Avaliar para aprender: um processo reflexivo e colaborativo potenciador da aprendizagem em biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João G. F.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28739
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básio e no Ensino Secundário
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spelling Avaliar para aprender: um processo reflexivo e colaborativo potenciador da aprendizagem em biologia57:372.857372.857:57373.5Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básio e no Ensino SecundárioO reconhecimento da importância da promoção da construção de uma visão da avaliação como um processo inerente à própria aprendizagem, que implica o aluno numa ação de reflexão, de interdependência positiva, de compromisso e de corresponsabilidade, e do desenvolvimento de práticas letivas em consonância com esta perspetiva, conduziu à idealização, conceção, implementação e avaliação de uma estratégia de intervenção pedagógica assente, fundamentalmente, em processos de auto e heteroavaliação num contexto colaborativo. A intervenção pedagógica desenvolveu-se na temática Fotossíntese da disciplina de Biologia e Geologia do 10º ano de escolaridade do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. A consecução dos processos de auto e heteroavaliação efetuou-se através da sua operacionalização conjunta em quatro atividades de coavaliação, concebidas segundo uma estrutura dialógica, orientada para a resolução de um problema/situação problemática e, consequentemente, para a compreensão do respetivo conhecimento substantivo. A avaliação da intervenção pedagógica centrou-se na compreensão da natureza do processo de coavaliação das aprendizagens desenvolvido pelos alunos, na identificação do valor educativo atribuído pelos alunos ao papel da heteroavaliação da aprendizagem após terem experienciado este processo e na identificação de fatores de facilitação e de constrangimento na implementação de atividades de coavaliação. Os alunos desenvolveram o processo de coavaliação assumindo um posicionamento crítico sobre a sua aprendizagem e a dos colegas, tendo incidido não só na qualidade científica das explicações às situações problemáticas mas, também, na deteção das causas subjacentes a possíveis falhas e na capacidade de perspetivar ações passiveis de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem. A heteroavaliação é visualizada pelos alunos como um processo positivo para a aprendizagem. A sua utilidade na promoção da aprendizagem e o posicionamento ético assumido pelos alunos na construção de um discurso avaliativo, justo e coerente são apontados como fatores facilitadores da implementação de atividades de coavaliação. O receio em cometer erros na avaliação do trabalho dos colegas e a falta de conhecimentos necessários para efetuar essa mesma avaliação são os principais constrangimentos sentidos pelos alunos.The recognition of the importance of promoting the construction of a vision of evaluation as a process inherent to learning, which involves students in an action of reflection, positive interdependence, commitment and co-responsibility, and the need to develop practices in this perspective, led to the idealization, design, implementation and evaluation of an pedagogical strategy based primarily on processes of peer and self-assessment in a collaborative context. The pedagogical intervention was developed in the thematic Photosynthesis in the field of Biology and Geology of the 10th grade on the course of Scientific-Humanistic of Sciences and Technologies. The attainment of the peer and self-assessment processes was made up through its joint operational in four co-assessment activities, designed according to a dialogical structure, oriented to the resolution of an question/problem and, consequently, for understanding of the respective scientific knowledge. The evaluation of pedagogical intervention focused on understanding the nature of the peer and self-assessment process developed by students, in identifying the educational value attributed by the students to the role of peer-evaluation of their learnings after they experienced this process and to identify facilitating factors and constraints to the implementation of peer and self-assessment activities. Students developed the peer and self-assessment process assuming a critical position, about their learning and the learnings of their colleagues, which covered not only the quality of scientific explanations to problematic situations, but also the detection of possible underlying causes of failures and the ability to perspective actions that contribute to the development of learning. Students showed a vision of peer-assessment as a positive process for learning. As factors that facilitate the implementation of peer and self-assessment activities students indicated their usefulness in the development of learning and the ethical position they made in building a fair and consistent evaluative discourse. As constraints were indicated the fears about making mistakes when evaluating the work of colleagues and lack of knowledge necessary to make that evaluations.Silva, José LuísUniversidade do MinhoCosta, João G. 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