Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1249
Resumo: Este trabalho é um relatório de um projecto de investigação-acção, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: domínio cognitivo e motor. É um trabalho de investigação que pretendeu implicar os vários intervenientes educativos e os próprios pares no desenvolvimento de uma criança, em idade pré-escolar, com atraso global do desenvolvimento e com problemas acentuados ao nível da linguagem, em contexto de sala de aula. Este trabalho foi realizado pela educadora da sala da aula. É um projecto que pretendeu promover o desenvolvimento da linguagem, através de um sistema de comunicação aumentativa, vocabulário Makaton. Este vocabulário foi utilizado por nós e pelas crianças do grupo em sala de aula, pela professora de educação especial, pelos técnicos que dão apoio à criança e pela família da referida criança. Pretendeu-se assim, promover o diálogo, a partilha de conhecimentos e os espaços escolares, entre os vários intervenientes educativos; professores, técnicos e família, com o intuito de desenvolver um trabalho assente em respostas inclusivas dirigidas à criança, aos seus pares e à sua família. Da partilha de conhecimentos e opiniões, resultou um trabalho para o grupo e com o grupo do jardim de infância.
id RCAP_2fe5dfa51b68e97a19d2180ef66a5a99
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infânciaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIALCRIANÇASDESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEMVOCABULÁRIO MAKATONIDADE PRÉ-ESCOLARMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORCOMUNICAÇÃO AUMENTATIVAEDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONCHILDRENLANGUAGE DEVELOPMENTMAKATONPRESCHOOL AGEAUGMENTATIVE COMUNICATIONEste trabalho é um relatório de um projecto de investigação-acção, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: domínio cognitivo e motor. É um trabalho de investigação que pretendeu implicar os vários intervenientes educativos e os próprios pares no desenvolvimento de uma criança, em idade pré-escolar, com atraso global do desenvolvimento e com problemas acentuados ao nível da linguagem, em contexto de sala de aula. Este trabalho foi realizado pela educadora da sala da aula. É um projecto que pretendeu promover o desenvolvimento da linguagem, através de um sistema de comunicação aumentativa, vocabulário Makaton. Este vocabulário foi utilizado por nós e pelas crianças do grupo em sala de aula, pela professora de educação especial, pelos técnicos que dão apoio à criança e pela família da referida criança. Pretendeu-se assim, promover o diálogo, a partilha de conhecimentos e os espaços escolares, entre os vários intervenientes educativos; professores, técnicos e família, com o intuito de desenvolver um trabalho assente em respostas inclusivas dirigidas à criança, aos seus pares e à sua família. Da partilha de conhecimentos e opiniões, resultou um trabalho para o grupo e com o grupo do jardim de infância.This work is one report of an action research project within the Master’s Degree in Educational Sciences - Special Education: motor and cognitive domain. It is a research project that seeks to highlight the role of the educational actors in the development of a child in preschool, with global developmental delay, with problems more pronounced at the level of language, in the context of the classroom. This work was carried out by the educator's classroom is a project that aims to promote language development through an augmentative communication system, Makaton vocabulary. This vocabulary was used by us and by the group of children in the classroom, the teacher of special education, by giving technical support to the child and the family of that child. It was intended thus to promote dialogue, knowledge sharing and school spaces between the various educational actors, teachers, coaches and family in order to develop a work based on inclusive responses directed to the child, their peers and his family . Sharing knowledge and opinions resulted in a job for the group and the group of kindergarten.2011-06-15T14:47:22Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1249porVicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:28.507338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
title Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
spellingShingle Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
CRIANÇAS
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
VOCABULÁRIO MAKATON
IDADE PRÉ-ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATION
CHILDREN
LANGUAGE DEVELOPMENT
MAKATON
PRESCHOOL AGE
AUGMENTATIVE COMUNICATION
title_short Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
title_full Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
title_fullStr Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
title_full_unstemmed Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
title_sort Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
author Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo
author_facet Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
CRIANÇAS
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
VOCABULÁRIO MAKATON
IDADE PRÉ-ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATION
CHILDREN
LANGUAGE DEVELOPMENT
MAKATON
PRESCHOOL AGE
AUGMENTATIVE COMUNICATION
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
CRIANÇAS
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
VOCABULÁRIO MAKATON
IDADE PRÉ-ESCOLAR
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA
EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATION
CHILDREN
LANGUAGE DEVELOPMENT
MAKATON
PRESCHOOL AGE
AUGMENTATIVE COMUNICATION
description Este trabalho é um relatório de um projecto de investigação-acção, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: domínio cognitivo e motor. É um trabalho de investigação que pretendeu implicar os vários intervenientes educativos e os próprios pares no desenvolvimento de uma criança, em idade pré-escolar, com atraso global do desenvolvimento e com problemas acentuados ao nível da linguagem, em contexto de sala de aula. Este trabalho foi realizado pela educadora da sala da aula. É um projecto que pretendeu promover o desenvolvimento da linguagem, através de um sistema de comunicação aumentativa, vocabulário Makaton. Este vocabulário foi utilizado por nós e pelas crianças do grupo em sala de aula, pela professora de educação especial, pelos técnicos que dão apoio à criança e pela família da referida criança. Pretendeu-se assim, promover o diálogo, a partilha de conhecimentos e os espaços escolares, entre os vários intervenientes educativos; professores, técnicos e família, com o intuito de desenvolver um trabalho assente em respostas inclusivas dirigidas à criança, aos seus pares e à sua família. Da partilha de conhecimentos e opiniões, resultou um trabalho para o grupo e com o grupo do jardim de infância.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-15T14:47:22Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1249
url http://hdl.handle.net/10437/1249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131272115650560