Marketing de conteúdo: análise das páginas Sagres e Superbock no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Diogo André Felix
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20393
Resumo: Neste trabalho o objetivo principal é perceber de que forma se comportam os consumidores nas redes sociais online, nomeadamente como reagem os utilizadores perante diferentes formatos de conteúdo, e qual dos conteúdos (lúdico ou informativo) pode captar mais facilmente a atenção dos utilizadores e a levá-los a ter uma reação, traduzindo-se esta num gosto, comentário ou partilha. Na atualidade a era tecnológica obrigou a que as organizações readaptassem as suas estratégias, apostando na vertente digital, usando além dos meios tradicionais, o Social Media, dando espaço ao marketing de conteúdo para atuar. O marketing de conteúdo é um tipo de marketing que aponta para um nicho específico o conteúdo exato que o público vai querer ver. Entre os vários tipos de conteúdo existentes, neste trabalho foi avaliado especificamente o conteúdo colocado no Facebook, no formato imagem, texto e vídeo. Posteriormente, se a recepção a estes conteúdos for positiva, este vai ser partilhado pelos utilizadores nas suas redes sociais online com as suas redes de contatos, promovendo o passa-palavra. O passa-palavra é a forma mais barata que uma organização tem para ter publicidade, pois é um tipo de publicidade que não tem custos efetivos para as organizações, porque depende das pessoas e da vontade destas de querer, ou não, partilhar o conteúdo com as suas redes. A investigação foi feita através de um estudo netnográfico no Facebook, com a análise de todos os posts colocados pelas marcas Sagres e Super Bock nas suas páginas, no período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2015. A análise dos posts contemplou a distinção entre conteúdo lúdico e conteúdo informativo, sendo para isso utilizada a bibliografia estudada para fazer uma distinção verdadeira e real. Concluiu-se que o conteúdo lúdico é o conteúdo que provoca uma atenção maior por parte dos consumidores online, e que a o formato imagem é o mais forte, registando sempre valores maiores comparativamente a outros tipos de formato em estudo colocados nas mesmas páginas.
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