Alterações no comportamento do consumidor online: antes versus durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19926 |
Resumo: | A atual pandemia, COVID-19, surgiu em Portugal no início de Março de 2020 tendo-se prolongado até aos dias de hoje, o que tem provocado sistemáticas restrições que estão a marcar a vida dos portugueses e do mundo, para evitar a propagação do vírus. Restrições como encerramento de estabelecimentos, proibição de circulação (salvo algumas exceções), quarentena obrigatória, encerramento de fronteiras, entre outras, levaram obrigatoriamente a novos hábitos de consumo dado que o meio online passou a ser quase o único possível para transações dos mais variadíssimos produtos/serviços. Esta mutação fez-se sentir também nos negócios e empresas que se viram obrigados a canalizar para o meio online como forma de sobreviver à crise económica e social que se instaurou. Do exposto surge a necessidade de perceber de que forma o comportamento dos consumidores online foi influenciado por esta situação, antes e durante a pandemia, possibilitando o enriquecimento de dados e informação, que é escasso até ao momento, para os profissionais de marketing, e-commerce e gestores de empresas. Desta forma pretende-se contribuir com a validação de que o comportamento dos consumidores online sofreu alterações e é necessário adotar estratégias diferenciadoras. O presente estudo é de natureza exploratória, tendo como base um questionário online, o qual se baseou numa amostra não probabilística por conivência. Através deste questionário obtivemos 101 respostas válidas para a investigação. Através dos resultados do questionário é possível comparar os hábitos de consumo online em 2019 e 2020, atendendo a questões como: número de vezes que compraram online, montante, tipo de produtos/serviços comprados, critérios de escolha, fatores determinantes, altura do dia, dispositivo utilizado, confiança, motivações e pretensões. |
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Alterações no comportamento do consumidor online: antes versus durante a pandemiaConsumoE-commerceComportamento do consumidorConsumidor onlineConsumptionOnline consumerConsumer behaviorGestãoA atual pandemia, COVID-19, surgiu em Portugal no início de Março de 2020 tendo-se prolongado até aos dias de hoje, o que tem provocado sistemáticas restrições que estão a marcar a vida dos portugueses e do mundo, para evitar a propagação do vírus. Restrições como encerramento de estabelecimentos, proibição de circulação (salvo algumas exceções), quarentena obrigatória, encerramento de fronteiras, entre outras, levaram obrigatoriamente a novos hábitos de consumo dado que o meio online passou a ser quase o único possível para transações dos mais variadíssimos produtos/serviços. Esta mutação fez-se sentir também nos negócios e empresas que se viram obrigados a canalizar para o meio online como forma de sobreviver à crise económica e social que se instaurou. Do exposto surge a necessidade de perceber de que forma o comportamento dos consumidores online foi influenciado por esta situação, antes e durante a pandemia, possibilitando o enriquecimento de dados e informação, que é escasso até ao momento, para os profissionais de marketing, e-commerce e gestores de empresas. Desta forma pretende-se contribuir com a validação de que o comportamento dos consumidores online sofreu alterações e é necessário adotar estratégias diferenciadoras. O presente estudo é de natureza exploratória, tendo como base um questionário online, o qual se baseou numa amostra não probabilística por conivência. Através deste questionário obtivemos 101 respostas válidas para a investigação. Através dos resultados do questionário é possível comparar os hábitos de consumo online em 2019 e 2020, atendendo a questões como: número de vezes que compraram online, montante, tipo de produtos/serviços comprados, critérios de escolha, fatores determinantes, altura do dia, dispositivo utilizado, confiança, motivações e pretensões.The current pandemic, COVID-19, appeared in Portugal at the beginning of March 2020 and has continued until today, which has caused systematic restrictions that are marking the lives of the Portuguese and the world, to prevent the spread of virus. Restrictions such as: closure of establishments, prohibition of circulation (except for a few exceptions), mandatory quarantine, closure of borders, among others, have necessarily led to new consumption habits since the online medium has become almost the only one possible for transactions of the most varied products. /services. This mutation was also felt in businesses and companies that were forced to channel online as a way of survival, to the economic and social crisis that was established. From the above, the need arises to understand how the behavior of online consumers was influenced by this situation, before and during the pandemic, enabling the enrichment of data and information, which is scarce so far, for marketers, e- commerce and business managers. In this way it is intended to contribute to the confirmation that the behavior of online consumers has changed and it is necessary to adopt differentiating strategies. The present study is exploratory in nature, based on an online questionnaire, on which it was based on a non-probabilistic technique, in which sampling is by connivance. Through this questionnaire we obtained 101 valid answers for the investigation. Through the results of the questionnaire, it is possible to compare online consumption habits in 2019 and 2020, taking into account questions such as: number of times they bought online, amount spent, type of products / services purchased, choice criteria, determining factors, time of day, device used, confidence, motivations and pretensions.Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Catarina Amador2022-02-11T11:36:04Z2021-07-222021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19926TID:202938107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:59.689409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A atual pandemia, COVID-19, surgiu em Portugal no início de Março de 2020 tendo-se prolongado até aos dias de hoje, o que tem provocado sistemáticas restrições que estão a marcar a vida dos portugueses e do mundo, para evitar a propagação do vírus. Restrições como encerramento de estabelecimentos, proibição de circulação (salvo algumas exceções), quarentena obrigatória, encerramento de fronteiras, entre outras, levaram obrigatoriamente a novos hábitos de consumo dado que o meio online passou a ser quase o único possível para transações dos mais variadíssimos produtos/serviços. Esta mutação fez-se sentir também nos negócios e empresas que se viram obrigados a canalizar para o meio online como forma de sobreviver à crise económica e social que se instaurou. Do exposto surge a necessidade de perceber de que forma o comportamento dos consumidores online foi influenciado por esta situação, antes e durante a pandemia, possibilitando o enriquecimento de dados e informação, que é escasso até ao momento, para os profissionais de marketing, e-commerce e gestores de empresas. Desta forma pretende-se contribuir com a validação de que o comportamento dos consumidores online sofreu alterações e é necessário adotar estratégias diferenciadoras. O presente estudo é de natureza exploratória, tendo como base um questionário online, o qual se baseou numa amostra não probabilística por conivência. Através deste questionário obtivemos 101 respostas válidas para a investigação. Através dos resultados do questionário é possível comparar os hábitos de consumo online em 2019 e 2020, atendendo a questões como: número de vezes que compraram online, montante, tipo de produtos/serviços comprados, critérios de escolha, fatores determinantes, altura do dia, dispositivo utilizado, confiança, motivações e pretensões. |
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