A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Raquel Sofia Mendes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6709
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_2faf1d00391d259be36934e610ec1d79
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológicoPapel do educador de infânciaContexto hospitalar oncológicoSingularidadeImprevisibilidadeDiversidadeRole of the Early Childhood EducatorOncologic hospital contextSingularityUnpredictabilityDiversityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório Final da Prática Supervisionada foi desenvolvido tendo como base o contexto de internamento da pediatria de um hospital oncológico onde decorreu o estágio de intervenção. Com a elaboração deste trabalho pretendeu-se entender e analisar qual o papel do/a educador/a de infância neste contexto, tendo por base a relação do/a mesmo/a com os diferentes intervenientes, destacando-se a relevância da sua intervenção junto de crianças e respetivos acompanhantes. Trata-se de um estudo de caso, em que foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada em observações que foram sendo realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, e que se traduziram em notas de campo. Estas foram complementadas por entrevistas semi-dirigidas realizadas às três educadoras do Hospital onde decorreu a investigação. A pesquisa bibliográfica efetuada, em articulação com a análise de conteúdo das observações e entrevistas, proporcionou o suporte para melhor articular, sustentar, descrever e compreender as situações experienciadas, inerentes a um contexto tão particular de estágio como o hospitalar. Após este percurso de investigação, observação e intervenção, foi possível concluir que o papel do/a educador/a é determinante para a humanização nos hospitais, sendo que este/a deve respeitar tanto as necessidades e escolhas das crianças, como as dos seus acompanhantes e, assim, contribuir para o seu bem-estar, nomeadamente aliando a relação pedagógica onde se destaca o brincar, ao respeito pelo outro e pela sua identidade.ABSTRACT: The present Final Report of the Supervised Practice was conceived having as reference the paediatric internment of an oncologic hospital where the internship took place. This research aimed to understand and analyse the role of the early childhood educator in this context, having as reference the relationship between the educator and the different subjects, having children and their caregivers as the main focus. It is a case study, where a qualitative methodology was used, based in observations that were being made along with the Supervised Practice, that ended up as field notes. These have been completed by semi-directed interviews to the three kindergarten teachers of the Hospital where the investigation took place. The bibliographic research was done in articulation with the analyses of the observations and of the interviews content, which provided a better support to articulate, describe and understand the experienced situations, inherent to a context as particular as the hospital. After this investigation, observation and intervention path, it was possible to conclude that the role of the early childhood educator is determinant for humanization in hospitals, which must respect both the needs and choices of the children and of their caregivers, thus contributing to their well-being, namely combining the pedagogical relationship, where play is highlighted, with respect for other and their identity.Brito, Ana TeresaRepositório do ISPAJesus, Raquel Sofia Mendes de2018-11-12T19:34:11Z2018-102018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6709TID:201986124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:46Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:33.174632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico
title A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico
spellingShingle A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico
Jesus, Raquel Sofia Mendes de
Papel do educador de infância
Contexto hospitalar oncológico
Singularidade
Imprevisibilidade
Diversidade
Role of the Early Childhood Educator
Oncologic hospital context
Singularity
Unpredictability
Diversity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico
title_full A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico
title_fullStr A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico
title_full_unstemmed A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico
title_sort A importância do educador de infância em contexto hospitalar oncológico
author Jesus, Raquel Sofia Mendes de
author_facet Jesus, Raquel Sofia Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Ana Teresa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Raquel Sofia Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do educador de infância
Contexto hospitalar oncológico
Singularidade
Imprevisibilidade
Diversidade
Role of the Early Childhood Educator
Oncologic hospital context
Singularity
Unpredictability
Diversity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Papel do educador de infância
Contexto hospitalar oncológico
Singularidade
Imprevisibilidade
Diversidade
Role of the Early Childhood Educator
Oncologic hospital context
Singularity
Unpredictability
Diversity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12T19:34:11Z
2018-10
2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6709
TID:201986124
url http://hdl.handle.net/10400.12/6709
identifier_str_mv TID:201986124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130106320388096