Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniel Lopes Coelho Rodrigues de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58861
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_2ff2f4fdfbcc2b469976de32dad3871f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão CanideloCategorization and study of content typologies’ impact on a Facebook community: Mixpão Canidelo case studyComunicaçãoComunidade onlineConteúdoEstratégia digitalFacebookRedes sociaisCommunicationContentDigital strategyOnline communitySocial networking sitesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Com o aparecimento de uma imensidão de plataformas digitais e de novas formas de comunicar, alicerçadas nas constantes mutações tecnológicas, é de especial importância para as marcas e empresas marcarem a sua presença no universo online, de maneira a comunicarem com os seus consumidores de forma mais próxima, intimista e imediata. Esta premente necessidade de adaptação às novas realidades tecnológicas e, simultaneamente, à constante alteração de interesses e necessidades de consumidores, obriga as marcas e empresas a readaptarem a sua comunicação de forma tão rápida quanto essas evoluções, sob pena de ficarem para trás naquilo que é o processo de criação de uma ligação emocional entre consumidor e marca, na melhoria da reputação, no aumento notoriedade da marca e, por fim, na imagem percebida. Assim, é vital criar estratégias de comunicação adaptadas ao mundo digital, aproveitando as potencialidades do mesmo na produção de conteúdos envolventes e que vão ao encontro dos interesses dos seus consumidores, numa comunicação que se pretende constante, readaptável, mas, sobretudo, eficaz. Como tal, este estudo procura compreender o universo das redes sociais na Internet e o papel que desempenham, atualmente, em todo o processo de comunicação entre marca e consumidor, propiciando relações mais estreitas e duradouras entre ambos. Tendo como base a experiência de estágio na agência Bastarda e a página de Facebook da Mixpão Canidelo, são categorizados e analisados os diferentes tipos de conteúdo comunicados durante um período prédeterminado, numa tentativa de estabelecer correlações entre as suas características principais e a capacidade de gerarem graus de envolvência junto da comunidade online.With the large variety of digital platforms available and new ways of communicating, due to the immensity of technology changes we see every day, it is of the utmost importance that brands and companies make their mark on the online universe, so they can communicate with their customers in a closer, more meaningful and immediate way. This pressing need of adapting to the new technology reality and, at the same time, to the changes of consumers’ interests and needs, requires brands to readapt their communication at a similar pace. Otherwise, they will be left behind in what we know as the process of creating an emotional connection between brand and consumer, the improvement of brand reputation and the increase of brand awareness. Thus, it is vital to create communication strategies suited to the digital world, taking advantage of all its potential, so they can produce engaging content that meets every single need of their customers, always with a constant, adaptable and, finally, effective communication. Therefore, this study aims to understand the universe of social networking sites and their role in the whole process of communication between a brand and its consumers, searching for everlasting and closer connections. Based on the internship at Bastarda agency and having the Facebook page of Mixpão Canidelo posts as the subject of analysis, different types of content communicated online for this brand are categorized and analyzed, in a given period of time. Thereby it’s possible to search for correlations between the main characteristics of those types of content and their capacity to engage with the brand’s online community.Duarte Melo, Ana Guilhermina SeixasUniversidade do MinhoCarvalho, Daniel Lopes Coelho Rodrigues de20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58861por202161579info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:08.380669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
Categorization and study of content typologies’ impact on a Facebook community: Mixpão Canidelo case study
title Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
spellingShingle Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
Carvalho, Daniel Lopes Coelho Rodrigues de
Comunicação
Comunidade online
Conteúdo
Estratégia digital
Facebook
Redes sociais
Communication
Content
Digital strategy
Online community
Social networking sites
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
title_full Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
title_fullStr Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
title_full_unstemmed Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
title_sort Categorização e estudo do impacto de tipologias de conteúdo numa comunidade de Facebook: o caso Mixpão Canidelo
author Carvalho, Daniel Lopes Coelho Rodrigues de
author_facet Carvalho, Daniel Lopes Coelho Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte Melo, Ana Guilhermina Seixas
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daniel Lopes Coelho Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunidade online
Conteúdo
Estratégia digital
Facebook
Redes sociais
Communication
Content
Digital strategy
Online community
Social networking sites
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação
Comunidade online
Conteúdo
Estratégia digital
Facebook
Redes sociais
Communication
Content
Digital strategy
Online community
Social networking sites
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58861
url http://hdl.handle.net/1822/58861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202161579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132622808416256