Alterações no comportamento do consumidor online: antes versus durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Catarina Amador
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19926
Resumo: A atual pandemia, COVID-19, surgiu em Portugal no início de Março de 2020 tendo-se prolongado até aos dias de hoje, o que tem provocado sistemáticas restrições que estão a marcar a vida dos portugueses e do mundo, para evitar a propagação do vírus. Restrições como encerramento de estabelecimentos, proibição de circulação (salvo algumas exceções), quarentena obrigatória, encerramento de fronteiras, entre outras, levaram obrigatoriamente a novos hábitos de consumo dado que o meio online passou a ser quase o único possível para transações dos mais variadíssimos produtos/serviços. Esta mutação fez-se sentir também nos negócios e empresas que se viram obrigados a canalizar para o meio online como forma de sobreviver à crise económica e social que se instaurou. Do exposto surge a necessidade de perceber de que forma o comportamento dos consumidores online foi influenciado por esta situação, antes e durante a pandemia, possibilitando o enriquecimento de dados e informação, que é escasso até ao momento, para os profissionais de marketing, e-commerce e gestores de empresas. Desta forma pretende-se contribuir com a validação de que o comportamento dos consumidores online sofreu alterações e é necessário adotar estratégias diferenciadoras. O presente estudo é de natureza exploratória, tendo como base um questionário online, o qual se baseou numa amostra não probabilística por conivência. Através deste questionário obtivemos 101 respostas válidas para a investigação. Através dos resultados do questionário é possível comparar os hábitos de consumo online em 2019 e 2020, atendendo a questões como: número de vezes que compraram online, montante, tipo de produtos/serviços comprados, critérios de escolha, fatores determinantes, altura do dia, dispositivo utilizado, confiança, motivações e pretensões.
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