As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salazar, Joana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23745
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_9d9ea261bdfb5671fb376a3976138132
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"57:372.857372.857:57Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA aprendizagem cooperativa é uma estratégia pedagógica que privilegia uma aprendizagem personalizada, conseguida através da cooperação entre todos os membros de um grupo, sendo o desempenho de cada um dependente do desempenho de todos, em detrimento de uma aprendizagem individualista e competitiva, e que permite alcançar mais facilmente o sucesso educativo individual e colectivo. É esta perspectiva educativa que orientou a concepção, implementação e avaliação de uma estratégia de intervenção pedagógica com o objectivo primordial de promover o desenvolvimento de competências de cooperação e, assim, contribuir também para a construção do conhecimento disciplinar. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no ano lectivo de 2010/2011 com uma turma de 23 alunos do 10º Ano escolaridade do Curso Tecnológico de Desporto nas temáticas Morfofisiologia do Sistema Respiratório, Adaptações do Sistema Respiratório ao Exercício Físico e Desequilíbrios e Doenças do Sistema Respiratório. Consistiu na exploração de seis actividades de aprendizagem: 1) Do Novelo à Rede, 2) Jigsaw, 3) Pensar-Formar Pares-Partilhar, 4) Co-Op Co- Op, 5) Experimentação de Papéis, e 6) Monitorização e Planificação das aprendizagens. A avaliação da intervenção pedagógica incidiu na identificação do impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências de cooperação e de competências disciplinares, na identificação da valorização atribuída pelos alunos às actividades e aos papéis de aprendizagem cooperativa e na identificação das dificuldades sentidas pelos alunos na sua consecução. A percepção dos alunos aponta a intervenção pedagógica como uma estratégia promotora do desenvolvimento de competências de cooperação, do conhecimento substantivo e do pensamento crítico. Mostra também o domínio da competência - monitorização/avaliação do desempenho individual - essencial para o progresso do grupo. As concepções dos alunos sobre a qualidade do grupo compreendem critérios relacionados com a manutenção e evolução do grupo como um todo e com o sucesso individual e colectivo. As dificuldades apontadas pelos alunos na concretização das tarefas estruturadas segundo estratégias de aprendizagem cooperativa reforçam a importância do desenvolvimento de estratégias orientadas para a interacção entre alunos que usualmente não trabalham em conjunto.Cooperative learning is a teaching strategy that facilitates personalised learning achieved through cooperation between all members of a group. The performance of each member depends on the performance of the entire group, rather than on individualistic, competitive learning, and also allows the students to more easily achieve educational success, individually and collectively. This educational perspective guided the design, implementation and evaluation of a pedagogical intervention strategy whose primary objective was to promote the development of cooperative skills and also contribute to the construction of disciplinary knowledge. The pedagogical intervention was developed in the academic year of 2010/2011 with a class of 23 10th grade students on a Sports Technology course, studying the topics Morphology and Physiology Respiratory System, Adaptations of the Respiratory System to Physical Exercise and Imbalances and Diseases of the Respiratory System. The implementation of the strategy consisted in the exploration of six learning activities: 1) From Ball to the Network, 2) Jigsaw, 3) Think-Pair-Share, 4) Co-Op Co-Op, 5) Roles Experimentation, and 6) Monitoring and planning learning. The evaluation of the pedagogical intervention focused on the identification of the impact of the teaching strategy in the development of cooperative and pedagogical skills, recognizing the value attributed by the students to the activities and the experienced roles of cooperative learning, and identifying the difficulties experienced by students in the resolution of the activities and also on the performance of the roles of cooperative learning. The students' perception indicated the pedagogical intervention as a strategy that promotes the development of cooperative skills, substantive knowledge and critical thinking. It also shows that students developed the skill - monitoring/evaluate, that was individually developed – which was essential for the progress in the group. The students’ idea about the group quality includes criteria related to the monitoring and the evolution of the group, and the success individually and collectively. The difficulties pointed by the students on the realization of tasks structured by the cooperative learning strategy, reinforce the needing of development of strategies in order to promote the interaction between students that usually don’t work in group.Silva, José LuísUniversidade do MinhoSalazar, Joana20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:01.902542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
title As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
spellingShingle As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
Salazar, Joana
57:372.857
372.857:57
title_short As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
title_full As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
title_fullStr As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
title_full_unstemmed As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
title_sort As competências de cooperação na aprendizagem da biologia : um estudo de caso na temática "Morfofisiologia do sistema respiratório"
author Salazar, Joana
author_facet Salazar, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Luís
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Salazar, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv 57:372.857
372.857:57
topic 57:372.857
372.857:57
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23745
url http://hdl.handle.net/1822/23745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132500810792960