Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1249 |
Resumo: | Este trabalho é um relatório de um projecto de investigação-acção, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: domínio cognitivo e motor. É um trabalho de investigação que pretendeu implicar os vários intervenientes educativos e os próprios pares no desenvolvimento de uma criança, em idade pré-escolar, com atraso global do desenvolvimento e com problemas acentuados ao nível da linguagem, em contexto de sala de aula. Este trabalho foi realizado pela educadora da sala da aula. É um projecto que pretendeu promover o desenvolvimento da linguagem, através de um sistema de comunicação aumentativa, vocabulário Makaton. Este vocabulário foi utilizado por nós e pelas crianças do grupo em sala de aula, pela professora de educação especial, pelos técnicos que dão apoio à criança e pela família da referida criança. Pretendeu-se assim, promover o diálogo, a partilha de conhecimentos e os espaços escolares, entre os vários intervenientes educativos; professores, técnicos e família, com o intuito de desenvolver um trabalho assente em respostas inclusivas dirigidas à criança, aos seus pares e à sua família. Da partilha de conhecimentos e opiniões, resultou um trabalho para o grupo e com o grupo do jardim de infância. |
id |
RCAP_2fe5dfa51b68e97a19d2180ef66a5a99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1249 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infânciaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIALCRIANÇASDESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEMVOCABULÁRIO MAKATONIDADE PRÉ-ESCOLARMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORCOMUNICAÇÃO AUMENTATIVAEDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONCHILDRENLANGUAGE DEVELOPMENTMAKATONPRESCHOOL AGEAUGMENTATIVE COMUNICATIONEste trabalho é um relatório de um projecto de investigação-acção, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: domínio cognitivo e motor. É um trabalho de investigação que pretendeu implicar os vários intervenientes educativos e os próprios pares no desenvolvimento de uma criança, em idade pré-escolar, com atraso global do desenvolvimento e com problemas acentuados ao nível da linguagem, em contexto de sala de aula. Este trabalho foi realizado pela educadora da sala da aula. É um projecto que pretendeu promover o desenvolvimento da linguagem, através de um sistema de comunicação aumentativa, vocabulário Makaton. Este vocabulário foi utilizado por nós e pelas crianças do grupo em sala de aula, pela professora de educação especial, pelos técnicos que dão apoio à criança e pela família da referida criança. Pretendeu-se assim, promover o diálogo, a partilha de conhecimentos e os espaços escolares, entre os vários intervenientes educativos; professores, técnicos e família, com o intuito de desenvolver um trabalho assente em respostas inclusivas dirigidas à criança, aos seus pares e à sua família. Da partilha de conhecimentos e opiniões, resultou um trabalho para o grupo e com o grupo do jardim de infância.This work is one report of an action research project within the Master’s Degree in Educational Sciences - Special Education: motor and cognitive domain. It is a research project that seeks to highlight the role of the educational actors in the development of a child in preschool, with global developmental delay, with problems more pronounced at the level of language, in the context of the classroom. This work was carried out by the educator's classroom is a project that aims to promote language development through an augmentative communication system, Makaton vocabulary. This vocabulary was used by us and by the group of children in the classroom, the teacher of special education, by giving technical support to the child and the family of that child. It was intended thus to promote dialogue, knowledge sharing and school spaces between the various educational actors, teachers, coaches and family in order to develop a work based on inclusive responses directed to the child, their peers and his family . Sharing knowledge and opinions resulted in a job for the group and the group of kindergarten.2011-06-15T14:47:22Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1249porVicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:28.507338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância |
title |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância |
spellingShingle |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCAÇÃO ESPECIAL CRIANÇAS DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VOCABULÁRIO MAKATON IDADE PRÉ-ESCOLAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATION CHILDREN LANGUAGE DEVELOPMENT MAKATON PRESCHOOL AGE AUGMENTATIVE COMUNICATION |
title_short |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância |
title_full |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância |
title_fullStr |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância |
title_sort |
Colmatando as dificuldades especificas do grupo e com o grupo no jardim de infância |
author |
Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo |
author_facet |
Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Rosa Maria Gonçalves Campos Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCAÇÃO ESPECIAL CRIANÇAS DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VOCABULÁRIO MAKATON IDADE PRÉ-ESCOLAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATION CHILDREN LANGUAGE DEVELOPMENT MAKATON PRESCHOOL AGE AUGMENTATIVE COMUNICATION |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCAÇÃO ESPECIAL CRIANÇAS DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VOCABULÁRIO MAKATON IDADE PRÉ-ESCOLAR MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATION CHILDREN LANGUAGE DEVELOPMENT MAKATON PRESCHOOL AGE AUGMENTATIVE COMUNICATION |
description |
Este trabalho é um relatório de um projecto de investigação-acção, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: domínio cognitivo e motor. É um trabalho de investigação que pretendeu implicar os vários intervenientes educativos e os próprios pares no desenvolvimento de uma criança, em idade pré-escolar, com atraso global do desenvolvimento e com problemas acentuados ao nível da linguagem, em contexto de sala de aula. Este trabalho foi realizado pela educadora da sala da aula. É um projecto que pretendeu promover o desenvolvimento da linguagem, através de um sistema de comunicação aumentativa, vocabulário Makaton. Este vocabulário foi utilizado por nós e pelas crianças do grupo em sala de aula, pela professora de educação especial, pelos técnicos que dão apoio à criança e pela família da referida criança. Pretendeu-se assim, promover o diálogo, a partilha de conhecimentos e os espaços escolares, entre os vários intervenientes educativos; professores, técnicos e família, com o intuito de desenvolver um trabalho assente em respostas inclusivas dirigidas à criança, aos seus pares e à sua família. Da partilha de conhecimentos e opiniões, resultou um trabalho para o grupo e com o grupo do jardim de infância. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-15T14:47:22Z 2011-01-01T00:00:00Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1249 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131272115650560 |