Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17780 |
Resumo: | Versão final (esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri). |
id |
RCAP_2f7d3296cf4daf20f227fb5312b586cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17780 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da músicaEstratégias de marketingMarketing digitalYouTubeMúsicaMarketing strategiesMusicDigital marketingGestãoVersão final (esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri).A indústria da música tem sofrido várias alterações ao longo do tempo e a transição do tradicional para o digital não foi nem é uma tarefa instantanea. É sabido que esta indústria continua à procura de uma forma de se reerguer após a quebra das vendas físicas dos álbuns dos artistas, que se regista desde o final dos anos 90 até aos dias de hoje. Neste sentido, dado que as editoras e artistas têm apostado cada vez mais na partilha de conteúdo no meio digital e sendo o YouTube a principal plataforma de hospedagem de vídeos, o principal objetivo da presente investigação passa por verificar quais das estratégias de marketing existentes, capazes de promover um artista na plataforma do YouTube, apresenta uma maior aceitação por parte do consumidor. Para tal, optou-se pelo uso do método quantitativo tendo sido realizado um inquérito, baseado na revisão bibliográfica, aos consumidores de música na plataforma do YouTube. Os resultados obtidos, tanto a partir do inquérito como a partir da revisão bibliográfica do tema, permitiram agrupar em 6 grupos vários conjuntos de estratégias utilizadas pela indústria de música bem como averiguar que, das várias ações promocionais pagas no YouTube, o uso de influencers em videoclipes despoletou menos reações negativas nos inquiridos, bem como o facto das colaborações entre artistas ser uma boa forma de atrair trafego para um vídeo/canal, e ainda determinar o formato e tipo de conteúdo, partilhados pelo artista, preferidos pelos interpelados. Acrescenta-se que foi ainda possível verificar que o YouTube assume-se como a plataforma predileta para ouvir música, por parte dos inquiridos.The Music Industry has been suffering several changes over the time and the transition from traditional to digital platforms wasn’t and isn’t an instant task. It’s known that this industry keeps looking for a way to rebuild themselves after the drop of the physical sales of the artists albums which keeps falling since the end of the 90’s. With this being said, since labels and artists have been investing more and more on content shared on digital platforms and since YouTube is the main platform hosting videos on the internet, this investigation aims to identify the marketing strategies, capable of promoting an artist on YouTube, more acceptable by consumers. For that we decided to use the quantitative method and, based on the literature review, do a questionnaire to consumers of music on YouTube. From the questionnaire and the literature review, the results allowed us to classify 6 groups with various strategies used in the music industry. Besides that, the results also allowed us to conclude that the usage of influencers on music videos on YouTube triggered less negative reactions on the respondents of the questionnaire, between the various paid promotional options on YouTube. Simultaneously, the results showed us that collaborations between artists is a good way to attract traffic to an YouTube video/channel and also determine the format and the kind of content shared by an artist are preferred by consumers. We can also add that YouTube is the preferred platfmor to listen music by the respondents of the questionnaire.Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Rui Filipe Nobre2021-04-05T12:27:38Z2021-01-112021-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17780TID:202645967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:24.172358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música |
title |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música |
spellingShingle |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música Azevedo, Rui Filipe Nobre Estratégias de marketing Marketing digital YouTube Música Marketing strategies Music Digital marketing Gestão |
title_short |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música |
title_full |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música |
title_fullStr |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música |
title_sort |
Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da música |
author |
Azevedo, Rui Filipe Nobre |
author_facet |
Azevedo, Rui Filipe Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Anabela Paula Alferes Ferreira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Rui Filipe Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de marketing Marketing digital YouTube Música Marketing strategies Music Digital marketing Gestão |
topic |
Estratégias de marketing Marketing digital YouTube Música Marketing strategies Music Digital marketing Gestão |
description |
Versão final (esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-05T12:27:38Z 2021-01-11 2021-01-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17780 TID:202645967 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17780 |
identifier_str_mv |
TID:202645967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131464487403520 |