O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2524 |
Resumo: | O estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionam a 7ª classe (12 anos de idade). Com o objectivo de caraterizar o conhecimento didático do conteúdo e relacioná-lo com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento de atividades práticas que garantem a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, observamos e analisamos as aulas de um grupo de professores peritos, concretamente no conteúdo sobre reações químicas e equações químicas. Num desenho metodológico quasi-experimental, a técnica utilizada foi a observação por captação de imagens das aulas. Um elemento a que prestamos particular atenção, na análise das aulas, foi a implementação de estratégias que envolvem atividades práticas, uma vez que a investigação em didática tem amplamente evidenciado que estas são potenciadoras de aprendizagens ativas no ensino das ciências, com particular destaque na Química. Os resultados revelaram que os professores peritos utilizam com frequência as atividades práticas nas suas aulas recorrendo aos procedimentos de trabalhos em grupo, trabalho frontal e questionamentos orais e escritos. |
id |
RCAP_2f6fe930b48ef2b3345a58cefaf0e61b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2524 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolanoTeacher didactic content knowledge and its relation with the utilization of practical activities in chemistry classes : a study with expert teachers of the angolan educational systemEnsino de químicaConhecimento didático do conteúdoProfessores peritosAprendizagem ativaAtividades práticasChemistry teachingContent didactic knowledgeExpert teachersActive learningPractical activitiesO estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionam a 7ª classe (12 anos de idade). Com o objectivo de caraterizar o conhecimento didático do conteúdo e relacioná-lo com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento de atividades práticas que garantem a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, observamos e analisamos as aulas de um grupo de professores peritos, concretamente no conteúdo sobre reações químicas e equações químicas. Num desenho metodológico quasi-experimental, a técnica utilizada foi a observação por captação de imagens das aulas. Um elemento a que prestamos particular atenção, na análise das aulas, foi a implementação de estratégias que envolvem atividades práticas, uma vez que a investigação em didática tem amplamente evidenciado que estas são potenciadoras de aprendizagens ativas no ensino das ciências, com particular destaque na Química. Os resultados revelaram que os professores peritos utilizam com frequência as atividades práticas nas suas aulas recorrendo aos procedimentos de trabalhos em grupo, trabalho frontal e questionamentos orais e escritos.Abstract: This study was developed within the Angolan educational system, with chemistry expert teachers who teach the 7th grade (12 years old). Aiming to characterize the didactic content knowledge and relate it with the quality of teaching and with the development of practical activities that ensure the active participation of students in the construction of knowledge, we observed and analyzed the classes of a group of expert teachers, specifically in the content of chemical reactions and chemical equations. In a quasi-experimental design methodology, the used technique was the observation from the capture of images in the classes. An element we paid particular attention in the analysis of the classes was the implementation of strategies that involve practical activities, since the didactic research has amply demonstrated that they are likely to generate active learning in science education, with particular emphasis in chemistry. The results revealed that the expert teachers often use practical activities in their classrooms, using group work procedures, work front and questions oral and written.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBaca, LaurindaOnofre, MarcosPaixão, Fátima2014-09-25T08:08:39Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2524porBACA, Laurinda ; ONOFRE, Marcos ; PAIXÃO, Fátima (2014) - O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano. Investigação em Ensino de Ciências. ISSN 1518-8795. Vol. 19, nº 1, p. 29-54.1518-8795info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:20Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:46.607840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano Teacher didactic content knowledge and its relation with the utilization of practical activities in chemistry classes : a study with expert teachers of the angolan educational system |
title |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano |
spellingShingle |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano Baca, Laurinda Ensino de química Conhecimento didático do conteúdo Professores peritos Aprendizagem ativa Atividades práticas Chemistry teaching Content didactic knowledge Expert teachers Active learning Practical activities |
title_short |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano |
title_full |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano |
title_fullStr |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano |
title_full_unstemmed |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano |
title_sort |
O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano |
author |
Baca, Laurinda |
author_facet |
Baca, Laurinda Onofre, Marcos Paixão, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Onofre, Marcos Paixão, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baca, Laurinda Onofre, Marcos Paixão, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Conhecimento didático do conteúdo Professores peritos Aprendizagem ativa Atividades práticas Chemistry teaching Content didactic knowledge Expert teachers Active learning Practical activities |
topic |
Ensino de química Conhecimento didático do conteúdo Professores peritos Aprendizagem ativa Atividades práticas Chemistry teaching Content didactic knowledge Expert teachers Active learning Practical activities |
description |
O estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionam a 7ª classe (12 anos de idade). Com o objectivo de caraterizar o conhecimento didático do conteúdo e relacioná-lo com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento de atividades práticas que garantem a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, observamos e analisamos as aulas de um grupo de professores peritos, concretamente no conteúdo sobre reações químicas e equações químicas. Num desenho metodológico quasi-experimental, a técnica utilizada foi a observação por captação de imagens das aulas. Um elemento a que prestamos particular atenção, na análise das aulas, foi a implementação de estratégias que envolvem atividades práticas, uma vez que a investigação em didática tem amplamente evidenciado que estas são potenciadoras de aprendizagens ativas no ensino das ciências, com particular destaque na Química. Os resultados revelaram que os professores peritos utilizam com frequência as atividades práticas nas suas aulas recorrendo aos procedimentos de trabalhos em grupo, trabalho frontal e questionamentos orais e escritos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-25T08:08:39Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2524 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BACA, Laurinda ; ONOFRE, Marcos ; PAIXÃO, Fátima (2014) - O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano. Investigação em Ensino de Ciências. ISSN 1518-8795. Vol. 19, nº 1, p. 29-54. 1518-8795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130798258913280 |