A construção da profissionalização : a investigação-ação aplicada às valências de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Lemos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1239
Resumo: Com a elaboração do presente relatório pretende demonstrar-se, ainda que de forma sucinta, a prática desenvolvida nos contextos de Jardim-de-Infância, no âmbito do Estágio I realizado em Educação Pré-Escolar, e ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, no âmbito do Estágio II realizado em 1º Ciclo do Ensino Básico, inseridos no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. No decorrer do relatório estão descritas as diversas etapas de toda a prática profissional, de forma a entender-se como se desenrola o dia-a-dia de um Educador de Infância e de um professor de 1º Ciclo de Ensino Básico. Deste modo, pretendemos que, com a leitura deste relatório, se possa ter a noção de como funcionam e pelo que se regem as instituições, objetivo que nos conduziu a um estudo da realidade educativa para melhor intervir nela. São, também, apresentados conceitos como observar, planificar, agir e avaliar, bem como o modo como foram explorados, ao longo de ambas as práticas pedagógicas. A investigação que levámos a cabo em ambas as valências foi de caráter qualitativo, onde a observação direta com a variante de observação participante prevaleceu. O recurso a diferentes instrumentos de observação e avaliação utilizados no decorrer dos estágios, permitiram uma recolha de dados fundamentais à nossa intervenção. Importa, ainda, referir que ao longo da prática pedagógica, no âmbito da Educação Pré- Escolar, a metodologia utilizada em sala com o grupo de crianças foi a Metodologia de Trabalho de Projeto, privilegiando, assim, a intervenção e participação total das mesmas. Desta forma, as crianças foram o centro de toda a atividade, participando sempre de forma ativa, dinâmica e constante. Por outro lado, durante a profissionalização em 1º Ciclo do Ensino Básico, a metodologia empregue foi o Movimento da Escola Moderna, onde a autonomia pessoal e social dos alunos é bastante valorizada e onde os alunos constroem o seu próprio conhecimento.The following report focus on the practice developed in Kinder-Gardens in the scope of Internship I inserted into the Pre-School Education context and in 1st Cycle Schools in the scope of Internship II inserted into the 1st Cycle Education context. This practice is included in the Masters Degree in Pre-School and 1st Cycle Education of Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. This essay describes the various steps associated with the professional practice, portraying the daily routine of a Pre-School Educator and 1st Cycle Teacher. The report aims thus to inform its reader as to the way institutions function and are led; this objective guided the study of the educational environment and the according instruments with which it should be altered. Furthermore, there are presented concepts such as observation, planning, action and evaluation and their usage during pedagogical practice. The investigation led in both contexts had a qualitative character, with the predominance of the participative variant of direct observation. The usage of various observation and evaluation instruments during the internships allowed the gathering of fundamental data. It should also be mentioned that in the Pre-School context the Project Work Methodology was the chosen method to deal with the group of children in the classroom, focusing on their intervention and participation. Hence, the children were the center of all the activities, participating in an active, dynamic and constant manner. Regarding the 1st cycle context, the Modern School Movement methodology was exploited, according to which the personal and social autonomy of students was of vital importance and they were encouraged to build their own knowledge.
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