se como temática principal tanto do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo como do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar. Neste texto, abordaremos, especificamente, investigações destes grupos de trabalho que se ancoram na abordagem qualitativa, assumem os delineamentos da pesquisa documental e constituem o corpus documental, reconhecido em nossos estudos como corpus discursivo, de cadernos escolares. Entendendo-os como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do ensino da linguagem escrita, que oferecem indícios de práticas alfabetizadoras, elegeram-se os procedimentos de localização, de tratamento e de seleção das fontes documentais, bem como os princípios adotados pelos pesquisadores para a análise dos enunciados. |
id |
RCAP_2f6dc9210eb44b7f55367b0d05c07258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/262 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolaresEducação; Avaliação; Cadernos escolares; Análise documental; Investigação Qualitativa.As pesquisas sobre alfabetização de crianças, fundamentadas teórica e metodologicamente em princípios bakhtinianos, em especial nos conceitos de enunciado, discurso dialógico, exotopia e compreensão, configuram-se como temática principal tanto do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo como do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar. Neste texto, abordaremos, especificamente, investigações destes grupos de trabalho que se ancoram na abordagem qualitativa, assumem os delineamentos da pesquisa documental e constituem o corpus documental, reconhecido em nossos estudos como corpus discursivo, de cadernos escolares. Entendendo-os como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do ensino da linguagem escrita, que oferecem indícios de práticas alfabetizadoras, elegeram-se os procedimentos de localização, de tratamento e de seleção das fontes documentais, bem como os princípios adotados pelos pesquisadores para a análise dos enunciados.Ludomedia2021-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): The Practice in Qualitative Research: Experiences of Research Groups; 83-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): La Práctica en Investigación Cualitativa: Experiencias de Grupos de Investigación; 83-92New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): A Prática na Investigação Qualitativa: Experiências de Grupos de Investigação ; 83-922184-777010.36367/ntqr.5.2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/262https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/262/271Cleonara Maria SchwartzFabiana da Silva KauarkFernanda Zanetti Becalliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:44Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:05.328742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares |
title |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares |
spellingShingle |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares Cleonara Maria Schwartz Educação; Avaliação; Cadernos escolares; Análise documental; Investigação Qualitativa. |
title_short |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares |
title_full |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares |
title_fullStr |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares |
title_full_unstemmed |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares |
title_sort |
Fontes históricas de pesquisa qualitativa: um olhar dirigido aos cadernos escolares |
author |
Cleonara Maria Schwartz |
author_facet |
Cleonara Maria Schwartz Fabiana da Silva Kauark Fernanda Zanetti Becalli |
author_role |
author |
author2 |
Fabiana da Silva Kauark Fernanda Zanetti Becalli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cleonara Maria Schwartz Fabiana da Silva Kauark Fernanda Zanetti Becalli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Avaliação; Cadernos escolares; Análise documental; Investigação Qualitativa. |
topic |
Educação; Avaliação; Cadernos escolares; Análise documental; Investigação Qualitativa. |
description |
As pesquisas sobre alfabetização de crianças, fundamentadas teórica e metodologicamente em princípios bakhtinianos, em especial nos conceitos de enunciado, discurso dialógico, exotopia e compreensão, configuram-se como temática principal tanto do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo como do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar. Neste texto, abordaremos, especificamente, investigações destes grupos de trabalho que se ancoram na abordagem qualitativa, assumem os delineamentos da pesquisa documental e constituem o corpus documental, reconhecido em nossos estudos como corpus discursivo, de cadernos escolares. Entendendo-os como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do ensino da linguagem escrita, que oferecem indícios de práticas alfabetizadoras, elegeram-se os procedimentos de localização, de tratamento e de seleção das fontes documentais, bem como os princípios adotados pelos pesquisadores para a análise dos enunciados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92 https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.83-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/262 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/262/271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): The Practice in Qualitative Research: Experiences of Research Groups; 83-92 New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): La Práctica en Investigación Cualitativa: Experiencias de Grupos de Investigación; 83-92 New Trends in Qualitative Research; Vol. 5 (2021): A Prática na Investigação Qualitativa: Experiências de Grupos de Investigação ; 83-92 2184-7770 10.36367/ntqr.5.2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130348041273344 |