Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Pedro Miguel Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84222
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_460b981513a6c6085c5dfbd97eb94eb4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebralDigital educational resources in promotion of children's learning with cerebral palsyParalisia CerebralMakatonLetrinhasMétodo das 28 palavrasAtividades educativasCerebral PalsyMakatonLetrinhasMethod of 28 wordseducational activitiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA tecnologia e os dispositivos móveis permitem dinamizar as aprendizagens em sala de aula, porém ainda não existe muita informação sobre como lidar e usar estas tecnologias com crianças com paralisia cerebral e outras patologias.No entanto, muitas das vezes estes métodos alternativos ao tradicional conseguem ter mais sucesso na aprendizagem. O portador de paralisia cerebral necessita sempre de um tipo de ensino especial, regulado para ir de encontro às suas necessidades com o objetivo de um desenvolvimento geral da criança é necessário dar á criança as ferramentas para que consigam prosperar. O presente trabalho foca-se em melhorar as aprendizagens de uma turma de crianças com paralisia cerebral na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Os alunos são de anos de escolaridade diferentes e precisam de diferentes métodos tal como o Letrinhas, Kahoot, o método das 28 palavras e o Makaton na tentativa de colmatar as suas dificuldades e ao mesmo tempo conseguir chegar a todos os parâmetros da aprendizagem. Ao longo de todo o trabalho demonstra-se como todo o processo foi direcionado especial-mente para cada criança e para as suas dificuldades, fazendo com que o nível de exigência fosse adequado a cada um, deste modo será possível que estas crianças ultrapassem barreiras e consigam ter um percurso escolar de sucesso. O trabalho que foi desenvolvido com as crianças permitiu constatar que houve melhorias significativas na leitura e comunicação das mesmas, fazendo crer que utilizando de uma boa maneira as tecnologias, é possível melhorar a qualidade de ensino e a motivação dos alunos.Technology and mobile devices make motivate and engage students learning in the classroom. However, more research is needed about the use of technologies with children with cerebral palsy and other pathologies. Quite often these alternative methods can be more successful in learning. Persons with cerebral palsy always need a kind of special education, regulated to meet their needs with the aim of a general development of the child, it is necessary to give the child the tools to thrive The present work focuses on improving the learning of a group of children with cerebral palsy in the Cerebral Palsy Association of Coimbra (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra). Students are from different school years and need different methods. Several tools and apps were used such as Letrinhas, Kahoot, the 28 words method, and Makaton, to overcome their difficulties while at the same time achieving all the parameters of learning. Throughout the work it is demonstrated how the whole process was directed especially to each child and to their difficulties, making the level of exigency adequate for each one, this way it will be possible for these children to overcome barriers and achieve a successful school career. The work that was developed with the children showed that there were significant improvements in the reading and communication, making believe that using the technologies in a good way, it is possible to improve the quality of teaching and the motivation of these students.2017-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84222http://hdl.handle.net/10316/84222TID:202144690porMonteiro, Pedro Miguel Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:47:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:50.369439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
Digital educational resources in promotion of children's learning with cerebral palsy
title Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
spellingShingle Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
Monteiro, Pedro Miguel Ribeiro
Paralisia Cerebral
Makaton
Letrinhas
Método das 28 palavras
Atividades educativas
Cerebral Palsy
Makaton
Letrinhas
Method of 28 words
educational activities
title_short Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
title_full Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
title_fullStr Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
title_sort Recursos educativos digitais na promoção da aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
author Monteiro, Pedro Miguel Ribeiro
author_facet Monteiro, Pedro Miguel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Pedro Miguel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia Cerebral
Makaton
Letrinhas
Método das 28 palavras
Atividades educativas
Cerebral Palsy
Makaton
Letrinhas
Method of 28 words
educational activities
topic Paralisia Cerebral
Makaton
Letrinhas
Método das 28 palavras
Atividades educativas
Cerebral Palsy
Makaton
Letrinhas
Method of 28 words
educational activities
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84222
http://hdl.handle.net/10316/84222
TID:202144690
url http://hdl.handle.net/10316/84222
identifier_str_mv TID:202144690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949158490112