O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baca, Laurinda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Onofre, Marcos, Paixão, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2524
Resumo: O estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionam a 7ª classe (12 anos de idade). Com o objectivo de caraterizar o conhecimento didático do conteúdo e relacioná-lo com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento de atividades práticas que garantem a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, observamos e analisamos as aulas de um grupo de professores peritos, concretamente no conteúdo sobre reações químicas e equações químicas. Num desenho metodológico quasi-experimental, a técnica utilizada foi a observação por captação de imagens das aulas. Um elemento a que prestamos particular atenção, na análise das aulas, foi a implementação de estratégias que envolvem atividades práticas, uma vez que a investigação em didática tem amplamente evidenciado que estas são potenciadoras de aprendizagens ativas no ensino das ciências, com particular destaque na Química. Os resultados revelaram que os professores peritos utilizam com frequência as atividades práticas nas suas aulas recorrendo aos procedimentos de trabalhos em grupo, trabalho frontal e questionamentos orais e escritos.
id RCAP_2f6fe930b48ef2b3345a58cefaf0e61b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolanoTeacher didactic content knowledge and its relation with the utilization of practical activities in chemistry classes : a study with expert teachers of the angolan educational systemEnsino de químicaConhecimento didático do conteúdoProfessores peritosAprendizagem ativaAtividades práticasChemistry teachingContent didactic knowledgeExpert teachersActive learningPractical activitiesO estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionam a 7ª classe (12 anos de idade). Com o objectivo de caraterizar o conhecimento didático do conteúdo e relacioná-lo com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento de atividades práticas que garantem a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, observamos e analisamos as aulas de um grupo de professores peritos, concretamente no conteúdo sobre reações químicas e equações químicas. Num desenho metodológico quasi-experimental, a técnica utilizada foi a observação por captação de imagens das aulas. Um elemento a que prestamos particular atenção, na análise das aulas, foi a implementação de estratégias que envolvem atividades práticas, uma vez que a investigação em didática tem amplamente evidenciado que estas são potenciadoras de aprendizagens ativas no ensino das ciências, com particular destaque na Química. Os resultados revelaram que os professores peritos utilizam com frequência as atividades práticas nas suas aulas recorrendo aos procedimentos de trabalhos em grupo, trabalho frontal e questionamentos orais e escritos.Abstract: This study was developed within the Angolan educational system, with chemistry expert teachers who teach the 7th grade (12 years old). Aiming to characterize the didactic content knowledge and relate it with the quality of teaching and with the development of practical activities that ensure the active participation of students in the construction of knowledge, we observed and analyzed the classes of a group of expert teachers, specifically in the content of chemical reactions and chemical equations. In a quasi-experimental design methodology, the used technique was the observation from the capture of images in the classes. An element we paid particular attention in the analysis of the classes was the implementation of strategies that involve practical activities, since the didactic research has amply demonstrated that they are likely to generate active learning in science education, with particular emphasis in chemistry. The results revealed that the expert teachers often use practical activities in their classrooms, using group work procedures, work front and questions oral and written.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBaca, LaurindaOnofre, MarcosPaixão, Fátima2014-09-25T08:08:39Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2524porBACA, Laurinda ; ONOFRE, Marcos ; PAIXÃO, Fátima (2014) - O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano. Investigação em Ensino de Ciências. ISSN 1518-8795. Vol. 19, nº 1, p. 29-54.1518-8795info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:20Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:46.607840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
Teacher didactic content knowledge and its relation with the utilization of practical activities in chemistry classes : a study with expert teachers of the angolan educational system
title O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
spellingShingle O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
Baca, Laurinda
Ensino de química
Conhecimento didático do conteúdo
Professores peritos
Aprendizagem ativa
Atividades práticas
Chemistry teaching
Content didactic knowledge
Expert teachers
Active learning
Practical activities
title_short O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
title_full O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
title_fullStr O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
title_full_unstemmed O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
title_sort O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano
author Baca, Laurinda
author_facet Baca, Laurinda
Onofre, Marcos
Paixão, Fátima
author_role author
author2 Onofre, Marcos
Paixão, Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Baca, Laurinda
Onofre, Marcos
Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Conhecimento didático do conteúdo
Professores peritos
Aprendizagem ativa
Atividades práticas
Chemistry teaching
Content didactic knowledge
Expert teachers
Active learning
Practical activities
topic Ensino de química
Conhecimento didático do conteúdo
Professores peritos
Aprendizagem ativa
Atividades práticas
Chemistry teaching
Content didactic knowledge
Expert teachers
Active learning
Practical activities
description O estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionam a 7ª classe (12 anos de idade). Com o objectivo de caraterizar o conhecimento didático do conteúdo e relacioná-lo com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento de atividades práticas que garantem a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, observamos e analisamos as aulas de um grupo de professores peritos, concretamente no conteúdo sobre reações químicas e equações químicas. Num desenho metodológico quasi-experimental, a técnica utilizada foi a observação por captação de imagens das aulas. Um elemento a que prestamos particular atenção, na análise das aulas, foi a implementação de estratégias que envolvem atividades práticas, uma vez que a investigação em didática tem amplamente evidenciado que estas são potenciadoras de aprendizagens ativas no ensino das ciências, com particular destaque na Química. Os resultados revelaram que os professores peritos utilizam com frequência as atividades práticas nas suas aulas recorrendo aos procedimentos de trabalhos em grupo, trabalho frontal e questionamentos orais e escritos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25T08:08:39Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2524
url http://hdl.handle.net/10400.11/2524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BACA, Laurinda ; ONOFRE, Marcos ; PAIXÃO, Fátima (2014) - O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização de atividades práticas nas aulas de química : um estudo com professores peritos do sistema educativo angolano. Investigação em Ensino de Ciências. ISSN 1518-8795. Vol. 19, nº 1, p. 29-54.
1518-8795
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130798258913280