Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachada, Vera Patrícia Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/92009
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_2f9dfabb0c999014ca98855523578f72
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/92009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticasDeveloping statistical literacy in Pre-School Education and in the 1st cycle of Basic Education though statistical investigations1.º Ciclo de Ensino BásicoEducação Pré-EscolarInvestigações estatísticasLiteracia estatísticaElementary SchoolKindergartenStatistical investigationsStatistical literacyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório evidência o resultado de um projeto de investigação e intervenção desenvolvido nos contextos da Educação Pré-Escolar e numa turma do 2.º ano do Ensino Básico, no âmbito no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Sendo a temática de Organização e Tratamento de Dados transversal ao currículo destes dois níveis de ensino, e face às necessidades nos dois contextos, considerei pertinente explorar esta temática. Dada a participação das escolas no projeto Eco-Escolas julguei também pertinente a realização de diferentes investigações estatísticas articuladas com esse projeto. Ao longo de todo este projeto, adotei uma metodologia com características de investigação-ação, centrada numa prática reflexiva, mantendo o foco na participação ativa das crianças/alunos na sua aprendizagem. Com o objetivo de promover competências no domínio da literacia estatística, foram implementadas um total de catorze atividades na Educação Pré-Escolar e onze na turma do 2.º ano de escolaridade. Durante as intervenções no contexto da Educação Pré-Escolar notou-se uma evolução significativa no domínio da literacia estatística, uma vez que era uma temática muito pouco abordada na sala. Relativamente à turma do 2.º ano de escolaridade, pode-se também constatar um grande progresso dos alunos no que diz respeito à temática. Eles conseguiram autonomamente, distinguir as diferentes fases do ciclo investigativo, bem como contruir e analisar autonomamente os dados apresentados em tabelas e gráficos. A nível pessoal a realização deste estágio permitiu-me refletir acerca das minhas práticas pedagógicas, e compreender a importância da constante formação profissional, para o desenrolar harmonioso do sucesso educativo das crianças. Posso assegurar que termino esta unidade curricular, com o sentimento de objetivo cumprido, uma vez que consegui alcançar todos os objetivos a que me propus.This report demonstrates the result of a research and intervention project developed in the context of kindergarten and in a class of the 2nd grade of Elementary School, within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. Since the topic of Data Organization and Processing is transversal to the curriculum of these two levels of education, and given the needs in both contexts, I considered it pertinent to explore this theme. Due to the participation of schools in the Eco-Schools project, I also thought it would be pertinent to articulate with this project different statistical investigations. Throughout this project, I adopted a research-action methodology characteristics, centered on a reflective practice, keeping the focus on the active participation of children/students in their learning. With the aim of promoting competences in the statistical literacy domain, a total of fourteen activities were integrated in kindergarten and eleven in the 2nd grade class. During the interventions in the context of kindergarten, a significant evolution was noted in the field of statistical literacy, since it was a topic that was rarely addressed in the classroom. Regarding the 2nd grade class, one can also state a great progress of the students regarding the theme. They autonomously managed to distinguish the different phases of the investigative cycle, as well as autonomously build and analyze the data that was presented in tables and graphs. On a personal level, completing this internship allowed me to reflect on my pedagogical practices, and to understand the importance of constant professional training, for the harmonious development of children's educational success. I can assure that I finish this curricular unit with a feeling of accomplishment, since I managed to achieve all the objectives that I initially set for myself.Gomes, AlexandraUniversidade do MinhoCachada, Vera Patrícia Castro2023-07-252023-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/92009por203610563info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-29T01:20:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/92009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-29T01:20:47Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas
Developing statistical literacy in Pre-School Education and in the 1st cycle of Basic Education though statistical investigations
title Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas
spellingShingle Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas
Cachada, Vera Patrícia Castro
1.º Ciclo de Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Investigações estatísticas
Literacia estatística
Elementary School
Kindergarten
Statistical investigations
Statistical literacy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas
title_full Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas
title_fullStr Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas
title_full_unstemmed Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas
title_sort Desenvolvendo a literacia estatística na Educação Pré-Escolar e no 2.º ano de escolaridade através de investigações estatísticas
author Cachada, Vera Patrícia Castro
author_facet Cachada, Vera Patrícia Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alexandra
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachada, Vera Patrícia Castro
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo de Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Investigações estatísticas
Literacia estatística
Elementary School
Kindergarten
Statistical investigations
Statistical literacy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1.º Ciclo de Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Investigações estatísticas
Literacia estatística
Elementary School
Kindergarten
Statistical investigations
Statistical literacy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
2023-07-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/92009
url https://hdl.handle.net/1822/92009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203610563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546223942369280